Em 2 Samuel 8 vemos o relato de muitas das batalhas de Davi e sua grandiosas vitórias. Ele era um rei chamado por Deus para a guerra, e em seus dias a terras do povo de Deus foram grandemente alargadas, ele tinha o objetivo de conquistar as terras prometidas a Abraão, em Gênesis 15.
Apesar de todo seu crescimento e prosperidade, Davi julgava as questões de seu povo com justiça e segundo a vontade de Deus, o que garantia um reino pacífico, onde todos tinham prazer de viver.
Cada um de nós deve estar atento a nossa vocação e nos dedicarmos inteiramente a ela. Davi não cometeu o erro de Saul, de querer oferecer sacrifícios em lugar do sacerdote, sempre se manteve submisso a hierarquia espiritual, e quando errou, no caso da Arca, foi provavelmente por falta de conhecimento, mas prontamente se arrependeu e mudou sua atitude.
O que se vê, em sua vida e em sua decisões, é um profundo desejo de agradar a Deus e adorá-lo. A forma como Davi ama ao Senhor, chega a ser impressionante.
Mesmo não desfrutando da presença do Espírito Santo, como nós, ele se entregou sem reservas, e o Senhor fez coisas extraordinárias em sua vida.
Esboço de 2 Samuel 8:
2 Sm 8:1,2: Inimigos antigos são derrotados
2 Sm 8:3,6: Deus lhe dá vitórias abrangentes
2 Sm 8:9-11: Pessoas buscam sua liderança
2 Sm 8:13,14: Sua influência cresce
2 Sm 8:13,14: Sua influência cresce
2 Sm 8:15-18: Crescimento exige delegação
Estudo de 2 Samuel 8 em vídeo
2 Samuel 8:1,2: Inimigos antigos são derrotados
Depois disso Davi derrotou os filisteus, subjugou-os, e tirou do controle deles Metegue-Amá. 2 Davi derrotou também os moabitas…(2 Sm 8.1–2 NVI).
Deus havia prometido como parte de Sua aliança com Davi que Ele daria a Israel descanso de todos os seus inimigos. Ele agora começou a fazer exatamente isso.
Primeiro, os filisteus, inimigos permanentes de Israel por mais de 125 anos, foram atacados e derrotados em Metegue-Amá, uma cidade cuja localização é desconhecida.
Em seguida, Davi atacou os moabitas e parte deles passou a servir nos trabalhos pesados de Israel, o que mostra que Moabe se tornou um estado vassalo, ou seja, subordinado a Davi, como o grande rei.
Isso me ensina algumas coisas.
A Bíblia diz que há um tempo para tudo, e o tempo da vitória não é exceção. Quando chega a hora da vitória, velhos inimigos são derrotados e aquilo que estava travado, destrava.
O tempo da vitória é um tempo onde avançamos, é um tempo de alegria, um tempo de esperança.
É um tempo em que o impossível se torna possível, se torna realidade. É um tempo em que as frustrações do passado, ficam para trás.
Aprendo que o tempo da vitória vem a com a maturidade.
Isso é uma realidade na vida de Davi, e eu creio que pode ser uma realidade na minha e na sua vida.
2 Samuel 8:3,6: Deus lhe dá vitórias abrangentes
3 Além disso, Davi derrotou Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, quando Hadadezer tentava recuperar o controle na região do rio Eufrates…6 E o Senhor dava vitórias a Davi em todos os lugares aonde ia. (2 Sm 8.3,6 NVI).
Depois que Davi derrotou os filisteus e os moabitas, os arameus se tornaram o seu objetivo.
Primeiro de Israel fez um ataque contra Hadadezer, rei de Zobá, uma área ao norte de Damasco. Ele voltou a Jerusalém rodeado de triunfo, trazendo escudos de ouro e muito bronze como troféus de conquista.
E mais uma vez o texto Sagrado nos diz que: “o Senhor dava vitórias a Davi em todos os lugares aonde ia.”
Eu aprendo algumas coisas aqui.
Quando chega o tempo da vitória, Deus lhe dará vitórias abrangentes.
Durante o processo de preparação Ele te capacita para que, quando você chegar ao lugar da promessa seja triunfante.
Ele lhe dá a força para perseverar através de desafios difíceis e a coragem para enfrentar seus medos. Perceba que Davi não conquistou estas vitórias, sem lutar.
Mesmo no lugar da promessa teremos de lutar muito.
Mas a grande diferença está na presença de Deus, com você a cada passo do caminho, fornecendo tudo o que você precisa para alcançar os objetivos.
Nesse ponto, outra coisa muito interessante começa a acontecer. Pessoas que te ignoravam, começam a te procurar.
