O profeta Elias é um exemplo de relacionamento e dependência profundos, com Deus. Como representante dos profetas no Antigo Testamento, ele é um dos personagens mais destacados da história bíblica, e não para menos.
O profeta Elias surge na história de Israel, num momento em que o povo está longe do Senhor e desviado de seus caminhos. Grande parte dessa culpa, recai sobre o rei Acabe e Jezabel, sua mulher.
Com muita ousadia e cheio do poder de Deus, Elias os confronta e seguido pela aprovação do Senhor, faz grandes coisas que repercutem em toda a nação.
Contudo, o profeta nunca deixou de ser humano, gente.
E como qualquer um de nós, teve de lidar com muitas crises.
Quero conversar com você sobre isso, neste estudo. Portanto, é muito importante que você leia até o final e assista ao vídeo, pois ele é determinante para a compreensão do assunto.
E não esqueça de INSCREVER-SE NO CANAL e me seguir no Instagram.
5 VERDADES Sobre o Profeta Elias
1. Palavra profética poderosa – 1 Reis 17:1
Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.
2. Sustentado por Deus – 1 Reis 17:3-9
“Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.
Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”.
E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.
Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.
Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.
Então a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.
3. Agente de milagres – 1 Reis 17:13-16
Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.
Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “.
Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.
Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.
4. Um ser humano – 1 Reis 19:3-7
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. “
Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”.
Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”.
5. Coração sensível – 1 Reis 19:11-13
O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? “
Conclusão
O profeta Elias nos ensina muitas coisas: a buscar o poder de Deus, ser sensíveis a Sua voz, ser dependentes, mas também a ser gente e encarar nossas crises com sinceridade.
Muitos cristãos se revestem de uma espiritualidade exterior de super-homens e super-mulheres, na tentativa de impressionar.
Quando as adversidades vem, eles negam e não pedem ajuda para não demonstrar vulnerabilidade.
Leia também:
Conheça o Antigo Testamento Comentado
O que é o Holocausto na Bíblia?
Dízimos e ofertas devem ser entregues hoje?
Com Elias, eu aprendo que nada disso importa. O que importa é a autenticidade. Quem você é de verdade, diante das pessoas ou longe delas.
Um caráter sincero, jamais será rejeitado pelo Senhor.