Scroll Top

 Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Estudos Bíblicos

Como Vencer o Desânimo: 7 “Conselhos” (Garantido!)

Como Vencer o Desânimo: 7 “Conselhos” (Garantido!)

Como vencer o desânimo espiritual? Ele é um inimigo que frequentemente bate a nossa porta. Vem como um ladrão. Por um lado, leva a vontade, junto à motivação. Por outro, leva o desejo. A vontade de vencer. O desânimo transforma uma alma com o físico de Arnold Schwarzenegger em algo como crianças desnutridas da África. Então Como vencê-lo?

O Senhor Jesus nos mostra na Bíblia Sagrada a fórmula para vencer o desânimo espiritual e mandar todos os seus sintomas para bem longe de nós. Assim poderemos ter vida, e vida com abundância.

Dessa  forma nosso primeiro conselho é:

Como Vencer o Desânimo: Lidando Com As Más Notícias

LIDANDO COM AS MÁS NOTÍCIAS

Em João 16:6 está escrito:

“Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.” 

Más notícias normalmente nos desanimam. Precisamos interpretá-las da forma correta, sem perder a esperança. Jesus diz aos discípulos que vai partir, mas isso será benção para eles. “Vou e volto”, disse Jesus. As vezes desanimamos por não entender os planos de Deus, para nossa vida.

Veja o que está escrito em Isaías 55:8,9:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” 

Os caminhos e pensamentos de Deus são maiores e mais profundos que os nossos, contudo, devemos ter em mente que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8 .28)

Então Como vencer o desânimo causado pelas más notícias?

  1. Ao ouvir más notícias mantenha a calma;
  2. Saiba que os pensamentos de Jesus são os melhores a seu respeito;
  3. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Como Vencer o Desânimo: Administre a Crise

ADMINISTRANDO A CRISE

Salmos 107:39 está escrito:

“Quando, porém, reduzidos, são humilhados com opressão, desgraça e tristeza.” 

É muito comum que o desânimo se apresente nos momentos difíceis. Na crise. Em tempos de guerra e escassez. Em tempos de luto.

Dessa forma faça como o profeta Jeremias escreveu em Lamentações 3:21-26:

“Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” 

Traga a memória o que pode lhe dar esperança. Aquilo que o motiva. O que o faz desejar viver.

Então como vencer o desânimo na crise?

  1. Mantenha em mente aquilo que lhe traz esperança. Aquilo que o motiva.
  2. Espere no Senhor. Ele é bom para quem nele espera. “Bom é ter esperança!”
  3. A fé é fundamental. Ela te faz ver o invisível.

 Como Vencer o Desânimo: Rejeite a Falsa Satisfação

“Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza. ” (Provérbios 14.13)

Na sociedade em que vivemos somos atacados pela falsa satisfação com muita facilidade. Constantemente cercados por muitas pessoas, poucas, no entanto se importam realmente conosco.

A rejeição produz a crise existencial. Faz com que achemos que não somos importantes. Uma vida feliz não é marcada pela alegria, apenas. As tristezas e aflições são fundamentais para nossa compreensão do que é ser feliz.

Saiba que não há alegria preparada para todo instante da nossa vida, há “Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar…” diz Eclesiastes 3:4

Então Como vencer o desânimo na insatisfação?

  1. Controle a tristeza sabendo que ela é temporária. “Não a mal que sempre dure e não há bem que nunca acabe” (Anônimo)
  2. Procure ser uma pessoa transparente, sem ser rude ou arrogante. Não finja ser alegre, se é triste.
  3. Tenha em mente que a vida é constituída por fases, e algumas delas incluem a tristeza.

 Como Vencer o Desânimo: Não Cause Desânimo

NÃO CAUSANDO DESÂNIMO

Observe essa imagem. Esse é o coringa, um dos principais inimigos do Batman.  O desígnio do coringa é causar o desânimo, medo, terror. É a única coisa que ele leva a sério.

Veja o que Paulo diz em 2 Coríntios 2:1-4

“De modo que resolvi não lhes fazer outra visita que causasse tristeza. Pois, se os entristeço, quem me alegrará senão vocês, a quem tenho entristecido? Escrevi como escrevi para que, quando eu for, não seja entristecido por aqueles que deveriam alegrar-me. Estava confiante em que todos vocês compartilhariam da minha alegria. Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas: não para entristecê-los, mas para que soubessem como é profundo o meu amor por vocês.” 

Não alimente atitudes que constantemente produzam desânimo nas pessoas. Pessoas animadas o animam. Aquilo que você produz em outros frequentemente é o que você recebe. Se você alimenta as pessoas com desânimo e tristeza com frequência e sem um bom propósito, é isso que receberá.

Então Como vencer o desânimo produzido pelas pessoas?

  1. Não alimente seus relacionamentos com desânimo;
  2. Reproduza ânimo;
  3. O que você dá frequentemente é o que recebe.

