Este texto tem como objetivo aprendermos sobre o que devemos fazer quando a tristeza quiser lhe dominar o coração, as nossas decisões. Será que a bíblia pode nos ajudar nessa área?
É fato que estamos vivendo dias muito difíceis. Onde, tanto a solidão quanto a tristeza tem cercado muitas pessoas, até mesmo muitos cristãos.
Para isso, o texto que vamos estudar se encontra em Efésios 5:17-20, que na minha opinião é o tutorial bíblico para vencer a tristeza.
Compreender a vontade do Senhor
A primeira coisa que o apóstolo Paulo diz no Versículo 17 é que “não sejais insensatos mas, procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.
O que muitas vezes nos leva a tristeza são os resultados contraditórios. Esperamos algo, temos uma expectativa e aquilo não se cumpre. É uma sucessão de maus resultados, de coisas que nós não gostaríamos de viver que acaba nos levando a uma tristeza ainda mais profunda.
Então, se você está vivendo em um momento que contribuiu muito para sua tristeza você precisa compreender qual é a vontade do Senhor.
Quando passei a entender esse princípio, ao invés de reclamar dos maus resultados eu procurei compreender qual era a vontade do senhor dentro daquilo.
Você pode fazer isso através da leitura da palavra, oração e jejum se for necessário. Procure na Bíblia histórias ou situações de homens ou mulheres de Deus que passaram por coisas semelhantes a que você está passando e veja qual foi a atitude deles.
Isso vai torná-lo com certeza uma pessoa melhor.
Não use anestesia emocional
O texto continua e o apóstolo Paulo nos dá uma conselho não use anestesia emocional, ou seja “não se embriaguem com vinho que leva à libertinagem mas deixem-se encher pelo Espírito”
E o que isso significa? É permanecer na presença de Deus mesmo triste. Elias e Jó são exemplos de pessoas que mesmo em tristeza profunda permaneceram na presença de Deus.
Perceba que quando lemos Salmos, vemos o salmista muitas vezes declarando sua tristeza, falando sobre sua dor mas não o vemos sendo irreverente, dizendo palavras que amaldiçoam a Deus.
Então vigie sobre as palavras que saem da sua boca. Comece a falar palavras de benção, liberando e recitando versículos, cantando ao Senhor Deus.
No momento da tristeza nós não devemos abandonar o culto. Como diz Tiago se está triste ore, se você está feliz cante louvores. Ou seja, quando a tristeza quiser lhe dominar você deve orar, louvando de coração ao Senhor e dando graças constantemente a Deus por todas as coisas.
O sentimento de gratidão no momento da tristeza é algo que nós precisamos gerar de forma intencional! E assim seremos felizes e plenos em DEUS.
benção de DEUS!!! que DEUS continue o abençoando irmão Diego