Em 2 Samuel 16 vemos que mesmo em meio à tanta aflição e angústia, Davi permanece sendo um servo de Deus, submisso à Sua vontade, mesmo quando esta representa juízo sobre sua vida.
Enquanto fugia, no caminho, Simei um dos descendentes de Saul, começou a atirar pedras em Davi e a amaldiçoa-lo com palavras pesadas.
Aquilo fez com que Abisai, um dos guerreiros do rei, ficasse indignado. Ele pediu permissão ao rei para ferir Simei, mas Davi não permitiu. Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo” (v.10).
O rei percebeu que aquilo vinha da parte de Deus, como juízo. Além disso, que diferença faria a atitude daquele homem, diante do ódio de Absalão, seu filho, que queria matá-lo. (v.11)
A vida é cheia de muitos altos e baixos. Já vimos Davi, como um anônimo na casa de Jessé, como o matador de gigantes e famoso em Israel, como o fugitivo, entre os filisteus, rei poderoso e agora, rei humilhado.
Mas em todas estas situações, ele não se aparta de Deus, e isso é fantástico. Ele permanece crente, com acertos, erros e acertos de novo.
A caminhada cristã é assim, não podemos desistir, nem perder de vista o sacrifício de Jesus na Cruz. Sempre que precisarmos, o Senhor tem escape para nós.
Esboço de 2 Samuel 16:
2 Sm 16.1,3,4: Traidor?
2 Sm 16.5,9-14: Uma voz que amaldiçoa
2 Sm 16.15-23: Deus levanta aliados
2 Sm 16.15-23: Deus levanta aliados
Estudo de 2 Samuel 16 em vídeo
2 Samuel 16.1,3,4: Traidor?
Mal Davi tinha passado pelo alto do monte, lá estava à sua espera Ziba, criado de Mefibosete. Ele trazia dois jumentos carregando duzentos pães, cem bolos de uvas passas, cem frutas da estação e uma vasilha de couro cheia de vinho…3 “Onde está Mefibosete, neto de seu senhor?”, perguntou o rei. Respondeu-lhe Ziba: “Ele ficou em Jerusalém, pois acredita que os israelitas lhe restituirão o reino de seu avô”. 4 Então o rei disse a Ziba: “Tudo o que pertencia a Mefibosete agora é seu”. “Humildemente me prostro”, disse Ziba. “Que o rei, meu senhor, agrade-se de mim”. (2 Sm 16.1–4).
A fuga forçada do rei Davi de Jerusalém não só colocou em risco seu próprio reinado, como também reascendeu a possiblidade para novas disputas pelo trono, entre as dinastias de Saul e Davi.
Absalão ainda estava assumindo o poder na capital, mas isso não significava que as tribos do norte se sujeitariam a ele.
Na verdade, as tragédias em sequência na própria família de Davi reavivou a esperança entre os seguidores de Saul de que eles poderiam recuperar o reino para si mesmo.
Enquanto o rei se dirigia para o leste pelas colinas da Judéia, foi recebido pelo servo de Mefibosete, Ziba, que em gratidão a Davi por sua bondade para com ele, agora oferecia ao rei jumentos e provisões para a viagem.
Mas Ziba também trouxe a Davi a triste notícia de que Mefibosete havia se voltado contra ele, esperando que em meio ao tumulto causado pela revolução pudesse recuperar o antigo trono de Saul.
Em 2 Samuel 19:24-30, quando Davi volta a Jerusalém e reencontra Mefibosete, ele nega que tenha ficado por vontade própria, segundo ele, Ziba o abandonou.
O fato é que não sabemos quem estava falando a verdade, porque Davi não se importou em saber.
Esse episódio me ensina algumas coisas.
O juízo de Deus é algo que ninguém é capaz de suportar. Não importa o quão inteligente, organizado ou estrategista, sejamos.
Sem a bênção de Deus, tudo se vai, de uma hora pra outra. Enquanto Davi obedecia, seu reino prosperava em paz, mas quando ele pecou, a confusão veio.
A decisão mais importante que eu e você devemos tomar, é a de JAMAIS, abrir mão do relacionamento com Deus.
Aquilo que construímos fundamentados na obediência a ele, é o que suporta qualquer tempestade.
2 Samuel 16.5,9-14: Uma voz que amaldiçoa
5 Chegando o rei Davi a Baurim, um homem do clã da família de Saul chamado Simei, filho de Gera, saiu da cidade proferindo maldições contra ele…9 Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: “Por que esse cão morto amaldiçoa o rei, meu senhor? Permite que eu lhe corte a cabeça”. 10 Mas o rei disse: “Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo?” 11 Disse então Davi a Abisai e a todos os seus conselheiros: “Até meu filho, sangue do meu sangue, procura matar-me. Quanto mais este benjamita! Deixem-no em paz! Que amaldiçoe, pois foi o Senhor que mandou fazer isso. 12 Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”. 13 Assim, Davi e os seus soldados prosseguiram pela estrada, enquanto Simei ia pela encosta do monte, no lado oposto, amaldiçoando e jogando pedras e terra. 14 O rei e todo o povo que estava com ele chegaram exaustos a seu destino. E lá descansaram. (2 Sm 16.5–14).
Ao chegar a Baurim, uma cidade a leste do Monte das Oliveiras, Davi encontrou Simei, outro parente de Saul, que ao ver o rei fugindo com seus oficiais, começou a lançar maldições e pedras neles.
