Uma das batalhas mais duras da vida é a morte de pessoas que amamos. Mas ouvindo a voz de Deus no luto podemos receber direção sobre o que fazer. O Senhor nos chama a reação, para seguir em frente.
O consolo de Deus no luto é determinante para que possamos suportar a dor da perda e a saudade e há pelo menos 4 verdades que precisamos saber para enfrentar este momento tão difícil da vida.
Ouvindo a Voz de Deus no Luto em 4 VERDADES
1. Chamados para continuar
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. (Josué 1:1,2)
Quando perdemos alguém que amamos muitos de nós fica desorientado, sem rumo, sem ânimo. A depender da importância da pessoa, muitas vezes somos tentados a parar.
Moisés era a voz, o ouvido, a boca e o poder de Deus entre os israelitas no deserto a morte dele com certeza provocava um grande abalo. Mas quando Deus falou com Josué para sucedê-lo, ouviu o Senhor o chamando a continuar.
O mesmo acontece conosco!
Ouvindo a voz de Deus no luto seremos chamados a continuar, seguir em frente. Há promessas a ser conquistadas ainda.
2. Chamados para crescer
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. (Josué 1:3,4)
Ouvindo a voz de Deus no luto seremos chamados não apenas para continuar, mas também para crescer. É o desejo de Deus que cresçamos. Não podemos estagnar em meio à dor da perda.
Há muito espaço para crescer ainda, e o Senhor quer que sigamos em frente com a força de Cristo.
3. Jamais será sozinho (a)
Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. (Josué 1:5)
O medo de não dar conta e a solidão muitas vezes quer nos cercar quando perdemos alguém que amamos. Mas ouvindo a voz de Deus no luto vamos perceber que jamais estaremos sozinhos.
O Senhor está conosco em todo momento, tanto para nos dar amparo emocional como de Sua presença.
O Deus que ajudou Moisés é o Deus que nos ajuda!
4. SEJA FORTE!
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. (Josué 1:6)
Não será simples, nem fácil!
Haverão muitos desafios, exigentes, difíceis!
Por isso ouvindo a voz de Deus no luto, perceberemos que é necessário ser forte. Nada de se entregar a dor, ao sofrimento ou a fragilidade extrema.