Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre o Desafio Baleia Azul: O Jogo da Morte

Estudo Bíblico Sobre o Desafio Baleia Azul: O Jogo da Morte

O desafio baleia azul têm origem na Rússia e começou supostamente como fake (notícia falsa). No entanto, o desafio baleia azul fez sua primeira vítima no mesmo ano, em fevereiro de 2015.

Duas jovens que moravam na região da Sibéria pularam juntas de um prédio de 14 andares. De acordo com as investigações, Yulia Konstantinova, de 15 anos e Veronika Volkova, de 16, cometeram suicídio depois de percorrer 50 tarefas enviadas pelo “curador” do jogo baleia azul.

Aquilo que começou como uma “brincadeira” já é responsável pela morte de cerca de 130 jovens em todo o mundo.

O perfil das vítimas, são jovens que se relacionam pouco. Normalmente eles apresentam comportamento depressivo (Ver Estudo Bíblico Sobre a Cura da Alma).

Contudo, o maior alerta é para que os pais se aproximem de seus filhos por meio do diálogo. É imprescindível que haja comunicação e afeto no lar. Todos os filhos precisam ser amados. Isso demanda tempo e energia.

Neste estudo bíblico veremos:

  • Como funciona?
  • Regras
  • O Que a Bíblia Diz?
  • Como Combatê-lo?

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Desafio Baleia Azul: Como Funciona?

Só é possível participar do desafio baleia azul recebendo o convite. Este é feito normalmente por meio de mensagens no celular (WhatsApp) enviada por “curadores”.

Neste convite há desafios que começam de um nível leve “easy” até o nível avançado “hard”. O objetivo principal do desafio baleia azul é levar o participante a cometer suicídio.

O participante do jogo baleia azul precisa provar que está cumprindo a tarefa. Os curadores do desafio baleia azul são os responsáveis por enviar e supervisionar a realização das tarefas. A medida que uma tarefa é cumprida com sucesso outra é enviada.

Desafio Baleia Azul: Regras

O jogo baleia azul é uma sequência de 50 tarefas. O desenvolvimento do desafio se dá com a resolução delas.

Elas começam com metas de cortes no corpo, ouvir músicas psicodélicas, assistir a filmes de terror, etc. Durante a trajetória as coisas vão ficando mais intensas até culminar no suicídio do participante.

Ao realizar as tarefas, o participante do desafio baleia azul deve postar de maneira subliminar o cumprimento dos desafios na rede social.

Por exemplo, uma das jovens russas que cometeram suicídio por causa do jogo, publicou em sua rede social: “#i_am_whale” (“Eu sou uma Baleia”).

Desafio Baleia Azul: O Que a Bíblia Diz?

“O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo”. (Lucas 4:9)

A voz do Diabo é sugestiva para a destruição. Ele sugere que Jesus Cristo se jogue do alto do Templo e usa as Escrituras para justificar seu argumento. Ele distorce o que é bom.

O Diabo é essencialmente maligno. É destituído de misericórdia, bondade, compaixão. Sua satisfação está em destruir e causar dor, principalmente se for de uma maneira chocante.

O desafio baleia azul é mais uma de suas sugestões. E têm causado um grande estrago na vida dos jovens de todo o mundo, especialmente. A proposta de dor e morte auto infligida são as propostas do desafio.

A pergunta que não cala, é: “O QUE LEVARIA ALGUÉM A PARTICPAR DE UMA LOUCURA DESSAS?”

Pois é, parece simples para quem está de “fora”, mas não é. Há muitas pessoas com problemas emocionais (Ver Estudo Bíblico Sobre Cura da Alma). Estes causados por conflitos, principalmente no lar e sensação de abandono.

Normalmente os participantes do jogo baleia azul sentem que não são importantes, amados ou que causam muito mal as pessoas próximas, dentre outras coisas.

O desafio é uma espécie de prova da vida. E os curados os juízes a quem eles procuram agradar. São a “voz invisível” que eles resolveram seguir. Alguém que lhes dá atenção e propósito.

Desafio Baleia Azul: Como Combatê-lo?

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. (João 10:10)

 

Enquanto o Diabo de um lado quer destruir tudo que possa produzir prazer e satisfação de viver, Jesus Cristo produz não apenas vida, mas uma vida excepcional.

Não é uma vida monótona ou sem graça. É uma vida cheia de muitos desafios e conquistas preciosas que ao final não levam à morte, mas produzem cada vez mais vontade de viver.

Só há uma maneira e um caminho de solução definitiva para alguém que pensa em tirar a própria vida e ele é: JESUS CRISTO!

Ele faz uma declaração que pode sarar a dor e preencher o vazio de qualquer um:

“”Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

O desafio baleia azul impõe um pesado fardo de dor e morte sobre seus participantes. Mas Jesus Cristo convida a todos as fazer uma troca: “deixe seus pesos comigo! E siga em frente, em uma caminhada mais leve”.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Conclusão

O desafio baleia azul é um jogo cujo objetivo é destruir e não recompensar o participante. Os “curadores” responsáveis pela condução de tudo, são criminosos, escravos do Diabo. Pessoas que também precisam ser libertos do pecado e da maldade.

Porém, embora seja algo grave, não é algo que não possa ser combatido. Precisamos ser mais afetuosos uns com os outros. Importar-se mais.

Ser mais liberais na hora de abraçar, sorrir, brincar, conversar. Precisamos uns dos outros. Juntos somos mais fortes. Mais fortes que o desafio baleia azul.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.