O salmo 30 é repleto de ação de graça pelo grande livramento recebido pelo salmista. Ele enfrentou uma enfermidade que o deixou a beira da morte. Somente Deus podia livrá-lo.
É um salmo inspirador, há muitas e preciosas lições nele. Muitos estudiosos atribuem sua autoria do ao rei Davi. Portanto, leia até o final e aproveite.
O Salmista Exalta a Deus
No primeiro momento, o salmista exalta a Deus por um motivo bastante específico: a sua vida foi maravilhosamente salva das garras da morte (Salmo 30.1).
Alguns estudiosos acreditam que “os inimigos” citados no texto, são físicos, ou seja, adversários que tentavam tirar a sua vida.
Outros acreditam que esses “inimigos” esperavam vê-lo morto após um período de enfermidade grave, pelo qual passava.
A alegria dos ímpios seria fruto da morte do servo de Deus. No entanto, essa satisfação foi tirada pela poderosa intervenção do Senhor.
A recuperação do salmista deu a ele outra oportunidade de vida para cumprir, com maior extensão e convicção, a missão a ele destinada.
O Clamor e a Cura
O servo enfermo clamou, e o Senhor Deus lhe deu vida no lugar da morte, substituiu a doença por saúde. Recomeço, em vez de fim (Salmo 30.2).
Muitas pessoas ao saber que estão com uma doença grave desistem de viver. Se a medicina diz que não tem mais jeito, elas entram em desespero.
Não é assim com os que conhecem o Deus de Israel. Por muitas vezes o Senhor Jesus curou enfermos e ressuscitou os mortos?
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13:8). “É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças” (Salmo 103.3).
Os antigos hebreus quase sempre ligavam a doença ao pecado. Veja o exemplo de Jó. Nessa época mesmo que a enfermidade não fosse vista como julgamento contra o pecado, seria considerado falta de fé, buscar curas naturais.
O Salmista é Puxado Pela Morte
A medida que o salmo se desenvolve percebemos como foi intensa a adversidade do salmista. Neste ponto, ele está fisicamente tão debilitado que a sua sensação é de que vai dormir e não mais acordar (Salmo 30.3).
Se pudéssemos pintar um quadro, veríamos um homem de cama com rosto pálido e lábios esbranquiçados, sentindo gosto amargo na boca e uma poderosa falta de apetite.
Apesar de sentir a morte tão de perto ele não desiste da vida. Ele é fortalecido pela esperança de que o Senhor Deus o ouvirá. Sua expectativa é então confirmada, e sua vida é poupada.
Vamos Louvar a Deus!
O salmista agora sarado, consagra um culto de gratidão ao Senhor. Esta seção é um convite a adoração. Ele convida outros Servos de Deus para celebrar, agradecer e adorar a memória da Santidade de Deus (Salmo 30.4).
Isto é, a lembrança de sua fidelidade desde os dias do patriarca Abraão até hoje. O convite do salmista é para louvar a um Deus que foi fiel. É fiel. E continuará sendo fiel.
O Favor De Deus
Para a pessoa temente a Deus todas as formas de dificuldades, incluindo a enfermidade, são apenas questões temporárias (Salmo 30.5).
Apesar de o sofrimento do salmista ser intenso. Profundo a ponto de levá-lo a beira da morte, durou pouco tempo, quando comparado com a quantidade da alegria resgatada.
O salmo 30 mostra que a ira, o julgamento de Deus são instrumentos de seu Amor, visando o melhor para o ser humano, não a sua destruição. Vemos isso na missão de Cristo, onde o próprio Jesus salva a nossa alma e nos livra da condenação. Ele não foi enviado para condenar o mundo.
Todos os juízos de Deus são atos de amor, mesmo quando nossa incompreensão os torna absurdos. Portanto, não importa o quão difícil seja a situação. Ela é passageira. Momentânea.
Se você crê, Deus encherá seu peito de alegria, e a lembrança da dor será esquecida.
