Muitos cristãos querem saber como descansar em Deus, embora conheçam a teoria sobre como fazer, não confiam o suficiente para executar o descanso.
Descansar em Deus não um princípio novo, pelo contrário, foi uma das primeiras determinações do Senhor à humanidade.
Na verdade, o descanso faria parte do seu dia-a-dia, por meio do sábado, como nos mostra Gênesis 2:1-3. Como relação a isso leia o comentário oabaixo:
Dia em que se suspendia o trabalho habitual, para ser dedicado especialmente ao culto a Deus e ao descanso. O nome hebraico é shabbat, que passou ao grego como sabbaton e ao latim como sabatum, de onde vem o português “sábado”. A palavra hebraica se relaciona com o verbo da mesma raiz que significa “cessar”, “deixar de fazer algo”, “descansar”. (Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil).
Neste estudo, quero conversar com você sobre como descansar em Deus e porquê. Para isso, lhe convido a ler as referências bíblicas e assistir ao vídeo, pois eles são fundamentais para a boa compreensão do tema, ok?
Então “PARTIU!”
4 VERDADES Sobre Como Descansar em Deus
1. A importância do descanso – Gênesis 2:1-3
Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Deus estabeleceu o descanso como algo que fizesse parte do dia-a-dia da humanidade e inclusive o abençoou. Ao contrário do que muitos pensam, o descanso é fundamental para o mehor rendimento.
2. Ser grato ajuda – Deuteronômio 5:15
Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.
Para descansar em Deus é preciso ter uma memória grata, para lembrar de tudo quanto Ele já fez. Se você for capaz de ser grato a Deus, descansará nEle.
3. Tempo de descanso – Levítico 25:2-7
“Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou, a própria terra guardará um sábado para o Senhor.
Durante seis anos semeiem as suas lavouras, aparem as suas vinhas e façam a colheita de suas plantações.
Mas no sétimo ano a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor. Não semeiem as suas lavouras, nem aparem as suas vinhas.
Não colham o que crescer por si, nem colham as uvas das suas vinhas que não serão podadas. A terra terá um ano de descanso.
Vocês se sustentarão do que a terra produzir no ano de descanso, você, o seu escravo, a sua escrava, o trabalhador contratado e o residente temporário que vive entre vocês,
bem como os seus rebanhos e os animais selvagens de sua terra. Tudo o que a terra produzir poderá ser comido.
Não devemos dar descanso apenas ao nosso corpo, mas as pessoas que estão a nossa volta, ou as nossas ferramentas. Descanso com qualidade aprimora suas habilidades e lhe faz refletir sobre o que realmente importa, além de ser fundamental para o estabelecimento de novas metas.
4. É preciso crer – Hebreus 3:10-12
Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: Os seus corações estão sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.
Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
Para descansar em Deus é preciso crer nEle. No deserto, por mais que o Senhor cuidasse dos israelitas, mas eles reclamavam. Até que, Deus se irou e determinou que aquele povo jamais entraria na Terra Prometida.
Conclusão
Muitas pessoas querem saber como descansar em Deus, mas quando o sabem, não tomam as decisões necessárias.
Fazemos como os israelitas no deserto, quando o maná caí, queremos garantir que não precisaremos de Deus, e colhemos tudo quanto podemos e não o necessário.
Descansar em Deus é confiar que o necssário não vai faltar. É crer que o Senhor cuidar de nós. Obviamente, precisamos estudar, trabalhar e respeitar os princípios do desenvolvimento do ser humano.
Leia Também:
Por que precisamos ter cuidado com a lúxuria?
Como lidar com as crises da vida?
O relacionamento cristão e a vontade de Deus
Contudo, não é necessário viver para estas coisas.
Podemos conciliar, e desfrutar a jornada enquanto a trilhamos, descansando em Deus.