Muitos cristãos tem medo de falar sobre Jesus aos seus parentes, amigos e nos mais diversos tipos de relacionamentos. Sentem-se inseguros, com vergonha, não sabem o momento certo, enfim.
Ainda por não conseguir falar sobre Jesus, muitos se sentem extremamente frustrados, e questionam até mesmo se são cristãos autênticos ou apenas religiosos.
Há também um outro grupo, que tem medo de falar sobre Jesus, mas que já se acostumou a isso.
Meu objetivo neste estudo, é lhe ajudar a vencer este bloqueio e fazer com que você seja uma testemunha ativa do Senhor Jesus.
Como Vencer o Medo de Falar Sobre Jesus Com 4 Hábitos
1. Sendo testemunha
“Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”. (Atos 4:20)
Quando era mais jovem, eu tinha um preconceito muito grande com a Igreja Universal do Reino de Deus. Dizia que as pessoas de lá não eram cristãs, que eram ladrões enfim.
Falava mal a todo momento.
Até que tive duas experiências que mudaram minha atitude.
A primeira, estava evangelizando e bati à porta de um casal. Eles nos contaram sua história de como haviam conhecido a Jesus.
A esposa, estava completamente alucinada. Ela surtava, do nada. Ficava irreconhecível.
Até o dia um que receberam a visita de alguns obreiros da Universal, que oraram pela mulher e nunca mais ela teve nenhuma crise.
O casamento, a família e todo o demais foram restaurados pelo poder do Nome de Jesus.
O outro, foi em outra cidade.
Mas dessa vez, foi uma mãe. Muito humilde, quando entrei para conversar sobre Jesus, ela já era convertida. Surpreso, perguntei como ela havia conhecido Jesus e ela me disse que foi através da cura de sua filha.
A menina tinha uma doença que deixava sua pele cheia de feridas profundas, ela me mostrou a foto.
Certo dia, ela recebeu a visita dos obreiros da Igreja Universal que oraram e ungiram a menina. Alguns dias depois sua pele estava completamente limpa, e ela nunca mais havia enfrentado o problema.
Daquele dia em diante, decidi que jamais falaria mal de nenhuma Igreja que anunciasse o nome de Jesus.
Como disse Hudson Taylor: “Produzir frutos exige suportar cruzes. Não há dois cristos: um acomodado para os cristãos acomodados e um que luta e sofre para os cristãos superiores. Há um só Cristo”.
Para vencer o medo de falar sobre Jesus, basta dizer o que Ele fez em sua vida.
2. Tornando natural
“…tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua! ” (Atos 2:11)
Fale sobre Jesus na linguagem que as pessoas ao seu redor estão acostumadas a ouvir. No dia de pentecostes vemos o oposto do que aconteceu na Torre de Babel, quando o Senhor confundiu a línguas.
Em pentecostes vemos Deus tornar o Evangelho compreensível a todas as expressões idiomáticas que estavam presentes em Jerusalém.
Sobre isso, o apóstolo Paulo diz o seguinte: “E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei”. (1 Coríntios 9:20);
Para vencer o medo de falar sobre Jesus, seja uma pessoa humilde, se importe em ouvir as pessoas e fale de forma que entendam.
3. Praticando
Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. (Lucas 10:1)
Para perder o medo de falar sobre Jesus você precisa estar entre aqueles que ele envia. É necessário praticar. Envolva-se com ministérios de evangelismo e missões, mesmo que de início não fale nada, ver outras pessoas falando vai lhe ajudar no desenvolvimento.
Veja o que disse Reinhard Bonnke: “Não pregar o Evangelho significa que estamos escondendo o remédio do paciente”.
Quando você anuncia o Evangelho, o poder de Deus é ativado em sua vida. O próprio Deus coopera com você.
4. Amando-o
As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. (Mateus 28:8)
Você não deixa de falar sobre ninguém ou nada que você ame. Por isso, falo tanto em minha ministrações do YouTube sobre Carol e Nicolas, porque eu os amo.
Falar sobre quem amamos é algo natural.
Jonathan Edwards disse algo muito profundo sobre isso: “Saio para pregar com dois objetivos em mente. Primeiro, que todas as pessoas deem sua vida a Cristo. Segundo, quer ninguém mais lhe entregue a vida ou não, estarei entregando-lhe a minha”.
Jesus venceu a morte, este fato não pode ser silenciado.
Maravilhada fiquei eu, de encontrar aqui respostas para minhas dúvidas sobre como falar de Jesus; e aliviada de encontrar alguém que já agiu como eu agi sobre as coisas de Deus, até há poucos dias, e descobri que estava equivocada. Gratidão por esse canal de sabedoria.