Lições Da Vida
O salmo 30 nos ensina uma grande lição. A vida é feita de fases, nós jamais podemos desprezar a presença de Deus (Eclesiastes 3). O estado de bonança fez o salmista pensar que nunca sofreria um mal permanente (Salmo 30.6).
A adversidade foi como um mestre dando sábios conselhos. Há lições que só aprendemos quando as enfrentamos.
Não importa qual estável, organizada e segura seja sua vida, jamais confie em elementos humanos, terrenos, para sua segurança. Somente o Senhor Deus é uma rocha eterna. Um refúgio seguro.
Deus Concede Firmeza e Estabilidade
Após declarar que enquanto estava bem, pensou que jamais seria abalado. O salmista reconhece que o favor de Deus é quem nos dá segurança (Salmo 30.7). Ele não atribuiu a sorte, a medicina (embora seja útil, mas no caso dele não), ou a causalidade.
O Senhor Deus é agora mais do que nunca a rocha de sustento para o salmista. Suas orações foram ouvidas e ele está confiante.
Oração, Súplica, Clamor
Este Salmo nos mostra que a oração do salmista foi acompanhada de choro intenso, humilhação e súplica. Com o surgimento da enfermidade ele viu quão frágil era a estrutura em que ele vivia (Salmo 30.8).
A dificuldade, dentre tantas coisas o deixou mais humilde.
Porque o Salmista Não Quer a Morte No Salmos 30?
A teologia sobre a morte na época em que este salmo foi escrito, não contemplava a eternidade como é revelada por Jesus. Para eles a morte representava o fim.
Durante o período de clamor, com entendimento que tinha de Deus, o salmista lhe pergunta: “Se eu morrer, quem vai te louvar?” (Salmo 30.9).
Ele não se conforma com a morte, enquanto crê e confia profundamente em Deus. A sua maior agonia é que sendo curado ele testemunharia para todos a fidelidade de Deus, o que resultaria em muita glória para Ele.
O salmista tinha em mente que em seu corpo virando pó, Deus deixaria de ser louvado por ele. Isso é formidável!
Na verdade, me leva a perguntar: “Se nós morrermos, o Senhor sentirá falta do nosso culto? ”.
O Salmista Pede Para Ser Ouvido
O Senhor Deus ouviu do salmista um clamor cheio de humildade e dependência. Agora o salmista tem claro em sua consciência que somente a compaixão de Deus podia livrá-lo do mal (Salmo 30.10).
Por isso ele exalta a misericórdia do Senhor. Ele sabe que Deus é bom!
Dança, Alegria e Louvor
O escritor deste salmo começa e termina com ações de graças. O estado de espírito dele está agora completamente transformado. O choro se transformou em danças de alegria (Salmo 30.11).
As vestes de lamentação, comumente usadas em momentos de clamor e súplica, foram mudadas por veste alegres, de louvor, de gratidão.
A súplicas intensas do antigo testamento eram acompanhadas por lamentações, que significam literalmente: bater no peito. Essas pancadas bruscas de humilhação, foram substituídas pelos graciosos movimentos da dança, louvor e alegria.
A Promessa Do Salmista
O relato do salmo 30 nos mostra que o escritor estava doente e ia morrer. Seu problema era sério e não havia solução terrena para ele. Então ele orou! Fez um voto e uma promessa ao Senhor. Obteve o que queria, foi salvo da morte precoce.
Agora ele se propõe a louvar continuamente ao seu Deus (Salmo 30.12). Não há timidez que o impeça. Não há cansaço que lhe faça parar. Como prometeu, ele vai louvar ao Senhor para sempre!
Conclusão
Não se deixe abater por más notícias. Por “inimigos”. Por piores que sejam. Desenvolva um relacionamento sincero com o Senhor e apresente a ele suas necessidades.
Este salmo é uma prova de que o Senhor Deus ouve o clamor de seus servos. Além do mais o Senhor Jesus é poderoso para nos salvar de toda e qualquer situação.
Gostaria de saber o que você achou do artigo. Se tem algo a acrescentar. Deixe seu comentário. Fale um pouco sobre sua visão, experiência, etc. Será um prazer.
Deus abençoe!
