Infelizmente estamos vivendo em uma sociedade que valoriza muito a soberba, o sentimento de elevação, superioridade e orgulho. Por mais que se fale em diversidade e integração, ou sobre como lidar com os diferentes, percebemos que existe um estereótipo de arrogância que prevalece.
Deus odeia a soberba!
É um dos pecados aos quais Ele tem aversão. Sendo assim, é muito importante que conheçamos alguns aspectos dela, e nesse estudo quero apresentar a você cinco motivos pelos quais devemos evitá-la a todo custo.
Então, fique comigo até o final e curta a VIAGEM!
1. Vem antes da ruína – Provérbios 16:18
O primeiro motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é porque ela vem antes da ruína, como nos mostra o texto sagrado em Provérbios 16:18.
Antes de sofrer grandes danos, em qualquer área de suas vidas, muitas pessoas se tornam soberbas. Não querem ouvir conselhos, pessoas sábias e experientes, e muito menos a Deus.
Elas se fecham numa “bolha” e passam a ouvir apenas a si mesmas e ao seu ego.
Precisamos ter confiança em Deus, na Sua Palavra, além de seguir seu Espírito. O motivo, é que quando nosso sentimento está alinhado ao de Deus, seguimos a Sua direção.
Mas quando a nossa confiança e força vem apenas de nós mesmos, devemos ter cuidado e parar, porque cedo ou tarde, seremos arruinados.
O sábio diz que a soberba precede a ruína, logo se não queremos passar por grandes ruínas em áreas importantes da vida devemos manter a humildade.
2. Um líder soberbo é tristeza para o povo – Isaías 16:6,7
O segundo motivo para evitarmos a soberba, é que um líder soberbo é tristeza para os liderados, como nos mostra Isaías 16:6,7. No texto, ele nos apresenta a advertência que o Senhor faz aos moabitas, acusando-os de orgulho e autossuficiência. Como juízo, todo o povo sofrerá, com gemidos e agonia.
Um líder soberbo faz o seu povo gemer de agonia, angústia, e dor. Enquanto isso, um líder humilde, que sabe ouvir as necessidades do seu povo, que dá atenção devida aos seus conselheiros, conduz seus liderados em harmonia, segurança e prosperidade. Pois sabe lidar, com suas queixas, dificuldades e angústias.
O líder soberbo, que se acha superior aos seus liderados, coloca seu povo em grande angústia por não entender suas necessidades e por não estar aberto a ouvir sugestões.
Precisamos estar atentos a isso!
Todos somos líderes de alguém, nem que seja de nós mesmos. Sendo assim, devemos ter o cuidado de não agirmos com soberba.
Podemos ser incisivos, usar autoridade, conduzir decisões, mas precisamos ser abertos a ouvir e humildes no trato, uns com os outros.
3. É um poço de confusão – Provérbios 13:10
O terceiro motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é porque ela é um poço de confusão, como nos mostra Provérbios 13:10, nos dizendo que da soberba só colhemos confusão. Em contrapartida, quem busca conselho é sábio.
Roboão, filho e sucessor de Salomão pegou o reino de Israel no seu melhor momento. Quando havia mais riqueza, as melhores alianças, o templo de Deus estava construído, Deus o havia recebido com prazer, o palácio estava construído, inúmeros aliados garantiam a paz entre os reinos, enfim, ele recebeu o reino no melhor momento.
Mas por ser soberbo, por não saber ouvir as pessoas, por se achar superior aos outros e por colocar ao seu lado conselheiros que não o ajudavam, ele foi o promotor da grande divisão que houve no meio do povo de Deus.
No reinado de Roboão, Israel deixou de ser apenas um reino e passou a ser dois, com a divisão das tribos do Norte (Israel), formado por 10 tribos. E o reino do Sul (Judá), formado por Judá e Benjamim.
Com o tempo, o Reino do Norte sumiu completamente. O que hoje se conhece de Israel, é o reino do sul, Judá. Por isso o remanescente de Israel, são chamados de judeus.
O que isso nos mostra?
Que o rei Soberbo atrai confusão para sua liderança. Quando o líder é soberbo, os liderados não vivem em paz, sempre tem confusão.
Mas quando o líder é humilde, mesmo com as diferenças, ele mantém o ambiente em bastante ordem, pacificado. Um bom líder sabe lidar com a tensão, eliminando a competição desleal sem contudo, comprometer a produtividade.
4. É alvo do juízo de Deus – Sofonias 2:9,10
O quarto motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é que ela é alvo do juízo de Deus, conforme está escrito em Sofonias 2:9,10.
No texto de Sofonias, vemos que por causa da soberba o Senhor Deus envia juízo sobre a nação e permite que eles sejam saqueados.
O juízo de Deus, é algo que não vamos querer atrair sobre nossas vidas. Para que isso não aconteça, devemos manter a humildade sempre com um coração inclinado a obediência.
Não importa o nível em que estamos na sociedade, o cargo que ocupamos ou o ganhamos, devemos permanecer humildes e dependentes do Senhor, porque não houve rei em Israel como Salomão e quando ele se ensoberbeceu o Senhor Deus se apartou dele.
5. Deus odeia a soberba – Provérbios 8:13
O quinto e o último motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é porque Deus a odeia, como nos mostra Provérbios 8:13. Aqui, a Bíblia Sagrada o Senhor odeia a soberba e a arrogância.
Deus aborrece pessoas arrogantes, que veem a si mesmos como superiores a outras. Foi esse um dos motivos pelos quais Satanás foi expulso do Céu com seus seguidores.
Se não quisermos ter o mesmo futuro, precisamos nos manter dependentes do Senhor!
Amém…PAlavra abençoada. Glórias ao nosso Deus.