Neste artigo vamos aprender sobre a importância de ajudar ao próximo. Devemos lembrar que o primeiro grande mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e o segundo é amar ao próximo como a nós mesmos.
De forma que, o amar ao próximo muitas vezes passa por ajudá-lo.
Sendo assim, porque nós muitas vezes negligenciamos tanto o cumprimento desse mandamento?
Imagino que seja pela falta de conhecimento. Por isso, é tão importante conhecermos sobre este tema.
No texto de 1 João 4:19 a 21 podemos perceber algumas fatos importantes sobre a importância de ajudar ao próximo.
O versículo 19 deixa claro que o que nós temos de amor pelo Senhor Deus é fruto do amor de Deus por nós. Perceba o Senhor Deus dá o primeiro passo em direção ao homem. Desde o Éden o Senhor Deus procura o ser humano para se relacionar com ele.
E, por que devo amar ao próximo? Exatamente porque o Senhor lhe amou primeiro.
Mas, perceba que o texto aponta uma contradição: se eu digo que amo a Deus e odeio ao meu irmão eu sou mentiroso, pois quem não ama a seu irmão a quem vê não pode amar a Deus a quem não vê.
Que tremendo!
Não podemos negar que relacionamentos são complicados humano, nós somos somos desafiados. Então, o desafio aqui é amar a Deus a quem nós não vemos e amar também ao próximo que nos irrita todos os dias, que tira um pouco da nossa paz ou que muitas vezes nos ferem.
Então, o que devemos?
Seja Intencional
Para cumprir esse mandamento e ajudar ao próximo e amar ao próximo nós precisamos ser intencionais.
Por isso, que a expressão aqui é “Ele nos deu este mandamento”. E mandamento, nós não negociamos com mandamento. Com o mandamento ou nós obedecemos ou não obedecemos.
E, nesse caso quem ama a Deus deve também amar a seu irmão.
Mas, há pessoas que podem tentar se aproveitar deste mandamento por saber a importância do mesmo para nós cristãos.
Se isso acontecer com você lembre amar ao próximo é o segundo mandamento. Você não pode se tornar refém de ninguém por conta deste mandamento.
E, com isso, não estou dizendo que devemos amar somente quando é conveniente. E, sim quando não fere a dignidade do relacionamento. Neste caso, precisamos ter sabedoria para tomar a atitude correta e para saber claramente a importância de ajudar ao próximo.
É preciso discernimento
Perceba que em seu relacionamento com as pessoas Jesus várias vezes impôs limites. E, ninguém amava mais do que Jesus.
Com isso, quero mostrar que este mandamento ele precisa ser encarado e vivido com sabedoria com discernimento.
Nós devemos amar o próximo e não ao nosso ego. De forma que, amar ao próximo exige uma visão ampliada do contexto. Você não pode amar a um próximo, e sim amar as pessoas que estão envolvidas no contexto.
E nisso está a importância de ajudar ao próximo. Ao passo que você ajuda alguém de forma genuína, que glorifique a Deus, que abençoe e edifique ao próximo você está plantando uma semente do Evangelho.
Não é apenas uma vida que está sendo transformada, são muitas outras vidas que podem estar sendo transformadas por causa daquela semente que você plantou naquela pessoa.
Pois, um dos propósitos da nossa vida é amar a Deus sobre todas as coisas e servir as pessoas, ajudar ao próximo.
Então, a partir de agora seja intencional em amar ao próximo e ajudá-lo e assim estará glorificando a Deus e cumprimento seu propósito.