Você já parou para pensar por que o cristão tem que perseverar? Por que há uma exigência tão grande na nossa vida, mesmo havendo tantas coisas difíceis ao nosso redor?
Este artigo tem como objetivo mostrar o que a Bíblia diz sobre o tema, qual deve ser o nosso comportamento diante das aflições e por que o cristão tem que perseverar em sua caminhada.
Vamos descobrir juntos?
1. Faz parte da caminhada (Atos 14:21- 22)
O Cristão tem que perseverar em sua caminhada em primeiro lugar porque a perseverança faz parte da caminhada cristã, como mostra Atos 14:21 e 22.
A tribulação faz parte da caminhada cristã e perseverar é o ingrediente indispensável para quem deseja alcançar a salvação em Jesus Cristo. Precisamos perseverar!
Perceba que no texto o apóstolo Paulo anuncia o evangelho aos discípulos e os encoraja, os exorta a permanecer na fé.
Não é diferente na nossa vida. É necessário que passemos por muitas tribulações para entrar no reino de Deus. Isso vai exigir muito de nós, decisões difíceis, renúncias e comprometimento.
Mas, agora precisamos perseverar, faz parte da carreira cristã. Para isto, edifique sua casa sobre a rocha, porque quando o nosso fundamento é frágil e a tribulação vem rapidamente somos derrotados.
2. Nos torna mais experientes (Romanos 5:4)
Em segundo lugar precisamos perseverar porque a perseverança nos torna mais experientes, veja o que diz Romanos 5:4. O texto deixa claro que se você quiser crescer você precisa perseverar.
A perseverança nos torna mais experientes pois, é no meio das lutas da vida que nós amadurecemos. Uma vez que em meio às tribulações vamos aprendendo com testemunhos, tendo experiências com Deus que nos levam a crescer.
Vamos cometer erros, tropeçar,tomar decisões precipitadas porque somos seres humanos. Mas, temos que perseverar, permanecer em Cristo porque fazendo isso nós somos aperfeiçoados.
3. Somos revestidos pelo poder de Deus (Colossenses 1:11)
Em terceiro lugar devemos perseverar porque quando perseveramos somos revestidos pelo poder de Deus, como lemos em Colossenses 1:11.
Quando o Senhor Jesus está sendo tentado pelo diabo com a palavra, durante quarenta dias e quarenta noites, resistiu pois estava preparado, revestido.
Quando o apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios 6 ressalta a importância de ser revestido com toda a armadura de Deus para que possamos permanecer firmes no dia mau. Somos vacilantes neste ponto, pois mesmo no meio de uma batalha estamos com as armas da nossa luta às vezes guardadas. Como vencer batalhas assim?
Precisamos abrir nossas mente para a percepção de que estamos no meio de uma grande batalha e somos soldados, vamos ser presas fáceis para o diabo, nosso adversário.
Eu e você precisamos perseverar pois quando perseveramos o Espírito Santo nos reveste e nos fortalece e nos torna mais experientes Nele.
4. Para receber a vida eterna (Tiago 1:12)
Em quarto de outro lugar, precisamos perseverar para recebermos a recompensa da vida eterna, veja o que está escrito em Tiago 1:12. No final da nossa perseverança teremos a vida eterna, onde não haverá mais morte, nem choro, nem dor, nem clamor algum se ouvirá.
Apesar de todos os problema que aqui você enfrenta, não perca de vista que há uma eternidade preparada para você. E, o seu Pai lhe espera para cuidar, ensinar e restaurar.
Eu aguardo ansiosamente por este dia. E você?