Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado (a) sobre novas publicações e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre a Inveja: 6 Conselhos Para Combater a Inveja

Estudo Bíblico Sobre a Inveja: 6 Conselhos Para Combater a Inveja

A inveja é algo extremamente nocivo. Se encontrar um ambiente que a alimente e consiga crescer, a inveja pode tomar dimensões catastróficas. Devemos evitá-la a todo custo, a despeito de todas as dificuldades e injustiças enfrentadas.

A palavra portuguesa inveja, vem do latim invidia. Significa olhar torto, mal olhado. Daí vem a expressão “olho gordo”. Dando a entender que o invejoso, olha para o próximo desejando o que ele tem, odiando-o por isso. O invejoso sofre em consequência da felicidade ou crescimento do próximo.

A bíblia nos exorta a não alimentar esse mal. Por isso, neste estudo bíblico sobre a inveja você vai ver:

  • Pessoas Invejosas: Do Que São Capazes?;
  • Não Tenha Inveja de Quem Não Serve a Deus;
  • Não Tenha Inveja de Autoridades Espirituais;
  • Não Use a Bíblia Para Disseminar Inveja;
  • Como Combater a Inveja;
  • Oração Contra a Inveja.

Pessoas Invejosas: Do Que São Capazes?

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. (Provérbios 14:30)

A inveja faz muito mal ao ser humano. Não apenas a saúde física, ela compromete a saúde espiritual, psicológica e pode levar pessoas a tomar atitudes horríveis.

O sábio diz que a inveja apodrece os ossos, sua figura de linguagem mostra que a inveja enfraquece a estrutura do ser, tornando-o vulnerável.

Essa vulnerabilidade pode se manifestar de inúmeras formas, mas a principal delas é a infelicidade. A pessoa invejosa não é feliz.

Vemos isso na relação de Abel e Caim, por exemplo. Ao perceber que o Senhor Deus aceitou a oferta de Abel, por ser excelente e rejeitou a sua por ser medíocre, Caim ficou furioso.

O coração de Caim tornou-se invejoso, de tal maneira, que ele matou o seu irmão (Gênesis 4.4-8). É algo realmente lamentável.

Não é em vão que as Escrituras nos aconselham: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença“. (Êxodo 20:17)

Ou seja, não devemos ter inveja do nosso próximo por causa do que ele tem. Mas podemos querer conquistar as mesmas coisas?

Sim! Só não posso querer tomá-las ou viver infeliz porque o próximo já conseguiu e eu não.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Não Tenha Inveja de Quem Não Serve a Deus

Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. (Salmos 73:3)

Como servos de Deus há muitos caminhos e escolhas que nós não podemos fazer, isso porque queremos ser agradáveis a Deus.

No Salmos 73, o sacerdote Asafe se torna cativo da inveja. Ele, um homem de vida consagrada a Deus se sente injustiçado, ao observar o ímpio.

Ao observar o ímpio Asafe percebe que ele tem tudo que quer, embora viva uma vida sem se importar com o que Deus pensa, é feliz, faz e vai aonde quer, enquanto que ele tem uma vida cheia de limitações de comportamento e posses.

Asafe sente inveja das pessoas que não temem a Deus! A forma de vida aparentemente tranquila dos ímpios o levou a pensar se a devoção a Deus, é algo que realmente vale a pena. (Salmos 73.4-15).

Mas o sábio nos dá um conselho: Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles; (Provérbios 24:1).

A concepção de Asafe mudou quando ele entrou na casa de Deus. (…) até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. (Salmos 73.18,19)

A casa de Deus, a Igreja tem a função de esclarecer a verdade, dentre as suas muitas características. Não é à toa que ela é a coluna da verdade (I Timóteo 3.15 – Para Saber Mais leia o Estudo Bíblico Sobre Betel).

Enquanto estava na casa de Deus, Asafe recebeu a revelação do Espírito Santo de qual é o futuro das pessoas que vivem longe de Deus. Após essa revelação ele percebe que o caminho melhor, embora estreito é o caminho trilhado com o Senhor.

Asafe percebe que não precisa ter inveja dos ímpios. Ele havia feito a melhor escolha. O sacerdote concluí dizendo: Mas, para mim bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei os teus feitos (Salmos 73.28).

Não Tenha Inveja de Autoridades Espirituais

“Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o Senhor ouviu isso. (Números 12.2)

A inveja contra autoridades espirituais é algo extremamente perigoso. É um cuidado que nós devemos realmente ter.

Em determinado momento, após a libertação do Egito e a travessia do Mar Vermelho, Miriã e Arão sentiram inveja de Moisés e começaram a questionar sua autoridade.

A Bíblia destaca que Moisés era um homem extremamente pacifico (Êxodo 12.3), ou seja, a inveja não era fruto de provocação por parte de seu líder.

Mas o que aconteceu foi algo grave. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá (Números 12.4). O episódio irritou a Deus.

O Senhor feriu a Miriã com lepra por causa do seu erro contra o homem de Deus (Números 12.10).

Não importa o que aconteça, não se torne invejoso em relação a sua liderança espiritual. É algo extremamente perigoso e produz a indignação do Senhor Deus.

Não Use a Bíblia Para Disseminar Inveja

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. (Filipenses 1:15)

Ainda nos primeiros dias da Igreja o apóstolo Paulo percebe que algumas pessoas estavam usando as verdades de Deus para disseminar a inveja.

Em nossos dias, muitas vezes testemunhamos as pessoas cometendo o mesmo erro. Usando espaços consagrados a santa pregação, para desabafo pessoal.

Há também um outro espaço bastante utilizado por alguns cristãos invejosos: internet e as redes sociais.

Trechos bíblicos, o nome de Deus, e as coisas santas são ferramentas de alguns cristãos para fundamentar suas mensagens de caráter invejoso.

Não podemos fazer isso!

Como Combater a Inveja

Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. (1 Timóteo 6:8)

A inveja é fruto de insatisfação. Essa insatisfação não é aquela que nos motiva a trabalhar mais, estudar, melhorar, etc. É uma insatisfação destrutiva que produz raiva e indignação pelo sucesso do próximo.

O apóstolo Paulo diz que se não quisermos ser invejosos, precisamos ser pessoas satisfeitas. “Tendo o que comer e com que vestir-nos… Estejamos satisfeitos…”.

Isso não significa que você não pode lutar para melhorar. Significa que você deve prosseguir na vida sem murmuração contra Deus e inveja contra o próximo em relação aquilo que você ainda não tem.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Oração Contra a Inveja

Ouve a minha oração, Senhor! Chegue a ti o meu grito de socorro! (Salmos 102:1)

O problema contra o invejoso só pode ser resolvido com oração. Quando estivermos sofrendo com qualquer problema, é natural para o cristão apresentá-los a Deus.

Ser invejoso não é algo simples, ela é consequência de uma série de outros problemas. A oração é o antídoto contra essa enfermidade.

Passar tempo a sós com Deus, ser sincero diante dele, ler sua palavra de forma consistente e aberta são os passos que podemos dar para resolver o problema.

Conclusão

A inveja é um problema sério. Ceder as suas tentações pode acarretar uma série de consequências graves. Por isso, é algo que precisa ser tratado com seriedade e dedicação.

O Senhor Jesus Cristo nos dá uma série de conselhos nas bem-aventuranças que são extremamente úteis nesse tratamento.

E então, o que acha? Quer acrescentar algo? Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante.

Compartilhe esse estudo bíblico com seus amigos e parentes e não esqueça INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

  • Caryne Ramos

    muito edificante

    • Diego Nascimento

      Obrigado Caryne!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.