A atitude correta pode nos levar a alcançar os nossos objetivos. Quando um novo ano está chegando vemos muitas pessoas que querem mudanças, mas que não planejaram quais serão as atitudes que as levarão as estas mudanças.
Mesmo tendo muitas boas intenções e metas palpáveis, se a atitude errada não for corrigida, a boa expectativa provavelmente será frustrada.
Para ter uma noção da importância da atitude, veja o seu significado:
- maneira como o corpo (humano ou animal) está posicionado; pose, posição, postura.
“guerreiros em a. de ataque”
- comportamento ditado por disposição interior; maneira, conduta.
“a. arrogante, passiva”
Ou seja, refere-se a nossa postura corporal ou interior. Neste estudo, vamos analisá-la sob a perspectiva interior. O quão importante é ter as atitudes corretas?
Elas são determinantes, por isso, é muito importante que você leia até o final e assista ao vídeo, ok? Então “VAMO!”
A Atitude Correta é FUNDAMENTAL
1. Servo – Filipenses 2:5
A primeira atitude que devemos desenvolver de maneira saudável e persistente na nossa vida é a atitude de servo, como vemos em Filipenses 2:5.
Perceba que quando o Apóstolo Paulo afirma que a nossa atitude interior deve ser como a do Senhor Jesus, ele está nos indicando uma direção muito clara de como nós devemos sentir e agir, ou seja, aponta qual deve ser o nosso posicionamento.
E a marca maior do Senhor Jesus, como ser humano, é a postura de servo. Mesmo sendo Deus, Ele desenvolveu a atitude de servo, passando por toda provação que passou a fim de cumprir a missão que lhe foi dada.
Por isso, sirva às pessoas, seja servo, tenha um coração submisso, humilde e inclinado ao propósito de Deus.
2. Amor ao próximo – Filipenses 2:2,3
Ainda nessa linha de raciocínio, entra em pauta o segundo grande mandamento: amar ao próximo (Filipenses 2:2,3).
A Igreja Brasileira é muito grande e extremamente grande frutífera. Sendo assim, podemos melhorar e muito. Principalmente, se praticarmos os ensinamentos deste versículo.
Se nós mudarmos a nossa atitude e sentirmos como Jesus, tendo um posicionamento de servo vamos chegar muito longe. Mas, cuidado com a sua motivação.
A nossa atitude não deve ser fazer as coisas na igreja ou na nossa sociedade, no geral, por contenda ou por vanglória, buscando o posicionamento do nosso próprio nome.
Mas devemos agir como que por humildade, cada um se considerando os outros superiores a si mesmo.
3. De obediência à lideranças – Efésios 6:1
A terceira atitude que devemos ter para termos “sucesso” na nossa vida é desenvolver a obediência as lideranças, como mostra Efésios 6:1.
Isto é, devemos obedecer as lideranças impostas, às pessoas que são como mentores para as nossas vidas e aos nossos pais naturais (está dentro dos dez mandamentos). Precisamos ser submissos, ter um coração amável e disposto a ajudar.
Sendo assim, não seja promotor de divisão, de contenda ou mesmo de fofoca contra autoridades. Não faça isso!
Seja promotor de obediência!
4. De posicionamento firme – Gálatas 2:11,12
Outra atitude é você precisa se posicionar firmemente com relação ao proposta que Deus pôs em seu coração com relação a visão (Gálatas 2:11-12).
Paulo diz que resistiu à Pedro na cara e o confrontou.
Visto que Pedro estava agindo como uma pessoa de duas caras, uma pessoa quando na presença dos da circuncisão e outra quando eles não estavam.
Paulo fez isso, pois, era um homem de convicções, de posicionamento firme. E, foi por ser assim influenciou tantas pessoas.
Então, se você quiser ser relevante na sua comunidade cristã e fazer a diferença na vida das pessoas você precisa se posicionar. Seja autêntico!
5. De adoração – 2 Crônicas 29:28
E, por fim, para triunfarmos precisamos também desenvolver ainda mais o sentimento, a atitude de adoração, como está escrito em 2 Crônicas 29:28.
No texto é interessante notar que eles se prostraram. Ou seja, a adoração deles foi acompanhada de uma disposição corporal visível.
Expressões de adoração corporais é algo que precisam ser desenvolvidas. A adoração deve sim ser interior, em Espírito e em verdade mas, ela reflete no nosso corpo, nas nossas atitudes.
Por isso, tenha uma atitude de adoração! Nosso corpo, nosso sentimento, nossa atitude deve ser de adoração ao Senhor.
Mude as atitudes e os hábitos que não estão contribuindo para o seu crescimento, que lhe tiram do propósito e você vai colher muitos bons frutos ao longo de sua vida.
Conclusão
Para uma vida incrível em Deus, precisamos ter a atitude correta, influenciada pelo Espírito, que está sujeita aos princípios bíblicos. Há muitos cristãos com bons sonhos, boa visão, mas com a atitude errada.
Nosso comportamento interior está diretamente ligado aos nossos resultados. Observe o exemplo de Sansão. Ele não viveu a plenitude do que Deus lhe havia preparado por ter uma atitude errada com relação aos dons que recebeu.
Já Davi seguiu a rota contrária!
Mesmo quando errava, mantinha a atitude correta, de servo arrependido, submisso.
A Palavra de Deus é sensacional!
Se formos obedientes aos seus princípios e deixar que nossa atitude seja moldada por ela, subiremos os montes como as águias.