Os ataques do diabo são constantes nas nossas vidas. Pois, como nosso adversário, está a todo momento buscando uma ocasião para nos atacar.
Tanto que a Bíblia diz que ele está de fato, ao nosso redor, rugindo como um leão buscando a quem possa tragar.
Sendo assim, não se surpreenda com as investidas do diabo sobre a sua vida. O fato é que nós precisamos estar preparados e revestidos com toda armadura de Deus, como exorta o apóstolo Paulo em Efésios 6:10.
Estamos vivendo dias em que o diabo está incessantemente trabalhando para nos fazer abandonar a fé e nos prejudicar de alguma forma. Diante deste contexto, como repreender os ataques do diabo? O que eu e você devemos fazer para resistir aos ataques deste adversário?
Vamos aprender juntos?
O texto base é Tiago 4.7, onde ele nos deixa um conselho.
Sujeitar-se a Deus
A palavra grega para sujeitar-se que Tiago utiliza para nos dar este é “hupotasso” que significa subordinar, colocar em sujeição, sujeitar-se. obedecer, submeter ao controle de alguém, render-se à admoestação ou conselho de alguém.
Se você deseja resistir e repreender os ataques do Diabo você precisa se sujeitar a Deus e obedecê-Lo.
Pois, obedecer a Deus é o grande segredo para neutralizar ou anular as investidas do diabo contra sua vida. Pois, estamos vivendo dias em que as pessoas, e mesmo os próprios cristãos não querem se sujeitar a Deus. Pelo contrário, querem viver a vida conforme a sua própria vontade, fazendo as coisas do seu jeito, rejeitando assim o conselho do Senhor Deus.
Não podemos viver dessa forma.
Resisti ao diabo
A palavra grega que Tiago utiliza para “resistir ao diabo” é “anthistemi” que significa colocar-se contra, opor-se, resisti-lo.
Você e eu devemos nos sujeitar a Deus e isso significa que devemos obedecê-lo, devemos nos colocar debaixo da sua autoridade, do seu domínio e ao mesmo tempo nos colocarmos contra o diabo, resistindo-lhe.
Infelizmente, muitos de nós estão dando legalidade ao diabo para atuar em suas famílias, em suas casas, em suas vidas, decisões, relacionamentos e até na sua saúde. Mas, o Senhor Deus nos chama e a Bíblia nos instrui que para sermos capazes de resistir e repreender os ataques do diabo devemos em primeiro lugar nos colocarmos debaixo da autoridade de Deus.
Se você deseja que o diabo fuja de você, o primeiro a ser dado é em direção a Deus. Pois, de nada adianta orarmos a Deus para que repreenda o Diabo se nós não nos sujeitamos a Deus.
Fugirá
A palavra grega que Tiago utiliza para fugir é “pheugo” que significa procurar segurança pela fuga, escapar ou evitar algo abominável, ser salvo pelo voo, escapar com segurança do perigo.
Com isso, Tiago quer nos dizer que se você se sujeitar a Deus, resistir ao diabo, ou seja, opor-se fortemente a ele, ele vai fugir de você, vai querer sair de perto de você para se sentir seguro.
Que Lindo!
Isso deixa claro que quando nos sujeitamos a Deus somos uma ameaça real para o diabo e é ele quem fica com medo de nós. Esse é o segredo: sujeite-se a Deus.
Pare agora e faça uma análise da sua vida para ver em que áreas da sua vida você está dando legalidade ao diabo. Mude a sua atitude e a sua vida será transformada.