Hj recebi uma mensagem, a irmã de uma amiga sonhou comigo e nesse sonho era pra que eu lesse o Salmo 30. Após a leitura procurei e achei o seu estudo, seus comentários e o relato de alguns. Namastê.
Fui muito edificado com este salmo, pude perceber por meio do estudo do irmão, amor, graça e livramento do Senhor, para minha vida e da minha família.
Jesus continue te usando para abençoar muitas vidas, fui abençoado com seu estudo.
Forte abraço!!
Muito edificante.
Estudo maravilhoso .
Onde pude perceber que em meio as dores e aflições e angústia que passamos, Deus tem uma solução pra nossa vida .
Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando
Boa tarde !!!
Esse estudo do salmo é mto bom, pois nos da esperança nesses momentos difíceis de enfermidade e nos encoraja a não desistimos
Muito edificante ! Agradeço ao Senhor por levantar e capacitar pessoas como você para nos abençoar.
Como Deus eh fiel conosco, sempre star do nosso lado.
Gostei muito de ler essa mensagem, me abriu a alma Deus seja louvado..
Gostei muito pois me abriu um leque e informações.
Estou passando, por um momento difícil na minha saúde. Aí depois que li o artigo me sinto muito mais confiante e crendo em nosso senhor Jesus Cristo que serei curado de todas enfermidades. Em nome do nosso senhor Jesus Cristo amém
Obrigado Dayana=e!
Deus abençoe.
Muito bom. Creio que inspirado por Deus, de fácil entendimento. Bastante rico em detalhes. …
Louvado seja o Senhor Jesus Cristo.
Varão, que o Senhor Pai da glória lhe ilumine mas e mas, Deus falou comigo neste salmo, ao recitalo para mim mesmo em uma manhã, aii fui ver o que a nota de rodapé da minha Bíblia dizia, aii algo me deixava com dúvida, era a respeito da dedicação da casa” mas glória a Deus por teu ministério meu Amado! agora pude entender melhor o que Deu estava falando comigo. Através das explicações do amado irmão! Muito obrigado, Sou o Ir-Bruno do RN. Paz do Senhor.
obrigado meu irmão
qual doença davi tinha referência
apaz do senhor, não tinha tanto entendimento do salmo 30 muito profundo, tenho que ler mais a Bíblia,me ajude em
oração
Bom dia assim quando li esse artigo me fez entender que devemos ser humilde e sempre fazer de Deus nosso refúgio , nossa esperança e a nossa certeza porque muitas vezes criamos expectativas e esperamos do homem sendo que a resposta e o senhor e ele que transforma nosso choro em alegria.
Simplesmente maravilhoso!
TANHA FÉ QUE YAHUH IRÁ TE ABENÇOAR. AMÉM.
palavras que chamam muita atencao para os leitores,a palavra de deus e sempre bem vinda na minha casa e uma bencao falar da palavra e explicando cada versiculo do salmos 30 eu o agradeco por vc estar transmitindo essas explicacoes para o povo de deus.que deus o abencoe em nome de jesus.
No momento que li o salmo 30: 6-12 e fui ver oque significa eu me acalmei , pois no momento que li eu estava me sentindo pra baixo e mais uma vez DEUS falo comigo , que DEUS abençoe a todos
PARA MIM O SALMO 30 ME TROUXE ESPERANÇA NAQUILO QUE EU PESAVA ESTAR DERROTADO. ME FEZ VER QUE DEVO TER EM DEUS O MEU ÚNICO REFUGIO.
Gratidão por aprofundar no significado do Salmo e dispor de tão bom coração!
Amém Mário!
Gostaria imensamente de agradecer ao Todo_ Poderoso pelas colocações sábias que foram transcritas. Aprendi que devo depender mais e mais desse Deus maravilhoso, através do seu filho amado Jesus Cristo. Ter fé e desenvolver essa fé, antena todas adversidades de nossa vida, de nossa caminhada. O que me chamou atenção foi em desenvolver um relacionamento mais sério, mais concreto com o nosso Deus; e não, perder a fé nos momentos mais difíceis da vida.
