Quando enfrentamos conflitos em nossas vidas, pode ser difícil reconciliar nossa fé com o que está acontecendo. Muitas vezes procuramos o sentido do que está acontecendo, mas não encontramos?
O que Deus quer que façamos, muitas vezes não fica claro.
Mas é possível encontrar alguma paz no meio do caos é possível?
Na mensagem de hoje vamos explorar como abordar os conflitos de fé e encontrar uma solução. Através de escrituras, exemplos e orações, descobriremos que há esperança mesmo quando as coisas parecem sem esperança.
Conflitos da fé! (Oração)
Então, vamos começar!
Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. (2 Coríntios 7:5 ACF)
Todos nós enfrentamos conflitos em nossa fé em algum momento. Quer se trate de lutas externas como situações difíceis ou medos internos, estes conflitos podem confrontar nossa fé e nos empurrar para a beira do abismo.
Mas isso não é algo exclusivo de alguns cristãos, porque até o apóstolo Paulo enfrentou muitos conflitos da fé e ele é um grande exemplo para nós cristãos de como viver pela fé.
Sendo assim, vejamos como ele lidou com estes conflitos para aprender com seu exemplo.
Primeiro
A primeira coisa que vemos EM Paulo é que ele não tenta esconder seus TEMORES. Em 2 Coríntios 7:5, ele admite abertamente que quando chegou à Macedônia, sua carne não tinha descanso e estava perturbada em todos os sentidos.
Ele estava em conflito exteriormente e com medo interiormente. Ele não tentava adoçar suas lutas ou fingir que tudo estava bem quando não estava
Em vez disso, ele foi honesto sobre o que estava passando.
Nunca devemos ter medo de admitir nossas lutas ou buscar ajuda quando precisamos dela. Quando somos honestos sobre nossas lutas, Deus levanta pessoas para orar por nós e nos apoiar enquanto as enfrentamos.
Segundo
A segunda coisa que vemos de Paulo é que ele não desiste no meio de seus conflitos. Em 2 Coríntios 4:8-9, ele diz que foi afligido de todas as maneiras, mas não esmagado; perplexo, mas não levado ao desespero; perseguido, mas não abandonado; abatido, mas não destruído. Embora tenha enfrentado muitas dificuldades, ele não deixou que elas destruíssem a sua fé.
Ele perseverou em todas elas e este é outro grande exemplo para nós.
Quando estamos enfrentando conflitos da fé, é importante manter os olhos fixos em Jesus e continuarmos crendo nEle. Enfrentaremos muitas dificuldades nesta vida, mas se não desistirmos, sairemos mais fortes do outro lado.
Todos os dias enfrentamos a morte
Todos os dias enfrento a morte, irmãos; isso digo pelo orgulho que tenho de vocês em Cristo Jesus, nosso Senhor. (1 Coríntios 15:31 NVI)
Todos os dias ao acordarmos, enfrentamos a morte. Isto pode parecer uma forma negativa de começar o dia, mas é a verdade. Todos os dias devemos lutar em nome de nossa fé em Jesus. Todos os dias, uma parte de nós morre por amor a Jesus.
A vida cristã não é fácil. Ela está cheia de muitas lutas. Mas podemos nos consolar com o fato de não estarmos sozinhos nesta batalha. Cristo também enfrentou a morte todos os dias. Ele sabe o que é carregar o peso do mundo sobre seus ombros.
Ele conhece nossas lutas porque Ele mesmo as enfrentou. Assim, quando sentimos que não podemos continuar, podemos olhar para Jesus e encontrar forças
O que significa enfrentar a morte todos os dias?
Enfrentar a morte todos os dias significa que estamos constantemente lutando contra os ataques de Satanás. Significa que estamos negando a nós mesmos todos os dias para que Cristo possa viver através de nós.
Significa que estamos caminhando por esta vida com os olhos fixos em Jesus, sabendo que Ele venceu a morte e nos prometeu a vida eterna com Ele.
Significa que mesmo que esta vida esteja cheia de dificuldades, sabemos que é apenas temporária e que um dia estaremos com Jesus no céu onde não haverá mais choro, dor ou morte (Apocalipse 21:4)
Por que é importante enfrentar a morte todos os dias?
Porque ela nos lembra o que é verdadeiramente importante nesta vida. Lembra-nos que nosso objetivo não é viver uma vida confortável aqui na Terra, mas viver uma vida que glorifica a Deus e leva outros a conhecê-Lo também.
