Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online

Atos 3 Estudo: O Poder do Nome de Jesus

Atos 3 Estudo: O Poder do Nome de Jesus

Atos 3.1 – 8: Uma das marcas da Igreja primitiva era a oração, principalmente na liderança. Com isso, certo dia Pedro e João como de costume estavam indo para o Templo orar e foram abordados na entrada, por um homem aleijado que lhe pediu esmola.

A resposta de Pedro é um clássico no cristianismo: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

Fantástico!

Dois homens simples, mas cheios do poder de Deus. Sem condições financeiras mas profundamente espirituais.

Os apóstolos deram aquele homem algo que o dinheiro não pode dar. Deus é assim ele é poderoso para fazer infinitamente mais, além do que pedimos ou pensamos.

Atos 3.9 – 16: O homem que foi curado era um adulto de quarenta anos. Há muito tempo ele mendigava naquele lugar e era conhecido de todos.

Ao ser curado ele entrou no Templo saltando e louvando a Deus em voz alta. Isso causou espanto em todos, além de muita “estranheza”. Afinal, o que houve? Era o que todos se perguntavam.

Pedro e João explicam o episódio e revelam que a fonte de poder para tal operação é o Nome de Jesus Cristo (Ver o Estudo Sobre o Nome De Jesus: O Poder do Nome de Jesus Em 4 Pontos).

Atos 3.17 – 26: Pedro aproveita a atenção dos ouvintes e mais uma vez lhes anuncia a Jesus Cristo como o Filho de Deus e Salvador prometido.

Desta vez, eles o apóstolo apresenta os fundamentos das profecias, desde Abraão e Moisés. (Ver Atos 2 Estudo)

Atos 3.1 – 8: A cura de um aleijado

1 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde.

2 Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo.

3 Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola.

4 Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!”

5 O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa.

6 Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

7 Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes.

8 E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.

Atos 3.9 – 16: O poder do Nome de Jesus

9 Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus,

10 reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido.

11 Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão.

12 Vendo isso, Pedro lhes disse: Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

14 Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

15 Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

16 Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.

Atos 3.17 – 26: Pedro convoca o povo ao arrependimento

17 Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

18 Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.

19 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

20 para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

21 É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

22 Pois disse Moisés: “O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

23 Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo”.

24 De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias.

25 E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: “Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados”.

26 Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.