Em 2 Samuel 4 vemos que assim que Isbosete soube da morte de Abner em Judá, seu capitão, tanto ele quanto toda a nação ficaram com medo.
Se aproveitando do momento, Recabe e Rimom, da tribo de Benjamim, entraram nos aposentos do rei e o assassinaram. Com medo de que o mesmo fosse acontecer ao filho de Jônatas, Mefibosete, sua babá fugiu com ele, apressadamente. Durante a fuga, o menino caiu e ficou coxo.
Recabe e Rimom foram até Judá com a cabeça de Isbosete, dizendo a Davi que o Senhor o havia vingado, tirando a vida de seu inimigo.
Claramente eles não conheciam a postura de Davi com relação a Saul e seus filhos, por isso, cometeram esta loucura. O rei ordenou que eles fossem mortos, assim como o amalequita que trouxe as notícias da morte de Saul.
A honra de um crente é algo valioso e bonito. Davi não permitiu que o desejo pelo poder lhe subisse a cabeça. Ele facilmente poderia se alegrar e concordar com os traidores, de que o Senhor estava fazendo aquilo para cumprir Sua promessa, mas não!
Davi manteve sua integridade, ele sabia que o cumprimento da promessa estava a cargo de Deus e no tempo certo, se cumpriria.
De lição para nós fica, que não devemos negociar nossa fé ou convicções, por posições, cargos ou fama. Se o Senhor quiser nos elevar, Ele o faz na integridade.
Esboço de 2 Samuel 4:
2 Sm 4.1,5,6,8: Uma suposição errada
2 Sm 4.9–12: O caráter firme de Davi
Estudo de 2 Samuel 4 em vídeo
2 Samuel 4.1,5,6,8: Uma suposição errada
Ao saber que Abner havia morrido em Hebrom, Is-Bosete, filho de Saul, perdeu a coragem, e todo o Israel ficou alarmado…5 Aconteceu então que Recabe e Baaná, filhos de Rimom, de Beerote, foram à casa de Is-Bosete na hora mais quente do dia, na hora do seu descanso do meio-dia. 6 Os dois entraram na casa como se fossem buscar trigo, transpassaram-lhe o estômago e depois fugiram…8 Levaram a cabeça de Is-Bosete a Davi, em Hebrom, e lhe disseram: “Aqui está a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que tentou tirar-te a vida. Hoje o Senhor vingou o nosso rei e senhor, de Saul e de sua descendência”. (2 Sm 4.1,5,6,8 NVI)
As notícias sobre a morte de Abner deixaram Isbosete emocionalmente abalado. Ele sabia que não conseguiria liderar Israel sem a ajuda dele.
Seus súditos também sabiam disso. E mais uma tragédia começou a se desenhar!
Sentindo que Is-bosete era não era capaz de liderar Israel, dois assassinos benjamitas – Baaná e Recabe entraram na casa de Isbosete em Maanaim ao meio-dia e o mataram em sua cama, em seguida, arrancaram sua cabeça e levaram para Davi em Hebrom.
Perceba que eu não estou falando da série Guerra dos Tronos, escrita por George Martin, eu estou falando da Bíblia, onde o Espírito Santo inspira os seus autores.
Os assassinos de Isbosete o mataram, porque acreditaram que isso deixaria Davi feliz.
Isso me ensina algumas coisas:
- As pessoas fazem muitas suposições sobre nós;
- Sobre o que gostamos de fazer, sobre o que gostamos de comer, mas principalmente sobre o nosso caráter;
- Não é incomum uma pessoa olhar para outra, que ela nunca viu na vida e dizer: “não fui com a cara dele…”, “não fui com a cara dela…”;
- Mas isso é um problema, porque ninguém conhece ninguém apenas por olhar o rosto;
- É preciso convivência;
- Quando julgamos precipitadamente, cometemos os mesmos erros de Baaá e Recabe;
- Fazemos um grande mal, achando que estamos fazendo a coisa certa;
Nesse caso, a atitude dos dois assassinos, afetou diretamente a liderança de Davi, o homem segundo o coração de Deus.
E como ele administrou a situação?
Vamos ver!
2 Samuel 4.9–12: O caráter firme de Davi
9 Davi respondeu a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, de Beerote: “Juro pelo nome do Senhor, que me tem livrado de todas as aflições: 10 quando um homem me disse que Saul estava morto, pensando que me trazia boa notícia, eu o agarrei e o matei em Ziclague, como recompensa pela notícia que trouxe! 11 Muito mais agora, que homens ímpios mataram um inocente em sua própria casa e em sua própria cama! Vou castigá-los e eliminá-los da face da terra porque vocês fizeram correr o sangue dele!” 12 Então Davi deu ordem a seus soldados, e eles os mataram…(2 Sm 4.9–12 NVI).
A resposta de Davi à covardia de Recabe e Baaná, foi a mesma que ele teve quando soube da morte de Saul.
Ele ordenou que os dois fossem publicamente executados no tanque de Hebrom. Davi considerou o ato deles um ataque injustificado a um homem indefeso.
Sem dúvida, as severas medidas de aplicação da justiça por parte de Davi também refletiam seu amor genuíno por Saul e sua família, embora eles fossem adversários.