2 Samuel 8:9-11: Pessoas buscam sua liderança
9 Quando Toú, rei de Hamate, soube que Davi tinha derrotado todo o exército de Hadadezer, 10 enviou seu filho Jorão ao rei Davi para saudá-lo e parabenizá-lo por sua vitória na batalha contra Hadadezer, que tinha estado em guerra contra Toú. E, com Jorão, mandou todo tipo de utensílios de prata, de ouro e de bronze. 11 O rei Davi consagrou esses utensílios ao Senhor, como fizera com a prata e com o ouro tomados de todas as nações que havia subjugado…(2 Samuel 8.9–11 NVI).
Tendo testemunhado os notáveis sucessos militares de Davi, Toú, rei de Hamate, decidiu se submeter sem luta ao rei Davi e a Israel.
Para simbolizar esta mudança, ele enviou seu filho Jorão a Davi carregado de artigos preciosos de prata, ouro e bronze.
Davi recebeu todos os presentes juntou a todos os outros espólios que ele ganhou em campanhas militares e consagrou ao serviço do Senhor.
Isso me ensina algumas coisas.
As pessoas estão sempre à procura de alguém para seguir. E normalmente, elas querem seguir quem tem resultados.
Quando o tempo da vitória chega, muitas pessoas passarão a valorizar o seu conselho. Até mesmo, aquelas que um dia tiveram a oportunidade de lhe ajudar e não fizeram.
Aqui Davi também me ensina.
Ele aceita a aproximação, sem abrir mão de sua liderança.
A essência da liderança está nos resultados de quem lidera. Se Deus lhe chamou para liderar, foque nos resultados, não na aparência. Os resultados é o que faz a diferença…
E a partir daqui, uma outra coisa acontece.
E está relacionada a sua influência.
2 Samuel 8:13,14: Sua influência cresce
13 Davi ficou ainda mais famoso ao retornar da batalha em que matou dezoito mil edomitas no vale do Sal. 14 Ele estabeleceu guarnições militares por todo o território de Edom, sujeitando todos os edomitas. O Senhor dava vitórias a Davi em todos os lugares aonde ia. (2 Samuel 8.13–14 NVI).
Por fim, Davi ganhou grande fama ao derrotar um exército arameu de 18.000 homens no Vale do Sal, uma planície pantanosa ao sul do Mar Morto.
Embora “Aram” esteja na maioria dos manuscritos hebraicos, a Septuaginta e algumas outras versões dizem que é “Edom”, uma leitura que também é embasada por alguns manuscritos hebraicos e por 1 Crônicas 18:12. A diferença na língua original está em apenas uma letra.
De qualquer forma, Davi novamente prevaleceu e submeteu Edom a sua hegemonia. O Senhor deu vitória a Davi em todos os lugares que ele foi.
A grande lição para mim, aqui é, quando chega o tempo da vitória, sua influência cresce. Sua mensagem é amplificada.
Conforme Sua influência cresce, mais pessoas se aproximarão de Você e para a causa que Você defende. Neste ponto, Davi usa sua influência para tornar o Deus de Israel conhecido.
Eu e você devemos fazer o mesmo.
Usar os resultados da sua vida para dar glória a Deus é algo que agrada ao Senhor. Jó também fez isso, de maneira muito profunda.
Mas o tempo da vitória exige algo que é fundamental para que os resultados sejam mantidos.
Vamos ver o que é.
2 Samuel 8:15-18: Crescimento exige delegação
15 Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo. 16 Joabe…era comandante do exército; Josafá…era o arquivista real; 17 Zadoque…e Aimeleque…eram sacerdotes; Seraías era secretário; 18 Benaia…comandava os queretitas e os peletitas…(2 Samuel 8.15–18 NVI)
A criação de um império, embora ainda pequeno em comparação com as grandes potências de hoje, exigia a criação de uma burocracia para administrar seus negócios.
Davi estava agora colhendo os frutos de suas muitas batalhas. Mas ele nos mostra que não podemos relaxar.
Ele chega a um momento de sua vida em que ele precisa estruturar a organização do reino.
Devemos ter cuidado para não nos tornarmos preguiçosos, e devemos ter cuidado para não deixar o sucesso subir à cabeça.
Devemos lembrar que o crescimento requer delegação de tarefas. Nós não podemos fazer tudo sozinhos. Devemos delegar tarefas a outros para que eles possam nos ajudar a continuar crescendo.
A delegação de tarefas é essencial para o crescimento porque ela faz com que cada indivíduo foque no seu propósito.
Quando delegamos tarefas, estamos dizendo, que confiamos nos outros para nos ajudar a alcançar o objetivo do conjunto.
VAMOS ORAR!
Motivos de Oração em 2 Samuel 8
Eu oro para que:
- O tempo da vitória se cumpra na vida de cada um dos filhos e filhas de Deus, em cada parte da Terra;
- O nosso coração permaneça submisso e sensível ao Senhor quando este tempo chegar;
- Possamos liderar com competência de forma que os resultados da nossa vida glorifiquem a Deus.