A parábola da roupa nova e do vinho novo são a revelação de Jesus Cristo sobre como deve ser a nossa aceitação da graça de Deus e do seu ensino. O sistema da tradição judaica com seu legalismo e hipocrisia, transformaram a lei de Deus em algo que não proporcionava alegria, prazer ou liberdade em servir.
O espírito da Lei se perdeu e com isso muitos judeus estavam mais distantes do Senhor do que próximos a Ele. Havia uma verdadeira decepção espiritual no ar. A lembrança do Deus que tirou seu povo do Egito não os inspirava mais.
Na parábola da roupa nova e do vinho novo, Jesus nos mostra um novo horizonte e nos orienta sobre como deve ser a nossa aceitação da graça de Deus.
Remendo Novo Em Roupa Velha Significado
Que Jesus utilizava figuras extraídas do cotidiano não era novidade e em suas parábolas elas aparecem com muita frequência.
Aqui, o remendo novo em veste velha é uma referência ao costume antigo de tentar recuperar uma roupa velha, remendando-a com um pedaço de pano tirado de uma roupa nova (Lucas 5:36).
O raciocínio de Jesus é o de que este processo precisa ser revisto, pois ao passo que temos uma roupa velha remendada, temos uma roupa nova danificada. Serão duas roupas perdidas: a velha pelo remendo novo em destaque e a nova porque lhe faltará um pedaço.
Mas o que isso significa?
Não se deve tentar misturar o ensino de Jesus com a tradição legalista dos fariseus. As formas como eles interpretaram a lei distanciava as pessoas de Deus e do verdadeiro espírito da Lei.
Tudo quanto o Senhor Deus comunicou e estabeleceu na Lei para edificação do ser humano foi distorcido pelos religiosos hipócritas da época. O ensino de Jesus é poderoso e produz vida em quem os pratica. É cheio de verdade, amor e do caráter de Deus. Isso é fruto da graça derramada, viva e atuante de Cristo.
Vinho Novo Em Odres Velhos
A parábola do vinho novo, reforça a parábola da roupa nova. A intenção do Senhor Jesus é salientar que os odres velhos não estão de acordo com o processo de fermentação do vinho novo. Esse processo arrebentaria os odres velhos e causaria a perda de ambos. Tanto o vinho quanto o odre seriam desperdiçados (Lucas 5:37-39).
O vinho novo representa a alegria da salvação ministrada pelo Senhor Jesus, que agora está a disposição do mais vil pecador. Mesmo publicanos e pecadores que se achegarem a Cristo poderão ser aceitos no Reino de Deus. O sistema religioso legalista que é carente de alegria não possui espaço na ministração de vida conduzida pelo Senhor Jesus.
A ideia aqui, não é que o Senhor Jesus estivesse ministrando um ensino completamente novo e desprezando totalmente o antigo, não.
A crítica do Mestre está direcionada aos mestres da lei que diziam “o antigo é bom” e rejeitavam completamente a perspectiva da graça para preservar suas tradições humanas. Eles preferiram o ensino dos homens do que a revelação do Filho de Deus.
Conclusão
Não devemos nos apegar a tradições humanas que nos afastam de Deus. As boas tradições devem ser mantidas com o propósito de que o nosso relacionamento com o Senhor seja aprofundado. A parábola da roupa nova e do vinho novo, nos mostra que o Senhor Jesus tem zelo pela pura Palavra de Deus e não por mera religiosidade.
Sendo assim, devemos permitir que a graça de Deus inunde as nossas vidas e a influencie completamente em todas as áreas.
EDIFICANTE! Adorei, nos inspira a buscar mais as verdades reveladas.
A Graça de Jesus é maravilhosa, estudo edificante.Deus te abençoe irmão Diego.
Muito bom, gostei,aprendi muito, conteúdo excelente
Tenho aprendido muito com esses estudos … é de um aprendizado indispensável!!