Scroll Top

 Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online

Hebreus 2 Estudo: Jesus é o Autor da Salvação

Hebreus 2 Estudo: Jesus é o Autor da Salvação

Em Hebreus 2, o autor adverte para à atenção devida a mensagem do Evangelho. Ele considera que se a mensagem transmitida por anjos, ou a mensagem profética foi cabalmente cumprida, o que se dirá da mensagem anunciada pelo Filho de Deus.

Portanto, devemos tomar o cuidado de não desprezar os ensinamentos de Jesus Cristo. Porque o relacionamento de Deus com a humanidade é diferente em todos os aspectos.

Jesus Cristo venceu de forma poderosa e definitiva, a morte e o Diabo na crucificação. Sua morte trouxe redenção a todos os que invocarem seu nome como Salvador e os tornou seus irmãos, algo do qual ele não se envergonha (Ver Hebreus 1 Estudo).

Hebreus 2.1 – 4: A atenção devida à mensagem

1 Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

2 Porque, se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,

3 como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

4 Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

Hebreus 2.5 – 9: Deus e os homens

5 Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando,

6 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra;

8 tudo sujeitaste debaixo dos seus pés. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.

9 Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 2.10 – 13: O Autor da Salvação e seus irmãos

10 Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

11 Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

12 Ele diz: “Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei”.

13 E também: “Nele porei a minha confiança”. Novamente ele diz: “Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu”.

Hebreus 2.14 – 18: A morte de Jesus na Cruz derrotou o Diabo

14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo,

15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.

16 Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão.

17 Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo.

18 Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.