Quando enfrentamos a morte todos os dias, ela nos ajuda a manter nossas prioridades em ordem e a nos concentrarmos em coisas que são eternas, em vez de coisas que são temporárias.
Como posso enfrentar a morte todos os dias?
Todos os dias somos bombardeados com más notícias, caos, guerras, disputas. A paz é um bem muito precioso em nossos dias.
Mas você pode encarar tudo isso sob uma perspectiva diferente, fixando seus olhos em Jesus e vivendo para Ele em vez de você mesmo.
Ao fazer isso, você encontrará forças para cada novo dia que se aproxima (Provérbios 3:5-6). Você também pode pedir a Deus que o ajude a morrer para si mesmo todos os dias para que Cristo possa viver através de você (Gálatas 2:20).
Finalmente, você pode rodear-se de outros cristãos que o encorajarão e o ajudarão a manter o foco no que é verdadeiramente importante (Hebreus 10:24-25)
Por que precisamos de outros para lutar pelo Evangelho
Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço. (1 Tessalonicenses 3:5 NVI)
Neste texto Paulo diz que enviou Timóteo para saber sobre a fé da Igreja a fim de fortalecê-los e encorajá-los. Em outras palavras, Paulo sabia que ele não podia fazer o trabalho de anunciar o evangelho sozinho – ele precisava que outros o ajudassem.
E isto ainda hoje é verdade!
Devemos pedir a Deus que levante homens e mulheres que estejam dispostos a lutar pelo evangelho.
Por que é importante?
Isso importa porque o evangelho é a boa nova de Jesus Cristo e sua redenção por nossos pecados. O evangelho é o que traz esperança e vida a um mundo sombrio e cheio de desespero.
O evangelho é o que nos liberta do pecado e da morte. E é nosso trabalho como cristãos difundir esta boa nova em toda parte.
Mas não podemos fazer isso sozinhos.
Assim como Paulo precisava do Timóteo, nós também precisamos de outros para nos ajudar nesta tarefa. Precisamos de irmãos e irmãs em Cristo que estejam dispostos a estar conosco e a proclamar a mensagem do evangelho.
Precisamos de pessoas que não tenham medo de falar a verdade em nossas vidas quando estamos lutando. Precisamos de pessoas que nos levantem quando caímos
E por isso peço a você, que seja uma dessas pessoas.
Se esforce pelo evangelho com tudo o que você têm. Seja ousado, ousada em sua fé. Não se envergonhem das boas novas de Jesus Cristo.
Compartilhe seu testemunho com os outros, mesmo que isso signifique ser perseguido ou perseguida. Porque, no final das contas, tudo vale a pena quando apenas uma pessoa vem a conhecer Cristo por causa de seus esforços
Deus está perto do coração quebrantado
Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito. (Isaías 57:15 NVI)
Este versículo nos lembra que, embora Deus seja elevado e santo, Ele ainda está próximo daqueles que são quebranta e humildes. Ou seja, uma boa atitude de coração.
O que significa ter uma boa atitude de coração?
Uma boa atitude de coração é aquela em que temos humildade e contrição. Significa que estamos quebrantados por causa de nossos pecados e dispostos a nos desviar deles.
Significa também que confiamos na bondade e misericórdia de Deus.
O Salmo 51:17 diz: “Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, tu não desprezarás”
O que significa que o desejo de Deus é dar nova coragem aos humildes?
Isto significa que quando chegamos a Deus com um coração arrependido e humilde, Ele nos dá uma nova força. Ele nos dá a capacidade de permanecer firmes em nossa fé e enfrentar nossas provações com coragem.
Ele também nos dá esperança para o futuro.
Conclusão
Se você está enfrentando algum conflito na fé hoje, conforte-se em saber que Jesus está por perto. Aproxime-se Dele com um coração contrito, e Ele lhe dará nova coragem para enfrentar quaisquer desafios que surjam em seu caminho.
Portanto, não nos cansemos de fazer o bem, pois na hora certa colheremos uma colheita se não desistirmos (Gálatas 6:9).
Esforcemo-nos pelo evangelho com tudo o que temos, sabendo que nossos esforços nunca são em vão. Deus usará nossos esforços para realizar seus propósitos, mesmo que não vejamos resultados imediatos.
Portanto, sejamos encorajados, e encorajemos os outros, a continuar lutando pelo evangelho até que todos tenham ouvido seu som alegre.