Scroll Top

 Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online

Romanos Estudo: Epístola aos Romanos

Romanos Estudo: Epístola aos Romanos

Paulo escreveu a carta aos Romanos a fim de preparar o caminho para a obra que ele esperava realizar em Roma e na sua missão prevista para a Espanha. Seu propósito era duplo.

Segundo parece, os romanos tinham ouvido boatos falsos a respeito da mensagem e da teologia de Paulo, daí ele achar necessário registrar por escrito o evangelho que já pregava há vinte e cinco anos.

Além disso, ele queria corrigir certos problemas da igreja, causados por atitudes erradas dos judeus para com os gentios, e dos gentios para com os judeus.

Romanos: Visão Geral

O tema da carta aos Romanos está na revelação do Senhor Jesus com a justiça de Deus como a solução à sua justa ira contra o pecado.

A seguir, Paulo expõe as verdades fundamentais do evangelho. Primeiro, destaca o fato de que o problema do pecado e a necessidade humana da justificação são universais.

Isso ocorre porque tanto judeus quanto os gentios estão sujeitos ao pecado e, portanto, sob a ira de Deus, ninguém pode ser justificado diante dEle à parte do dom da justiça mediante a fé em Jesus Cristo.

Sendo justificado generosamente pela graça de Deus, e tendo recebido a certeza da salvação, o crente demonstra que recebeu o dom divino da justificação, ao morrer com Jesus Cristo para o pecado.

Em Jesus, ele é liberto da luta com a justiça da lei, e é adotado como filho de Deus, recebendo nova vida segundo o Espírito, o que o conduz à glorificação. Deus está levando a efeito o seu plano de redenção, a despeito da incredulidade de Israel.

Finalmente, Romanos declara que uma vida transformada em Jesus Cristo resulta na prática da retidão e do amor em todos os aspectos da vida social, civil e moral da pessoa.

Paulo termina Romanos expondo seus planos pessoais, uma longa lista de saudações pessoais, uma última admoestação e uma doxologia.

Romanos: Capítulos

Capítulo 1: A Ira e a Manifestação de Deus

Capítulo 2: A Imparcialidade de Deus

Capítulo 3: Não Há Nenhum Justo Sequer

Capítulo 4: Abraão e a Justificação Pela Fé

Capítulo 5: Jesus Cristo e a Paz Com Deus

Capítulo 6: Não Podemos Viver no Pecado

Capítulo 7: A Lei e o Pecado

Capítulo 8: Não Há Condenação em Jesus

Capítulo 9: A Palavra de Deus Não Falhou

Capítulo 10: A Fé Vem Pelo Ouvir

Capítulo 11: Deus Não Rejeitou Israel

Capítulo 12: O Corpo de Cristo e os Dons

Capítulo 13: O Amor é o Cumprimento da Lei

Capítulo 14: Cada Um Prestará Contas a Deus

Capítulo 15: O Deus da Esperança

Capítulo 16: Saudações aos Irmãos

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.