As muitas dificuldades da vida roubam de nós, em muitos casos, a esperança e o futuro. E como fazem isso? Destruindo nossa perspectiva de que Deus.
Em Jeremias Capítulo 29 o povo de Deus está completamente desanimado, vivendo como escravo, sob o jugo da Babilônia. E, eles acreditam que não vão ficar ali por muito tempo, mas uma carta vinda da parte de Deus diz o contrário.
E é nesse contexto que o Senhor Deus diz a eles: eu tenho pensamentos de paz para vocês e não de mal. Eu tenho esperança e futuro.
Será que no meio das tribulações do nosso dia a dia , na maior catástrofe que nos cerca, pode Deus ali ter esperança e futuro para mim e para você? COM CERTEZA!
1. Cresçam
O Capítulo 29 de Jeremias é uma carta escrita pelo profeta para dizer ao povo que o tempo no cativeiro vai durar um longo tempo, até que se cumpra o tempo que Eu determinei do cativeiro, 70 anos.
E então, através da carta o Senhor os orienta. No meio da aflição dá instruções: construam casas, plantem, casem e multipliquem (v. 5,6)
Percebam, que o Senhor Deus está dando ordens práticas ao seu povo, ou seja, o desenvolvimento de sua vida como sociedade deveria acontecer mesmo num contexto completamente desfavorável.
Deus está dizendo mesmo como escravos, mesmo debaixo de jugo, mesmo debaixo de humilhação e desonra, vocês devem crescer, construir, plantar e multiplicar.
O propósito de Deus era sarar o caráter do seu povo que havia sido pervertido com o passar do tempo.
Eu e você vivemos em uma uma nação muito difícil. Mas, cada nação, cada geografia tem o seu desafio. O desafio deles aqui era sendo um povo escolhido por Deus e está agora vivendo como escravo.
E, a mensagem do Senhor Deus para mim e para você nesse contexto é: cresça, plante, construa, multiplique, case, mesmo no meio da aflição.
O Senhor Deus permite muitas provas na minha e na sua vida com o propósito de moldar nosso caráter. Por meio das nossas lutas e Ele quer nos aperfeiçoar.
2. Seja uma benção
Em Jeremias 29.7 O Senhor Deus está dizendo: busque, seja uma benção para o contexto em que você está plantado, quer seja na escola, no trabalho, na família. Seja uma benção onde você está plantado!
No versículo 7, foram dadas duas ordens: busquem e orem. Com isso, eu e você como cidadãos brasileiros devemos buscar ser uma benção para nossa nação.
Mesmo com todas as suas dificuldades e com os todos os seus desafios o desejo do Senhor Deus é que sejamos intencionais.
Os escravos israelitas são instruídos a ser benção no lugar de sua aflição. Isso nos mostra que não é porque estamos sofrendo que vamos nos tornar pessoas amargas, não!
O nosso engano, muitas vezes, é que achamos que o lugar de benção é só a igreja. Você deve ser benção no lugar onde está plantado, mesmo sendo o lugar da sua aflição.
3. Cuidado com as mentiras
O maior problema da Comunidade Cristã brasileira é acreditar em mentiras.
Em Jeremias 29. 8,9 lemos que os escravos israelitas judeus escolheram acreditar nas mentiras dos falsos profetas a acreditar naquilo que já estava determinado, escrito naquilo que vinha por parte de Jeremias, que já tinha tido as suas profecias comprovadas das mais diversas maneiras.
O texto ainda afirma que os falsos profetas estão enganando o povo, porque o povo mesmo os encorajam. O Senhor declara: Eles estão profetizando mentira em meu nome.
Nós estamos em um contexto de tantas pessoas falando mentiras em nome de Jesus que chega a assustar. Existem tantas pessoas profetizando em nome de Jesus para outros cristãos sobre o que eles não deveriam fazer, com iresponsabilidade, sem se preocupar com o peso e as implicações que aquilo vai ter na vida da pessoa.
Os israelitas, judeus no cativeiro estavam enfrentando isso. Porque eles encorajavam os falsos profetas.
O termo que é utilizado aqui para enganar é “Nasha”, que significa ilusão, mentira falsidade.
Aquelas pessoas que estavam vivendo no cativeiro, estavam se alimentando de uma ilusão, de algo que Deus nunca disse. O mesmo está acontecendo com muitos cristãos.
Há muitos cristãos vivendo com base em ilusões, com base em profecias que Deus nunca falou, abandonando o texto sagrado para viver com base em crendices.
Quando vivemos fundamentados em ilusões o que está sobre os nossos pés é areia, e com isso não temos a certeza de esperaça e futuro. Portanto se quisermos edificar uma vida, um futuro, uma esperança precisamos crer nas escrituras e seguir o que está escrito, porque é carregado com a bênção e com a promessa de Deus.
4. Esperança e o futuro
Muitas vezes, você não quer viver o que você está vivendo, quer abandonar a situação, pular do barco e deixar tudo. Mas não é possível.
O Senhor sabe todas as coisas e o seu desejo de Deus é fazer você prosperar para que você tenha esperança e futuro.
A palavra prosperar, no original é “Shalom”. Na verdade não existe uma palavra em português que pudesse representar Shalom porque Shalom é mais para uma expressão.
Esta expressão está mais relacionada a Plenitude, completude, paz, saúde, segurança, amizade, contentamento. Ou seja, Shalom envolve o bem-estar do ser humano como um todo!
Sendo assim, Shalom não pode ser representado por uma única palavra. O Senhor Deus, no versículo 11 de Jeremias 29, está dizendo aquele povo: Eu não quero apenas que vocês sintam a minha graça ou a minha presença em determinada área da vida de vocês.
O desejo de Deus é estar com você onde quer que você esteja e que haja Plenitude – Shalom – em todas as áreas da sua vida nos relacionamentos, na saúde, nas finanças, em tudo que abrange sua vida.