Muitas pessoas, quando pensam na Bíblia, pensam no medo. Pensam em todas as regras e regulamentos que devem ser seguidos para ser um bom cristão. Mas e se o medo fizesse realmente parte do plano de Deus? E se o medo se destina a nos manter próximos a Ele? Será que ter medo faz parte?
Quero lhe mostrar alguns princípios bíblicos, através dos quais vamos explorar como o medo pode realmente ser uma ferramenta para nos aproximarmos de Deus. Também veremos alguns exemplos da Bíblia onde o medo foi usado como uma forma de fortalecer a fé de alguém.
O medo pode ser uma coisa assustadora, mas quando é usado da maneira correta, pode nos ajudar a nos aproximar mais de nosso Pai Celestial.
Ter medo faz parte (Oração)
O Salmista teve medo
Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. (Salmos 34:4-6 NVI)
Muitos cristãos acham que só terão uma fé madura quando chegar o dia em que Deus os desafiar a ir além, e eles seguirão em frente, sem nenhum temor.
Acontece que isso provavelmente não vai acontecer.
Porque somos seres humanos, limitados pelo tempo e espaço.
Um série de coisas podem nos causar temor.
Olhe por exemplo para Jesus, autor e consumador da nossa fé.
Diante da severidade da crucificação ele ficou profundamente angustiado no Getsêmani, a ponto de suar grandes gotas de sangue.
Sem falar de Davi. Moisés. Abraão. Sara. Raabe.
Enfim, na galeria do heróis e heroínas da fé, podemos encontrar pessoas cheias de fé, com medo.
Mas o Salmista, inspirado pelo Espírito Santo, nos escreve no Salmo 34 com o objetivo de nos inspirar.
Busquei e ele respondeu.
Me livrou dos temores.
Quem olha para Deus, termina a provação alegre.
Este pobre clamou e Deus ouviu.
O libertou de todas as aflições.
Ao olhar para Jesus, vemos um sumo sacerdote que nos mostra o que devemos fazer quando estamos com medo.
Veja o que está escrito em Hebreus 5.7:
Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. (Hebreus 5:7 NVI)
- Orações e súplicas;
- em alta voz, com lágrimas e submissão;
- E foi ouvido.
Ter medo faz parte – Isaías 12,2:
Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! ” (Isaías 12:2 NVI)
- Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei;
- Ao olhar para Deus e refletir sobre sua grandeza, nossa fé é fortalecida;
- Abraão foi fortalecido na fé dando glória a Deus.
Mesmo sendo um Cristão ou Cristã, madura, os temores lhe cercarão.
Sobre isso, veja o que está escrito em 2 Coríntios 7.5,6:
Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos. Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito (2 Coríntios 7:5,6 NVI)
- nem descanso físico, nem emocional;
- conflitos externo e temores internos;
- Deus, porém…consola
A presença de Deus nos capacita a vencer qualquer que seja o medo.
Como está escrito em 2 Timóteo 1:7,8:
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus (2 Timóteo 1:7,8 NVI)
- Deus nos deu espírito de poder, amor e equilíbrio;
- Não se envergonhe de Jesus;
- Não vale a pena abrir mão de relacionamento com Deus por causa das pessoas.
Todos nós experimentamos o medo de vez em quando, ter medo faz parte, mas é importante lembrar que não temos que ter medo de Deus. Ele nos deu um espírito de poder, amor e equilíbrio que pode nos ajudar a superar qualquer obstáculo.
Não tenha vergonha de Jesus – foi ele quem morreu por nossos pecados para que pudéssemos ter a vida eterna. Não vale a pena desistir de nosso relacionamento com Deus por causa das pessoas.
Elas podem não nos compreender ou aceitar, mas Deus estará sempre lá por nós. O que você pensa sobre este tema? Deixe seu comentário abaixo!