Ele zombou de Davi chamando-o de assassino, e dizendo que Deus agora estava vingando a morte de Saul e da sua família, tirando Davi do poder.
Sabemos que esse não era o motivo do juízo de Deus sobre Davi, pois o rei não levantou a mão contra Saul, em nenhum momento porque o considerava o ungido do Senhor, pelo contrário ele fez o que podia, para ser gracioso com os descendentes e a casa de Saul.
Enquanto ouvia os insultos, Abisai, membro da tropa de elite e sobrinho de Davi, implorou ao rei que o deixasse arrancar a cabeça de Simei.
Mas o rei o proibiu de fazê-lo, Davi acreditava que o próprio Deus poderia estar usando Simei para amaldiçoá-lo. Para Davi, se Absalão, seu próprio filho, estava tentando matá-lo, por que a maldição de Simei deveria ser motivo de preocupação?
Ele acreditava que Deus algum dia o justificaria, mas naquele momento nada deveria ser feito a Simei.
Isso me ensina algumas coisas.
A consciência de Davi sobre o juízo de Deus é SENSACIONAL!
Em nossos dias, não é incomum um cristão confuso com relação a isso, sem saber se a provação é juízo de Deus ou se é um teste.
Além disso, Davi se submete ao julgamento. Ele não resiste, pelo contrário, se humilha. Ele aceita a afronta de Simei como vindo da parte de Deus.
Davi conhece o caráter de Deus e sabe que ele é misericordioso, por isso diz: “Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”.
Muitos de nós, na situação dele, tentaria fugir, resistir, se rebelar ( como fez Jeoaquim, nos dias de Jeremias), ou mesmo se fazer de vítima.
Davi não, ele assume a culpa e suas consequências. Como me ensina o homem segundo o coração de Deus.
2 Samuel 16.15-23: Deus levanta aliados
15 Enquanto isso, Absalão e todos os homens de Israel entraram em Jerusalém, e Aitofel estava com eles. 16 Então Husai, o arquita, amigo de Davi, aproximou-se de Absalão e exclamou: **“Viva o rei! Viva o rei!”…**20 Então Absalão disse a Aitofel: “Dê-nos o seu conselho. Que devemos fazer?” 21 Aitofel respondeu: “Aconselho que tenhas relações com as concubinas de teu pai, que ele deixou para tomar conta do palácio. Então todo o Israel ficará sabendo que te tornaste repugnante para teu pai, e todos os que estão contigo se encherão de coragem”. 22 E assim armaram uma tenda no terraço do palácio para Absalão, e ele teve relações com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel. 23 Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus. (2 Sm 16.15–23).
Enquanto isso, Absalão chegou a Jerusalém e foi imediatamente recebido por Husai, um amigo de Davi que fingia ser leal a Absalão. A pedido de Davi, sua missão era contrariar o que dissesse Aitofel, principal conselheiro de Absalão.
Na tomada do poder, Aitofel aconselhou Absalão a ter relações com as concubinas de seu pai, isso seria uma clara evidência de sua sucessão, e Absalão rapidamente fez o que ele havia dito.
Nesse episódio, se cumpre o que o Senhor disse a Davi em 2 Samuel 12.11,12. Se ainda não assistiu a este estudo, vou deixar um card aqui em cima, e você pode conferir depois.
O texto bíblico diz que, as palavras de conselho que Aitofel deu, foram recebidas por Absalão como se viessem diretamente de Deus. Isso nos mostra o quanto a sua sabedoria era considerada na corte real.
Ou seja, a missão de Husai era extremamente difícil.
Esse episódio me ensina algumas coisas.
Para Absalão, as palavras de Aitofel vinham do próprio Deus, ele escolheu acreditar nisso, por causa da reputação que ele construiu como conselheiro de seu pai, Davi.
Aitofel estava acostumado a dar conselhos a reis e também conhecia muito bem a lei de Deus. Outro fator determinante, é que Davi estava sob o juízo de Deus e o conselho de Aitofel, é usado para consumar a profecia.
Esse é um contexto realmente complexo, não é!
Será que Absalão tinha escolha?
Acredito que sim! Sempre temos.
As escolhas de Absalão eram motivadas por sua sede de poder e vingança. Tudo o que apoiasse seu desejo nesse sentido, seria bem recebido em seu coração.
Provérbios 4:23-27: Guarde o seu coração
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (Pv 4:23-27 NVI)
O texto sagrado nos aconselha a guardar o coração, isto é, a nossa mente e emoções, porque as nossas decisões procedem, daí. Em seguida ele nos aconselha a guardar os nossos lábios e a manter os olhos no alvo, ou seja a ser obedientes a Deus.
Seremos tentados a todo momento, e quando estamos feridos, tendemos a justificar nossas ações, pelo que fizeram conosco. Mas precisamos proteger o nosso coração com a palavra de Deus. Não há melhor conselheiro que ela.
VAMOS ORAR!
Motivos de oração em 2 Samuel 16:
Oro para que:
- Deus nos dê discernimento para lidar com as pessoas ao nosso redor;
- Tenhamos sabedoria e domínio próprio para lidar com pessoas como Simei;
- O Senhor levante aliados para nos ajudar no caminho;
nesse momento ele está vivo, só ler a biblia que irá entender melhor.
eu nao entendi na biblia fala que ele morroe de bw ea ai fala que ele ta VIVO