E o verbo era Deus, você já parou para pensar o que isso significa? Há quem diga que Jesus não é Deus, que ele era apenas um profeta. Mas, o as palavras de João nos revelam acerca do Senhor Jesus é algo muito profundo.
Neste artigo eu quero fazer uma análise cuidadosa desse trecho, porque a percepção correta sobre quem é Jesus pode mudar completamente a sua vida e o seu relacionamento com Deus
Então, vamos lá!
Em João Capítulo 1, versículos de 1 a 4, está escrito que no início era o verbo e o verbo era Deus. Para iniciar vamos pensar sobre o que significa a palavra “verbo”.
No hebraico é Logos significa “a palavra proferida a viva voz”, ou seja, pronunciamento pregação, anunciação que expressa uma concepção ou ideia.
Significado de Verbo
A palavra verbo era filosoficamente utilizada, no contexto em que João escreveu o evangelho, para fazer referência a uma entidade maior, há uma verdade absoluta, a uma regência do universo. O Logos era a mensagem.
Os filósofos discutiam que não havia um Logos exclusivo, uma única mensagem ou verdade, como se discute ainda hoje. Então, o fato de João vir e dizer que Jesus é o Logos, é o verbo, é a mensagem é algo muito profundo.
João estava sendo intencional. João inicia sua mensagem dessa forma e conclui na ressurreição, fato que prova que Jesus é a mensagem e a verdade, assim como endossa o fato de que tudo quanto está escrito na Bíblia Sagrada é real.
E, então João prossegue em seu discurso o verbo não é apenas uma mensagem, o verbo era Deus. Jesus não é apenas a verdade. Jesus é o próprio Deus e ele estava no princípio com Deus.
Neste momento, João vai falar sobre a Trindade. E afirma que Ele fez todas as coisas. Ou seja, por meio de Jesus tudo veio a existir, tudo se tornou real.
Os milhões de milhares de informações que os seus neurônios e os meus estão enviando agora para que nós possamos compreender essa mensagem, tudo isso gira por meio da pessoa de Jesus.
Tudo existe Nele, foi feito por Ele, para Ele e para glória de Deus.
Por isso, não subestime o poder, a grandeza e a excelência do Senhor Jesus.
Jesus não foi morto. Ele se entregou, em tudo foi voluntário. Afinal, se Ele quisesse com uma palavra sua todos os soldados teriam sido fulminados. Mas, por que, então Ele passou?
Não perca de vista esta verdade: o verbo era Deus.
Agora vemos a terceira afirmação de João, no versículo 4: nele estava a vida e a vida era a luz dos homens porque Ele se entregou.
No princípio Jesus é o verbo, mas após a entrada do pecado, precisávamos de ajuda. E, nesse contexto João afirma que Nele estava a vida.
Com isso, entendemos porque o verbo veio: para restabelecer a comunhão, veio proclamar vida.