Obrigado Ana!
Estou lendo o livro de Salmos e cada salmo q leio procuro um estudo pra tender melhor . Hoje achei esse estudo, muito bênção. E neste momento tem alguém na minha casa passando por enfermidade e caiu muito bem esse salmo confortante . Me a chego a Deus crendo na sua misericordia. Bênção. Deus seja louvado em sua vida por esses se esses estudo.
Bom
Obrigado Joana!
“Alento aos nossos corações”
Estou gostando bastante da forma como vc coloca as palavras biblicas, sem mencionar nenhuma “religião” como a mais certa a seguir, mas sim e somente sobre a bondade e misericórdia infinita do nosso Senhor. É isso é te extrema importância nos dias de hoje, tantas provaçoes e sofirmentos…Continue assim, que Deus continue a lhe abençoar grandemente.
Muito interessante o estudo estou passando por uma situação parecida com uma grave enfermidade porém Crendo no num Deus que cura que vai operar o meu milagre
Ola…
Hoje estava aflita…
A minha parou todos os movimentos, se alimenta por sonda nasal, fala com bastante dificuldade.
Teve o 4avc dela
Hoje ela foi pra uti por conta de uma bactéria. Ja estamos 6meses com ela no hospital.
E hoje chorando, clamando…
Perguntei a Deus se vou trazer minha mãe pra casa ou e chegada a hora dele ir pro seus braços?
O senhor me respondeu com salmo 30.
Nunca tinha visto, so posso dizer Amem, meu pai.
Olá!
Gosto muito desse salmo, ele é presente em minha vida desde que o conheci, através de um sonho. Foi logo depois de ter recebido de Deus uma grande prova do seu amor e da sua compaixão. Em meio ao desespero, quando pensei ter perdido meu filho, num acidente, eu questionei Deus porque estava passando aquela dor, mas a resposta foi imediata, meu filho estava bem, e alguns dias depois eu sonhei com esse salmo. Todas as vezes que leio o salmo eu sinto Deus cada vez mais presente em minha vida, de todas as formas, e vejo como Ele é todo tempo generoso e misericordioso comigo. Eu só posso dizer que, mesmo fora de situações de riscos de vida ou questões de saúde, como sugere a reflexão do salmo, eu sempre vejo esse salmo como uma luz na minha vida, uma luz que me guia todos os dias, ele me faz entender que nada irá me derrubar se eu tenho Deus na minha vida, por maior que seja a situação do momento, por maior que seja a provação, o obstáculo, seja uma decepção amorosa, profissional, uma dor física, uma preocupação financeira, uma perda, seja lá o que for, nada é mais poderoso que o amor de Deus, e portanto, não poderá me derrubar, e nunca devemos duvidar disso. Eu fui abençoada e aprendi a lição, graças a Deus!!
Obrigado Antônia!
È muito gratificante entender através de uma explicação formidável como esta.
Estou muito agradecida por ter encontrado esta pagina tão inspirada
Por uma pessoa usado por Deus era tudo que estava prescisando
Simplismente:Amei
Que Deus continue abençoando cada dia AMÈM
É muito lindo entender através de uma explicação formidável como esta.
Simplesmente amei.
Que Deus o abençoe mais e mais.
Obrigado meu irmão, de verdade!
Na quantidade de palavras, alguns erros acabam passando.
Diego. Excelente e muito cheio da graça de Deus teu estudo sobre o salmo 30, porém, desculpe meu preciosismo ortográfico, fiquei com uma enorme lástima no coração… escreveste, no final do artigo, “…Deus ‘houve’ o clamor de seus servos”, quando deveria ser ‘ouve”. Não que eu seja um exímio escritor, cometo erros também, inclusive os ortográficos, mas achei que seria desonesto não corrigir o texto. Mas não quero fazer uma tempestade num copo dágua. Deus nos abençôe em nossa jornada!
Tive um sonho essa noite, nesse sonho já estavamos dormindo… Quando de repente aparece um enorme pergaminho no céu porém só eu o via e nele tava escrito 30 de SALMOS….
Esclarecedor. Parabéns