Você deve entregar sua alma ao cuidado de Deus. Você já parou para pensar que existe essa conexão natural entre a nossa alma e Deus? Acredito que sim.
Bem, a alma humana recebe grande atenção nos textos sagrados da Bíblia, aparecendo cerca de 130 vezes. Muitas dessas referências ligam-na e Deus, como sendo ela satisfeita plenamente apenas em Seu Criador.
O dicionário de Strong a define da seguinte forma:
- Princípio de vida. 2. substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança; fonte de todos os atos humanos. 3. Pessoa considerada como dotada de afetos e paixões.
Em seu ensino, Jesus exige que amemos a Deus com todo nosso “coração, alma e entendimento”. Ou seja, ela é uma parte vital de nosso relacionamento com Deus.
Por isso, neste estudo quero conversar com você sobre ela. Para isso, peço que leia as referências bíblicas e assista ao vídeo até o final, para que possa ter compreensão total do assunto, ok?
Então “PARTIU!”
4 VERDADES Sobre a Alma
1. Pertence a Deus – Ezequiel 18:4
Devemos entregar a nossa alma a Deus porque ela pertence a Ele, como lemos em Ezequiel 18.4.
O centro da emoções de todo ser humano foi criado por Deus, quer reconheçamos isso ou não. Com isso, a uma ligação natural entre ela e o Criador, daí o fato de que naturalmente a maioria de nós procura o transcedente.
Deus colocou dentro de nós esse desejo!
É muito interessante que o texto também afirma que a “alma que pecar essa morrerá”. Perceba que quando nós vivemos uma vida longe de Deus, somos tristes, amargurados e irritados. Mas, a presença de Jesus altera completamente essas características.
Por isso que para desfrutar dessa vida em todos os aspectos, precisamos desenvolver relacionamento sadio com Ele, pois de outra forma, seremos sempre vazios e incompletos.
2. Cuidada por Deus – Salmo 107:9
A maioria de nós vive de ‘ansiedade em ansiedade’. Estamos à todo momento buscando algo, precisando de algo, preocupados com algo.
Mas isso não seria necessário, se colocassémos nossas ansiedades na presença de Deus. É ele quem nos sacia, provendo tudo o que precisamos para uma vida de satisfação.
Então, o segundo motivo pelo qual você deve entregar sua alma ao cuidado de Deus, está escrito em Salmos 107:9. Onde fica claro que Deus cuida de nós, nos saciando e nos deixando plenamente satisfeitos.
Servimos a um Deus bundante e cuidadoso que tem prazer em nos ajudar, assim como um pai a seu filho.
Então, se você deseja uma alma farta precisa se entregar a Deus.
No livro de Salmos, vemos que o Salmista totalmente entregue ao relacionamento com Deus. Em um dia mal, ele olha para si mesmo e conversa com a sua alma. E, pergunta por que está tão abatida e perturbada. E, declara “Espera em Deus pois, ainda O louvarei”.
Nesta conversa, o Salmista direciona a sua alma para DEUS. Para onde você tem direcionado a sua alma?
Há pessoas que em momentos dificeis se entregam a outras pessoas, a prostituição, a bebida, enfim. Mas, o salmista nos aponta o melhor caminho: Esperar em Deus. Somente Deus pode saciar a sua alma.
3. Poder para santificar a alma – 1 Tessalonicenses 5:23
Apenas um relacionamento profundo com Deus pode manter nossa alma santificada. Da mesma forma que ela é o centro de nosso relacionamento com Deus, é também o alvo das tentações e do pecado.
Somente a presença do Espírito Santo pode santificá-la e direcioná-la para aquilo que é agradável a Deus, pois, naturalmente ela deseja o que é pecado.
Isso acontece, porque após a queda, todos os seres humanos passaram a ser depravados e maus.
4. Com a Alma exaltamos a Deus – Salmo 103:2
Uma das grandes lições do Salmista é o fato de que ele conversava com sua alma e a encorajava a amar a Deus, a confiar em Deus e a adorá-lo.
Muitos de nós vive desencorajando a si mesmo.
Pensam, acerca de si mesmo, com muita negatividade, não veem perspectiva de futuro e acreditam na declaração diabólica de terceiros que dizem: “você nunca vai ser nada!”
Confesso que enfrentei isso!
Mas após a conversão, a ministração da Palavra de Deus e a presença do Espírito Santo, alteraram completamente esta perspectiva e hoje, minha alma sarada e cheia de vida e esperança, adora a Deus.
A atitude de gratidão fez toda a diferença na minha vida. A negatividade deu lugar à gratidão e ao louvor.
Conclusão
Você e eu podemos colocar nossas emoções na “rua da amargura” com músicas de sofrência. Passando o dia e a noite declarando que não somos amados e que niguém nos quer.
Mas saiba que isso é mentira do Diabo!
Somos amados por Deus e intensamente.
Tanto que Ele entregou Jesus como sacrificío perfeito para nos reconectar a Ele.
O melhor lugar do mundo para colocar a nossa alma, é na presença de Deus. NEle, ela estará segura e satisfeita, sempre. O Senhor é um refúgio eterno para os que confiam em Seu amor leal.
Amo meu pai Jesus Cristo que está no céu,