Como cristãos é possível que a reação de Davi nos cause estranheza, se compararmos com o ensino de Jesus, por exemplo.
Mas antes de ficar confusos, devemos nos lembrar que o rei, era também o juiz da nação. A sentença de condenação ou perdão, era dada por ele.
A prática e o estabelecimento da justiça é algo ensinado por toda a Bíblia, desde o Gênesis. Quando Adão e Eva pecam, são punidos.
Isso acontece, porque Deus é um justo juiz.
Então, quando analisamos a sentença de Davi, devemos lembrar que ele mantém a mesma integridade e linha de julgamento que foi aplicada quando recebeu a notícia da morte de Saul e Jônatas.
A atitude de Davi me ensina três coisas:
- 1 Não devo abrir mão das convicções que Deus coloca em meu coração por causa do que alguém pensa a meu respeito;
- 2 Sempre que alguém fizer algo, achando que vai me deixar feliz, mas aquilo desagrada a Deus, preciso deixar isso claro;
- Muitas vezes, na ânsia de ser legais, acabamos cedendo a vontade de Deus, para não magoar as pessoas;
- Contudo, devemos lembrar que estamos lhe fazendo mais mau, do que bem;
- 3 Não devemos negociar a prática da justiça e o estabelecimento da verdade;
- É muito comum, sermos tentados a fazer concessões, quando o lado que defendemos está agindo errado;
- Davi não faz isso, Davi não é essa pessoa;
- Com ele, no que se refere a caráter: certo é certo e errado é errado;
Precisamos seguir esse caminho, isso é agradável ao Senhor; veja o que o próprio Jesus ensinou sobre isso…
Compromisso com a palavra
Veja o que está escrito em Mateus 5.37:
Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno”. (Mateus 5:37 NVI)
O que significa deixar o seu “sim” ser um “sim”?
Deixar o seu sim ser um sim e o seu não ser um não, é saber dizer sim e não. Pode parecer simples, mas na realidade, sabemos que não é.
Saber dizer sim e não, é ser capaz de se comprometer com as coisas e saber quando você precisa dizer um ou outro e manter a sua posição.
Trata-se de ser honesto ou honesta, consigo mesmo e com os outros.
Além disso, você está se protegendo. Você está estabelecendo limites. Deixar seu sim ser um sim e seu não ser um não é sobre ser fiel a Palavra de Deus e ao plano dele para sua vida.
Eu aprendo dois princípios importantes com o ensino de Jesus:
1. É preciso saber dizer sim e não
Na vida, você tem que saber como dizer sim e não.
Haverá momentos em que dizer sim é a coisa certa a fazer, e haverá momentos em que dizer não é a coisa certa a fazer.
Quem é pai ou mãe deve praticar isso constantemente com os filhos. Não podemos dizer sim pra tudo. Mas também não podemos viver dizendo não.
Nos demais relacionamentos funciona da mesma forma.
Aprender a ler a situação e saber qual dizer é uma habilidade importante para se ter. Se você sempre diz sim, então você vai acabar em muitas situações nas quais você não quer estar.
Você também pode perder oportunidades porque você está com muito medo de dizer não. Por outro lado, se você sempre disser não, então você vai perder muitas experiências.
Você também provavelmente vai se deparar como negativo e desinteressado.
Então, aprender como dizer sim e não é importante. Encontramos o equilíbrio entre os dois, quando desenvolvemos relacionamento com Jesus e com a Sua Palavra.
2. Não se culpe
Outra coisa muito importante, é manter o sim ou o não.
É natural querer agradar a todos. Seja seu chefe, seus amigos, sua família, os irmãos na Igreja, você provavelmente se vê dizendo “sim” mais vezes do que gostaria.
Mas é importante saber como dizer “não” às vezes também.
Caso contrário, você se sentirá rapidamente sobrecarregado, estressada.
E quando isso acontece, é fácil começar a culpar a si mesmo. Afinal, se você tivesse dito “não” a muitas das coisas a que disse sim, você não estaria nesta situação.
Neste ponto, eu mesmo sofri muito.
Eu amo pregar, mas desde que passei a me dedicar mais ao Jesus e a Bíblia, que o meu tempo de serviço voluntário na Igreja tem diminuído.
Simplesmente, porque eu não dou conta.
Mas eu me sentia muito mal por isso, mesmo sabendo que no Jesus e a Bíblia eu estou servindo a Igreja e edificando a vida de muitas pessoas.
O fato é que, chegou um ponto em que dizer não estava acabando comigo, mas dizer sim significava que eu não daria conta.
Orei a Deus sobre isso de forma dedicada. Ele me trouxe conforto e paz por meio de sua palavra, me mostrando que há tempo pra tudo.
Houve o tempo em que eu tinha muito tempo pra servir como voluntário na Igreja, o tempo mudou e hoje não tenho mais, talvez no futuro eu volte a ter.
A questão é: hoje, quando disser não, não devo me sentir culpado, e você também não…
Motivos de oração em 2 Samuel 4
Oro para que:
- Deus nos ajude a manter a nossa palavra;
- Sejamos uma bênção e justos, neste sentido;
- A nossa palavra seja santificada pela palavra de Deus.