Bíblia de Estudo Online

Zacarias 12 Estudo: Deus Protege Seu Povo

Em Zacarias 12, o Deus de Israel promete ao seu povo que lhe guardará dos inimigos que estão ao redor. Há muitas ameaças próximas a nós. Das maneiras mais diversas. Elas expõem nossas fraquezas e medos. Nos levam a cometer erros.

Mas a graça de Deus e o seu amor nos cercam. A promessa da Palavra de Deus é esta: “Protegerei o povo de Judá”.

Deixe o Senhor guardar você. Confie suas inseguranças a Ele. Lance seu medos e vulnerabilidades. Ele tem cuidado de você e não lhe abandonará. (Ver Zacarias 11 Estudo)

Em Zacarias 12 veremos:

Zacarias 12.1 – 5: Deus protege seu povo

Zacarias 12.6 – 14: Promessa a família de Davi

 

Zacarias 12.1 – 5: Deus protege seu povo

1 Esta é a palavra do Senhor para Israel; palavra do Senhor que estende o céu, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

2 Farei de Jerusalém uma taça que embriague todos os povos ao seu redor, todos os que estarão no cerco contra Judá e Jerusalém.

3 Naquele dia, quando todas as nações da terra estiverem reunidas para atacá-la, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todas as nações. Todos os que tentarem levantá-la se machucarão muito.

4 Naquele dia porei em pânico todos os cavalos e deixarei loucos os seus cavaleiros”, diz o Senhor. “Protegerei o povo de Judá, mas cegarei todos os cavalos das nações.

5 Então os líderes de Judá pensarão: “Os habitantes de Jerusalém são fortes porque o Senhor dos Exércitos é o seu Deus!”

Zacarias 12.6 – 14: Promessa a família de Davi

6 Naquele dia farei que os líderes de Judá sejam semelhantes a um braseiro no meio de um monte de lenha, como uma tocha incandescente entre gravetos. Eles consumirão à direita e à esquerda todos os povos ao redor, mas Jerusalém permanecerá intacta em seu lugar.

7 O Senhor salvará primeiro as tendas de Judá, para que a honra da família de Davi e dos habitantes de Jerusalém não seja superior à de Judá.

8 Naquele dia o Senhor protegerá os que vivem em Jerusalém, e assim o mais fraco dentre eles será como Davi, e a família de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor que vai adiante deles.

9 Naquele dia procurarei destruir todas as nações que atacarem Jerusalém.

10 E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

11 Naquele dia muitos chorarão em Jerusalém, como os que choraram em Hadade-Rimom no vale de Megido.

12 Todo o país chorará, separadamente cada família com suas mulheres chorará: a família de Davi com suas mulheres, a família de Natã com suas mulheres,

13 a família de Levi com suas mulheres, a família de Simei com suas mulheres,

14 e todas as demais famílias com suas mulheres.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.