Pouco tempo depois da minha conversão, Paulo apóstolo de Cristo, já havia se tornado uma inspiração para mim. E não sou o único, o apóstolo Paulo é a inspiração de bilhões de cristãos ao longo da história.
Não é sem causa, após o encontro com o Senhor Jesus, ele foi completamente transformado, e de perseguidor passou a perseguido.
Após sua conversão, Paulo apóstolo de Cristo, foi duramente perseguido pelos judeus, além disso, enfrentou várias dificuldades na saúde e nas viagens que fez.
Ele é o autor de 2 terços do Novo Testamento, e o Evangelista mais notável da história da Igreja. Assim sendo, temos muito a aprender com o apóstolo Paulo.
Em algum momento da sua vida, ele se sentiu tão cheio da presença de Deus, que declarou:
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
Sua vida de devoção ao Evangelho é uma fonte de inspiração para todos os cristãos que desejam viver plenamente a vontade de Deus.
Neste estudo, quero analisar com você como se deu o ínicio da jornada do apóstolo Paulo e sua conversão ao cristianismo. Para compreensão do assunto, é importante que leia os textos bíblicos abaixo, ok?
Então “BORA!”
1. De perseguidor a perseguido – Atos 9:2-6
Paulo indo no caminho, perto de Damasco, foi subitamente cercado por um resplendor de luz do céu, que o fez cair em terra.
Caído Paulo ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
O Senhor então se apresenta a Paulo e tremendo e atônito, Paulo se coloca a disposição da Obra do Senhor, passando se perseguidor para perseguido.
2. Pregando nas sinagogas – Atos 9:20-22
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
3. O receio da Igreja – Atos 9:26-29
E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,
E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.
4. A importância de Barnabé – Atos 13:1-3
E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
5. Portas abertas – 1 Coríntios 16:8,9
Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes;
Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.
Conclusão
Através de Paulo apóstolo de Cristo, o Espírito Santo nos mostra que não há ninguém que Ele não possa transformar e usar para Sua glória.
Na conversão do apóstolo Paulo vemos a soberania de Deus em ação. Ele estava indo à Damasco para matar e aprisionar cristãos, mas Jesus o apareceu e alterou a rota.
É isso que Ele faz em nossa vida. Ele cruza nossa caminho e altera a rota.
O impacto da presença de Jesus Cristo em nossas vidas é impressionante. Quem jamais diria que Saulo seria cristão, e não apenas isso, seria um dos seus grandes divulgadores?
Pois é!
Deus é assim, quando Ele quer, Ele faz e ninguém pode impedi-Lo.