A frustração tem feito muitas vidas na história da humanidade pelas mais diversas razões. Mas a maioria delas tem motivos bem justos. As desigualdades sociais, as injustiças, perdas inesperadas e muitos outros fatores podem causá-la.
A questão é como enfrentar este mal?
A Bíblia nos aponta um caminho seguro por meio de seus conselhos de sabedoria. Neste estudo, quero compartilhar alguns deles com você.
Para isso, peço que leia as referências bíblicas e assista ao vídeo atá o final para ter uma boa compreensão do assunto, ok?
Então “PARTIU!”
4 CONSELHOS Para Lidar Com a Frustração
1. Frutração é uma questão de perspectiva – Neemias 8:9
E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
Após o retorno do cativeiro, muitos judeus lamentavam por Jerusalém está em ruínas, outros louvavam a Deus pelo recomeço.
A frustração terá na nossa vida a força da nossa perspectiva. É você quem decide como vai encarar os resultados negativos e as circunstâncias inesperadas.
Eu e Carol, por exemplo, perdemos nossa primeira gravidez. Nunca me preparei para isso, foi horrível. Mas no processo de restauração o Espírito Santo me apontou duas escolhas, ou eu lutava para ver a restituição ou me entregava a dor e lamentação.
Foi frustrante perder o bebê, mas foi incrível engravidar de novo e ver Nicolas nascer. Vamos perder muitas batalhas, mas isso não significa que somos perdedores, porque em Cristo somos mais que vencedores.
2. Encontre um novo motivo – Neemias 8:10
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.
Se o motivo que lhe ajudava a acordar todos os dias e levantar da cama com vontade de viver, se tornou em uma grande frustração, não se entregue a lamentação.
Encontre um novo motivo!
Neemias encorajou os judeus que choravam a: comer, encontrar com os amigos e se divertir, e o motivo que esse grande líder deu foi: “a alegria do Senhor é a nossa força”.
A energia que precisamos para viver não vem das circunstâncias, ela vem de Deus. Tudo o que precisamos para ser satisfeitos e plenos vem dEle.
Se você precisa de um novo motivo, propósito, ore. O Senhor com certeza lhe apontará um novo caminho.
3. Sendo uma pessoa sincera e realista – 2 Samuel 12:19-23
Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
O rei Davi era um profundo homem de Deus. Um adorador muito à frente do seu tempo. Diante das consequências do seu erro, nunca disse que Deus era injusto, pelo contrário, confessou seu pecado.
Enquanto o filho do adultério agonizava entre a vida e a morte, Davi orava, chorava, jejuava, pedindo que o Senhor tivesse misericórdia da criança.
Quando ela morreu, o rei tomou banho, colocou as vestes reais, comeu e seguiu sua rotina. Admirados com sua atitude, os súditos perguntaram porque mudou de atitude tão rapidamente.
Noutras palavras, Davi disse que enquanto a criança estava viva, havia esperança, mas agora que havia morrido, nada podia fazer.
Não alimente frustração daquilo que não pode mudar.
4. Olhando para o futuro – Filipenses 3:13,14
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Muitas coisas na vida não vão sair do jeito que imaginamos, mas se ficarmos presos ao passado não chegaremos a lugar algum.
Nosso foco deve estar no futuro, naquilo que ainda não é realidade e em como nossas escolhas atuais podem influenciar.
O apóstolo Paulo, o maior evangelista cristão de todos os tempos, cultivava essa hábito. Estava sempre olhando para frente, pois seu objetivo era viver toda a vontade de Deus.
Conclusão
A frustração é, em muitos casos, alimentada pela inércia. Quando mais focamos no que não saiu como queríamos, mas tempo demoramos para seguir em frente.
Se quiser vencê-la, precisa mudar rapidamente sua atitude. Tentar tirar lições do que não deu certo, sem se autoflagelar e encontrar um projeto pelo qual vale a pena lutar.
Leia Também:
Valorize a Palavra de Deus em sua vida
Exemplos de Caráter inspiradores
Os benefícios da Aliança com Deus
Os 4 Hábitos do Cristão que ora
Em todo o processo, não existe Conselheiro melhor que o Espírito Santo. Sua presença nos guia e consola em meio à todas as lutas da vida.