Este estudo tem como tema central um Jesus Desconhecido. Você pode até se perguntar, mas, como assim? O fato é que existe uma possibilidade real de passarmos a vida inteira servindo ao Senhor Jesus, conhecendo sua palavra, indo à igreja.
E, mesmo assim sem conhecê-lo.
Inclusive na Bíblia tem um episódio, que exemplifica bem o que acabei de dizer. Onde os apóstolos já estão com Jesus há muito tempo, porém ainda não sabia quem Ele era.
Então, vamos lá!
Eu e você precisamos conhecer ao Senhor Jesus mais e mais, dia após dia.
Em João 14:9, Jesus “se impressiona” com o pedido de Felipe, sobre mostrar o Pai. Uma vez que o Senhor Jesus está ali no meio deles já a algum tempo.
O que acontece é que muito de nós podemos cometer este erro, quando perguntamos a Jesus onde Ele estás, quando Ele está ali ao nosso lado.
Podemos cometer o erro de passar anos indo à igreja, nos relacionando com o Senhor, nos relacionando com os irmãos e mesmo assim não conhecê-lo. Como aconteceu com os discípulos.
Cuidado com a religiosidade.
Pois, com o passar do tempo existe uma possibilidade muito grande de nos tornarmos religiosos e perdermos a sensibilidade.
E, para conhecer o Senhor Jesus como Ele é de fato precisamos muito mais do que conhecer o texto sagrado, embora conhecê-lo seja imprescindível.
Mas, precisamos nos relacionar com a palavra, aplicá-la nas diversas situações da nossa vida, do nosso dia a dia. Caso contrário, o conhecimento que vamos ter do Senhor Jesus é apenas um conhecimento teórico, teremos então um Jesus desconhecido aos nossos olhos.
Estamos passando por momentos em que nós precisamos conhecer ao Senhor Jesus de fato!
Precisamos construir um relacionamento com Ele, desenvolvermos comunhão e intimidade, a fim de conhecer o seu caráter.
O escritor aos hebreus chama atenção daqueles que vão receber a carta sobre como se tornaram lentos para aprender, mesmo tendo tempo suficiente para serem mestres.
E isso aconteceu não por causa da sua capacidade de aprender, é que eles não queriam mesmo, não se interessaram, se tornaram preguiçosos.
Que nós não venhamos a cair nesse erro! Pois, negligenciar esse conhecimento de Jesus pode trazer uma série de consequências graves para a nossa vida.
Existe também o perigo de o Senhor Jesus não ser suficiente para nós. Embora, queiramos o Senhor Jesus, muitas vezes não estamos satisfeitos com Ele, queremos uma coisa nova, diferente.
Jesus diz: Eu sou suficiente.
“Quem vê a mim vê ao Pai”, isso é confortador! Pois, pense no Deus que:
- abriu o mar vermelho diante dos israelitas, enquanto uma coluna de fogo impedia que Faraó os alcançassem;
- fechou o mar e os carros e cavaleiros de Israel se afogaram nas águas;
- foi até Elias e o confortou no deserto;
- fez com que Josué e Israel atravessassem o Jordão quando ele estava em cheia;
- cuidou do Povo no deserto, por 40 anos, e não permitiu que faltasse comida nem bebida e as roupas cresciam no seu corpo;
- você conhece por todo o antigo testamento.
Esse, é o mesmo Deus que se revela em Jesus no Novo Testamento! Jesus é mais que suficiente!
Não vamos cair na tentação de ter Jesus conosco e Ele se tornar para nós um Jesus desconhecido. Que possamos deixar que o Espírito Santo fale ao nosso coração de forma que tenhamos o coração sensível a quem o Senhor Jesus é.
De forma, que Ele possa falar aos nossos corações verdades espirituais, e que possamos viver nos nossos dias o propósito Dele para nossa vida!