Estamos cercados de muita oposição e lutas, todos os dias somos desafiados. Mas lhe encorajo dizendo: tenha ousadia para ser testemunha de Jesus. Não se intimide!
Como filhos, recebemos o Espírito Santo que nos capacita a ser filhos e filhas, com ousadia e atitude para anunciar o Evangelho com nossa vida.
Neste estudo quero lhe mostrar alguns motivos pelos quais precisamos ter ousadia em Cristo
Tenha ousadia por 4 motivos
1. Para vencer oposição
De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”. (Atos 4:27-30)
Os apóstolos oram, pedindo que o Senhor os ajude a vencer a oposição. Se nos acomodarmos ao “lugar de respeito”, de não querer ferir ninguém ou manter tudo na zona de conforto, jamais pregaremos o Evangelho.
Ao contrário daquilo que a maioria de nós faz, eles não se conformaram. Ao receber a oposição dos líderes judeus, a Igreja se colocou em oração e clamou a Deus que os ajudasse a vencer, e venceram.
Tenha ousadia para utilizar o Nome de Jesus e o seu poder. Ele certamente tem prazer em abençoar seus filhos.
2. Uma marca dos justos
O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. (Provérbios 28:1)
Como justificados em Cristo, devemos ser revestidos com a coragem do Espírito Santo. A marca do ímpio é a confusão e a falta de fundamentos inabaláveis, tudo em que o ímpio se apóia é móvel.
Tenha ousadia em Cristo para viver e enfrentar as muitas lutas da vida. Como disse Martinho Lutero: “A fé verdadeira e viva, que o Espírito Santo coloca no coração, simplesmente não pode ser inoperante”.
Não somos o povo que foge, somos o povo que luta.
3. Para falar
Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. (2 Coríntios 3.11,12)
No deserto os israelitas receberam de Deus uma aliança cravada nas tábuas de pedra, e por causa da incredulidade muitos não alcançaram a promessa. Nós porém, estamos debaixo de uma aliança superior em glória.
Não devemos cobrir o rosto, como fez Moisés ao descer do monte, mas mantê-lo descoberto para que as pessoas vejam o poder de Deus através de nossas vidas. Como disse Lionel Fletcher: “O direito de primogenitura do cristão é o poder do Espírito Santo”.
Tenha ousadia e use suas palavras para: abençoar, edificar, destruir e amarrar.
4. Para orar
E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte. (Gênesis 18:31)
Tenha ousadia para interceder por aqueles que estão perecendo. Ao receber a notícia de que Sodoma e Gomorra seriam destruídas, Abrão intercede, três vezes, pedindo que o Senhor poupe os justos, e é ouvido. O Senhor poupa a Ló e sua família.
Precisamos derramar nossos corações em oração diante do Senhor para que Ele tenha misericórdia das nações. Como disse Charles Finney: “Sem muita oração e lágrimas não há avivamento”.
Abraão foi ousado em sua intercessão e Deus a ouviu.