Este estudo tem como objetivo apresentar três atitudes de uma oração poderosa e eficaz.
Nós nos frustramos, muitas vezes, porque apesar de passarmos tempo em oração, a mesma, não é respondida ou não obtemos o resultado desejado.
Vamos aprender quais as atitudes que devemos apresentar para que isso não aconteça conosco. No entanto, não podemos esquecer da soberana vontade de Deus, pois muitas vezes não entendemos o que o Senhor faz, mas é tudo para o nosso bem.
1. Humilhe-se
A primeira atitude de alguém que quer desenvolver ou apresentar ao Senhor Deus uma oração poderosa é a humilhação.
Em 2 Reis 19, vemos o relato do Rei Ezequias que rasgou as suas vestes, vestiu roupas de luto e entrou no templo do Senhor. Quando recebeu uma afronta do Rei Senaqueribe mandando que ele se rendesse e não resistisse.
Diante dessa situação, a primeira atitude de Ezequias foi rasgar suas vestes em sinal de humilhação.
Essa atitude nos ensina que se você deseja orar ao Senhor Deus e receber resposta deve se humilhar diante Dele.
Nao se engane: parece fácil mas, não é!
Humilhação aqui diz respeito a você se destituir de quem você é, abrir mão de toda e qualquer razão que você possa ter e dizer “Jesus se o Senhor não me ajudar eu vou estar perdido”.
Então para que ter ou fazer uma oração poderosa e eficaz é muito importante que ela seja carregada de humilhação.
2. Peça ajuda as pessoas certas
Em segundo lugar, para termos uma oração forte e eficaz precisamos aprender a pedir ajuda às pessoas certas.
Perceba que em 2 Reis 19.12, o Rei Ezequias enviou o administrador do Palácio, o secretário e os sacerdotes principais, todos vestidos com pano de saco ao profeta Isaías, filho de Amós.
Ezequias sabia que o representante de Deus nessa terra era o profeta Isaías. Com essa atitude de Ezequias aprendemos que precisamos aprender a pedir ajuda. É por isso que a igreja é importante.
Você não pode viver sozinho, pois em momentos de crise você precisa de alguém que ore com você, que lhe dê uma palavra de ânimo, muitas vezes um conselho.
Então, se você deseja desenvolver uma oração poderosa na presença do Senhor Deus humilhe-se e peça ajuda as pessoas certas.
3. Dependa de Deus
Em terceiro lugar dependa de Deus completamente. Ás vezes apresentamos ao Senhor as nossas demandas, pedimos oração, mas queremos continuar no controle.
Mas, Ezequias não faz isso. Em 2 Reis 19.14, quando Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu, subiu ao templo do Senhor e estendeu-a perante o Senhor e orou ao Deus de Israel.
Quando você recebe as afrontas da vida qual é a sua primeira atitude? Reclamar, murmurar, gritar, perder o controle?
Ezequias foi ORAR, mesmo sabendo que aquela carta poderia significar a morte dele e de todo o seu povo, ou uma vida de opressão debaixo do governo de Senaqueribe.
Isso é dependência! Aprenda a depender do Senhor, pois Ele ouve as nossas orações.
E o resultado da oração de Ezequias encontramos 2 Reis 19.35, que relata que naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou 185 mil homens no acampamento assírio e quando o povo se levantou na manhã seguinte o lugar estava repleto de cadáveres.
Que Deus incrível!
A resposta do Senhor Deus a Ezequias é que ele podia ficar tranquilo, pois Senaqueribe não conseguiria vencê-los. O Senhor lutava por eles enquanto eles descansavam.
Da mesma forma, enquanto você descansa Ele permanece lutando por você!