O tema deste estudo é o Rei Salomão e as duas mães. Na situação o rei estava diante de uma situação muito difícil onde não havia clareza sobre o que fazer.
Quantas vezes o mesmo acontece conosco? Nos sentimos assim quando somos colocados diante de situações que fogem ao nosso controle, situações nas quais não sabemos direito o que fazer.
O texto que vamos estudar nos ensina muito sobre relacionamento com Deus, sua sabedoria e sobre o que fazer diante de momentos ou situações que nós não temos clareza.
O texto de 1 Reis 3 trata da situação apresentada ao Rei Salomão onde duas mães deram à luz e foram dormir. Mas, durante a noite uma delas dormiu sobre o seu filho e o matou sufocado.
Este caso foi levado a Salomão, que como rei era quem tomava decisões nesse sentido.
Salomão no versículo 23, está ouvindo o depoimento delas para depois lhes dar o veredicto. Após ouvir as duas mulheres, o rei ordenou: “tragam-me uma espada” e assim o fizeram e então ordenou que cortassem a criança viva ao meio e dessem metade à uma e metade a outra.
Diante do veredicto do Rei, a mãe do filho que estava vivo movida pela compaixão materna clamou que dessem a criança viva a outra mulher.
Então o rei tomou a decisão que foi de entregar a criança viva a primeira mulher, pois ela era de fato a mãe.
Depois desse episódio todo o Israel passou a respeitaram ainda mais o rei, pois reconheciam que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça.
Um problema insolúvel?
Dentro desse contexto a primeira lição que podemos tirar para nossa vida é que muitas vezes nós estaremos diante de um problema que parece insolúvel, um caminho que parece impossível e nesse caso o que devemos fazer?
É importante que tenhamos um plano traçado. Por exemplo, quando eu não sei o que fazer ou quando quando não existe clareza sobre a tomada de decisão eu permaneço em oração até que a clareza venha.
Essa atitude eu aprendi com o Rei Davi.
Quando Davi está fugindo de Saul, ele pede ao Rei dos filisteus que fique com seu pai e sua mãe até que o Senhor lhe mostre o que ele deve fazer. Que sensacional!
Muitas pessoas preferem agir e tomar decisões sem a direção de Deus. Mas, problemas insolúveis exigem a direção do Senhor.
É preciso tomar decisões!
No entanto, precisamos tomar decisões. Afinal, não podemos passar a vida inteira em oração.
Quando eu e Carol começamos a namorar e eu queria ter certeza de que nós estávamos tomando a decisão correta, eu comecei a orar e jejuar, como fez Daniel. E, 25 dias depois do início dessa campanha de jejum e oração o Senhor me trouxe a resposta com clareza.
O nosso Deus nos responde, não tenha dúvidas.
O que você faz quando precisa tomar decisões difíceis?
Muitas pessoas agem por impulso ou não tomam decisão nenhuma. Acabam terceirizando a decisão.
Mas, isso não é o caminho correto. O certo é que nós tenhamos relacionamento com Deus suficiente para que possamos ouvir sua voz e recebermos dele a direção.
Eu aprendo com Jesus e com os homens e mulheres de Deus da Bíblia que boas decisões são tomadas quando nós estamos perto de Deus.
Bem sei, que estamos vivendo dias que são cercados de muita ansiedade, incertezas e insegurança mas, tudo isso pode ser dissipado quando nos aproximamos de Deus em oração.
A atitude do Rei Salomão e as duas mães é uma atitude de alguém que confia no Senhor Deus.
Precisamos ser cheios da sabedoria que vem de Deus
Muitas vezes, eu e você estamos confiando mais no conselho das pessoas, muitas vezes ímpias, do que no conselho de Deus. Não estamos buscando ao Senhor Deus em oração, nem nos relacionando com a sua palavra.
Precisamos clamar a Deus que nos dê sabedoria, como nos exorta Tiago. Pois, o problema apresentado ao Rei Salomão sobre as duas mães só conseguiu se resolver devido a sabedoria que vem de Deus.
As dificuldades e os desafios virão a minha vida e a sua vida a proporção que nós formos desenvolvendo nosso relacionamento com Jesus.
E, para muitos desafios não existe um modelo pronto, de forma que vamos precisar da sabedoria que vem do alto e essa só conseguimos mediante relacionamento profundo com Jesus.
Gloria a Deus
Sem dúvida alguma, eu posso afirmar, Deus, está nesse negócio, que estudo maravilhosos com embasamento bíblico, fácil e seguro. Parabéns aos seus Organizadores.
conhecer para se salvar.