Como Vencer o Desânimo: Rejeite a Sensação De Morte

REJEITANDO A SENSAÇÃO DE MORTE

Observe a imagem. O que ela te faz pensar?

Nos faz lembrar dos momentos em que tudo desaba diante de nos. Nos sentimos impotentes. Inúteis.

Mas o que o salmista diz no Salmos 116:1-5 nos dá esperança:

“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida. As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor!” O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo.” 

O desânimo é como o nevoeiro. Quando você menos espera está por todos os lados. Para vencer o desânimo espiritual você precisa clamar a Deus. Foi o que fez o salmista. Cercado por todos os lados pelo desespero e pela sensação de morte ele clamou ao Senhor.

Então Como vencer o desânimo produzido pela sensação de morte?

  1. Invoque ao Senhor;
  2. Fale para Deus sobre o quê e como está se sentindo;
  3. Confie na misericórdia e na justiça de Jesus.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Como Vencer o Desânimo: Desanimado? Não Desista!

DESANIMADO? NÃO SE ACOSTUME

Vê esta imagem? É uma cena extraída do filme à Procura da Felicidade.

Chris Gardner  interpretado por Will Smith está vivendo um dos piores momentos de sua vida. E especialmente esse dia ele não tem dinheiro para pagar um hotel e não conseguiu vaga no abrigo. Então ele vai até o banheiro da estação de metrô tranca a porta, forra o chão com papel, senta e põe seu filho no colo, para dormir, nesse instante alguém bate na porta, para entrar e usar o banheiro, afinal é publico. Chris com o pé segura a porta e o impede.

O mais interessante é que o dia amanhece e Chris tenta mais uma vez. Não dorme mais no banheiro. Chris consegue!

Em Salmos 13:1-6 está escrito:

“Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim? Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: “Eu o venci”, e os meus adversários festejarão o meu fracasso. Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.” 

É extremamente importante não nos acostumarmos a uma vida de desânimo. Precisamos sempre estar em busca de crescimento. Jesus prometeu para nós vida em abundância  e o apóstolo Paulo disse que em Cristo somos mais do que vencedores.

Acostumar-se a uma vida desanimada sem perspectiva é o mesmo que morrer. Tome o salmista como seu exemplo. “Até quando, Senhor?”. Clame a deus deixando claro para Ele que você tem esperança. Que não desistiu. Não perdeu a fé. Não importa o quanto esteja sentindo-se mal, continue crendo. A filha de Jairo já estava morta quando Jesus lhe disse: “”Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada”. é o que diz Lucas 8.50.

O salmista preocupava-se com o fato de que seus inimigos zombassem dele por estar derrotado, mesmo confiando em Deus. 

Deus quer ver você vencendo!

(2 Coríntios 2:14)

“Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento…” 

(Isaías 45:25)

“Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.” 

(Êxodo 14:18)

“Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”. 

(Apocalipse 3:21)

“Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.” 

Como vencer o desânimo em situações de desespero?

  1. Não se acostume;
  2. Busque sempre a vitória;
  3. Tenha em mente que Jesus faz de você mais que vencedor. Ele te conduz em triunfo!

Como Vencer o Desânimo: Aprenda a Lidar!

LIDANDO COM O DESÂNIMO E O ISOLAMENTO

Esta imagem nos mostra alguém escalando um fosso. Quero que preste atenção à perspectiva. Estamos olhando de baixo para cima. Não o contrário.  Nunca olhe a profundidade do fosso, mantenha-se olhando para cima.

Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. (Mateus 26:38)

A angústia sentida por Jesus no Getsêmani é indescritível. Dentre todas as lições que podemos tirar dela uma se encaixa perfeitamente aqui. Ele não se isolou! Procurou a Deus intensamente e trouxe para junto de si, os melhores amigos. Compartilhou com eles.

Quando o desânimo quiser levá-lo para o quarto escuro da solidão, chame seus amigos para ir junto. Comunique sua aflição a pessoas que querem o seu bem. Que torcem por você.

Como vencer o desânimo quando ele quer nos isolar?

  1. Não sofra sozinho;
  2. Fale sobre seu problema a quem torce por você;
  3. Busque a face de Deus intensamente.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Conclusão

Os sete conselhos para você vencer o desânimo espiritual são:.

  1. Lidar com as más notícias;
  2. Administre a crise;
  3. Rejeite a falsa satisfação;
  4. Não produza desânimo;
  5. Rejeite a sensação de morte;
  6. Não se acostume com o desânimo;
  7. Não se isole

Todas as verdades apresentadas foram extraídas da Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus. Por isso digo que o resultado é garantido.

Espero que tenha gostado! Que seja proveitoso para você.

Gostaria de orar por você, feche seus olhos:

Senhor Jesus eu oro para que a pessoa que me ouve nesse momento seja profundamente impactada por tua palavra.

Oro para que ela seja fortalecida no Senhor.

Que haja restauração de alma, de ânimo, de fé e de força, em Nome de Jesus.

Amém!

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.