Vivemos dias maus onde muitas vezes nossa alma se encontra ferida. Neste estudo quero lhe relembrar que o Senhor, nosso Deus, é um Deus Consolador, maravilhoso que conforta a nossa alma.
Perceba que mesmo o salmista viveu dias assim. Tanto que pergunta “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim, Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face”. (Salmos 42.5)
O texto base está escrito em Jó 10:1-3. Veja que a dor de Jó era muito grande, a aflição do coração desse homem de Deus era muito grande. Tanto que afirma que a sua vida só o traz desgosto.
Almas feridas
Quantas almas não estão assim hoje? Quantas almas não estão feridas, abatidas assim como a de Jó? Sentindo e pensando dessa mesma forma “minha vida só me dá desgosto”. Pessoas que olham para a direita e para a esquerda, para frente e para trás e tudo que enxergam é desgosto, frustração e aflição.
E, se sentindo assim Jó decide desabafar.
Pare e pense: Quantas pessoas você conhece que da boca delas só sai amargura, reclamação e maldição. Pessoas que vivem uma vida amargurada, com a alma ferida e que por só terem esses sentimentos acabam amargurando outras vidas.
Jó estava tão ferido, tão aflito que as palavras que saem da boca de Jó são palavras que expressam sua dor. E o que faz depois é pedir que o Senhor Deus não o condene, mas que viesse a revelar qual acusação tinha contra ele.
Pois, Jó sentia como se Deus estivesse contra ele.
Saber o por quê de todas as coisas
O grande desejo de Jó depois que é ferido e perde tudo é saber por que Deus fez aquilo com ele. Pois, ele não entendia porque era oprimido, enquanto que os ímpios não temem ao Senhor, enquanto pessoas que tem prazer no pecado estão se divertindo, com saúde e tudo vai bem na vida delas.
Jó está falando com a alma ferida e amargurada. Quantos de nós não ficamos assim, muitas vezes, estando feridos de alma tudo que fazemos, tudo que falamos, tudo que sai da nossa boca é somente amargura e dor.
Mas, nisso tudo temos uma boa notícia. O Senhor Deus tem prazer em nos consolar e envia o Espírito Santo para ministrar cura, consolo e salvação a nossa alma.
Sendo assim, por mais que muitas vezes nos sintamos tristes, abatidos ou abandonados o fato é que o Livro de Jó deixa claro que o Senhor Deus esteve lá o tempo todo.
Jó mesmo reconhece que em todo tempo o Senhor esteve com Ele, porém a amargura da sua alma fazia com que Jó não O percebesse.
O Senhor Jesus nos prometeu que estaria conosco até a consumação dos séculos e assim tenha certeza que Ele fará, pois não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa (Números 23.19).
Você pode até não percebê-lo mas, Ele está aí ao seu lado, nos dias bons e maus, na turbulência e na calmaria, na alegria e na tristeza.
Deus casou conosco e nos ama tanto que entregou Jesus na cruz, para cumprir o maravilhoso plano de Redenção que tinha preparado para nós.
Glória a Deus pela Salvação que foi nos dada através de Cristo Jesus.