Uma das palavras muito utilizada por todo cristão e pelos ministros do Evangelho é a palavra ímpio, para referir-se muitas vezes às pessoas que não tem relacionamento com Jesus.
Mas, o que isso significa ser ímpio de fato? Como Deus trata e enxerga essa pessoa? E, qual será o final dele?
O objetivo deste estudo é responder a estas perguntas.
O texto base para este estudo está em Gênesis 18.23. Quando o Senhor Deus está avisando Abraão que vai destruir Sodoma e Gomorra e então Abraão intercede pelos que são justos naquela cidade. Perceba que Abraão faz claramente uma distinção entre o ímpio e justo.
Mas, o que é ser ímpio?
Definição
A palavra ímpio, no termo original significa alguém perverso, criminoso, alguém culpado de crime, hostil a Deus, culpado de pecado. Então, quando a igreja refere-se ao ímpio como alguém que não quer relacionamento com Deus ela está correta na sua definição.
Contudo, o termo é muito mais amplo do que nós podemos imaginar.
Pessoas perversas, que odeiam a Deus ou tudo que se refere à religião, pessoas que praticam maldade, enfim, qualquer pessoa que não recebeu Jesus como Senhor e Salvador de sua vida é alguém ímpio.
Ou seja, mesmo aquelas pessoas que são caridosas, são ímpias, pois, são culpadas de pecado. E, só quem faz com que deixemos de ser ímpios é o arrependimento, é confessar a Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida.
O Conselho do Salmo 1
A partir do momento que nós convertemos, a graça de Deus vai nos transformando, nos limpando. E, o caráter ímpio que antes operava na nossa vida vai sendo diluído e nós somos sendo regenerados a imagem do Senhor Jesus.
A Bíblia Sagrada nos dá muitos conselhos sobre isso. O Salmo 1 é um dos mais conhecidos e consagrados. O conselho desse Salmo é para que os servos de Deus não vivam como vivem o ímpio.
Ou seja, uma vez em Cristo não podemos viver mais como vive o ímpio. Nós precisamos abandonar este estilo de vida e viver em santidade diante do Senhor.
Qual será o fim do ímpio? (Ezequiel 18.20-21)
O final do ímpio é a condenação eterna, a morte eterna e a condenação ao inferno. No final, o Senhor Deus o trata como inimigo, como seu aniversário. Por isso, Jesus foi enviado a cruz.
Porque todos nós éramos ímpios e o único meio por meio do qual nós tínhamos uma chance era por meio do sacrifício de um cordeiro santo, princípio este que está presente desde o antigo testamento.
Então, o final do ímpio é a morte. Mas, o versículo 21 mostra que se o mesmo se desviar de todos os seus pecados e obedecer os decretos de Deus não morrerá. Ou seja, o arrependimento salvará o ímpio.
Nós não precisamos morrer ímpios, a eternidade em descanso eterno está a distância do nosso arrependimento. Arrependa-se, achegue-se a Deus e desfrute a eternidade com ele, pois o desejo de Deus é que nós sejamos completamente restaurados e vivamos uma vida abundante Nele.