Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online

1 Coríntios Estudo: Primeira Epístola aos Coríntios

1 Coríntios Estudo: Primeira Epístola aos Coríntios

A carta de 1 Coríntios escrita por Paulo têm dois motivos principais: Tratar dos sérios problemas da igreja de Corinto, de que o apóstolo fora informado. Eram os pecados que os coríntios não levavam muito a sério, mas que Paulo sabia serem graves.

Por fim, 1 Coríntios procura aconselhar e doutrinar sobre variados assuntos que os coríntios lhe encaminharam por escrito. Isso incluía assuntos doutrinários e de conduta e pureza, tanto individual, como da congregação.

1 Coríntios: Visão geral

A carta de 1 Coríntios trata dos problemas que uma igreja experimenta quando seus membros continuam “carnais” e não se separam de uma vez, dos incrédulos a seu redor.

São problemas tipo espírito de divisão, tolerância de pecado tipo incesto, imoralidade sexual em geral, ação judicial entre cristãos, ideias humanistas a respeito da verdade apostólica e conflitos a respeito da “liberdade cristã”.

Paulo também instrui os coríntios a respeito do celibato e do casamento, o culto público, inclusive a ceia do Senhor e a oferta para os santos de Jerusalém.

Entre os ensinos mais importantes de 1 Coríntios, está o das manifestações e dons do Espírito Santo nos cultos da igreja.

O ensino desses capítulos é o mais rico do Novo Testamento sobre a natureza e o conteúdo da adoração na igreja primitiva.

Paulo mostra que o propósito de Deus para a igreja inclui uma rica variedade de dons do Espírito através de crentes fiéis e de pessoas chamadas para exercer certos ministérios.

Com relação a operação dos dons na igreja, 1 Coríntios faz uma distinção especial entre a edificação individual e a coletiva como assembleia, e reitera que todas as manifestações públicas dos dons devem brotar do amor e existirem para a edificação de todos os crentes.

1 Coríntios: Capítulos

Capítulo 1: Divisão na Igreja e Cruz de Cristo

Capítulo 2: Poder de Deus e a Mente de Cristo

Capítulo 3: Somos Cooperadores de Deus

Capítulo 4: Servos de Cristo e o Ministério

Capítulo 5: Fermento Velho e Falsos Irmãos

Capítulo 6: Divergência Entre os Irmãos

Capítulo 7: Conselhos a Solteiros e Casados

Capítulo 8: A Liberdade Cristã

Capítulo 9: O Ministério de Paulo

Capítulo 10: O Perigo da Idolatria

Capítulo 11: O Uso do Véu e a Santa Ceia

Capítulo 12: Dons Espirituais e Ministérios

Capítulo 13: O Amor é o Maior Dom

Capítulo 14: Utilização das Línguas Estranhas

Capítulo 15: A Importância da Ressurreição

Capítulo 16: Instruções Sobre a Oferta

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.