Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online

2 Coríntios Estudo: Segunda Carta aos Coríntios

2 Coríntios Estudo: Segunda Carta aos Coríntios

A carta de 2 Coríntios foi escrita a três classes de pessoas. Primeiro para encorajar a maioria da igreja que lhe era fiel, como seu pai espiritual.

Segundo, para contestar e desmascarar os falsos apóstolos que continuavam a difamá-lo, para, assim, enfraquecer a sua autoridade e o seu apostolado, e distorcer a sua mensagem.

O terceiro objetivo de Paulo em 2 Coríntios é repreender a minoria na igreja influenciada por seus oponentes e que não acatavam a sua autoridade e correção.

Paulo reafirmou sua integridade e sua autoridade apostólica em relação a eles, esclareceu os seus motivos e os advertiu contra novas rebeliões. 2 Coríntios visou a preparar a igreja como um todo, para sua visita iminente.

2 Coríntios: Visão Geral

A carta de 2 Coríntios tem três divisões principais. Na primeira, Paulo começa dando graças a Deus pela sua consolação em meio aos sofrimentos em favor do Evangelho, elogia os coríntios por disciplinarem um grande transgressor e defende a sua integridade ao alterar seus planos de viagem.

Paulo apresenta o mais extenso ensino do Novo Testamento sobre o verdadeiro caráter do ministério. Ressalta a importância da separação do mundo e expressa sua alegria ao saber, através de Tito, do arrependimento de muitos na igreja de Corinto, que antes desacatavam a sua autoridade apostólica.

Paulo exorta os coríntios a demonstrar a mesma generosidade cristã e sincera dos macedônios, ao contribuírem na campanha por ele dirigida, a favor dos crentes pobres de Jerusalém.

O estilo da sua chamada, qualificações e sofrimentos com um verdadeiro apóstolo. Com isso, Paulo espera que os coríntios reconheçam os falsos apóstolos entre eles, o que os poupará de futura disciplina quando ele lá chegar. Paulo termina 2 Coríntios com a única bênção trinitária no Novo Testamento.

2 Coríntios: Capítulos

Capítulo 1: O Deus Que Nos Consola

Capítulo 2: O Deus Que Nos Dá Vitória

Capítulo 3: O Espírito Santo e a Liberdade

Capítulo 4: O deus desta era e os Vasos de Barro

Capítulo 5: Casa Eterna e o Tribunal de Cristo

Capítulo 6: Adversidades e Julgo Desigual

Capítulo 7: A Tristeza Segundo Deus

Capítulo 8: A Contribuição Aceitável Deus

Capítulo 9: Sua Oferta é a Sua Semente

Capítulo 10: As Armas da Luta Espiritual

Capítulo 11: Satanás e os Falsos Ministros

Capítulo 12: Quando Fracos Somos Fortes

Capítulo 13: O Poder da Verdade

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.