Se você é como a maioria das pessoas, você provavelmente tem uma ideia muito boa de como quer que sua vida seja. Você sabe que tipo de carreira você quer, onde você quer viver e com quem quer passar sua vida. Mas você já parou para considerar se Deus tem ou não um plano diferente para sua vida?
É uma questão importante a ser pensada, pois, em última análise, é o plano de Deus que mais importa.
Como diz a Bíblia em Provérbios 19:21, “muitos são os planos no coração de uma pessoa, mas é o propósito do Senhor que prevalece”.
O plano de Deus ou o seu? (Oração)
Então como você pode dizer se você está vivendo o plano de Deus para sua vida ou o seu?
Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. O homem lhe perguntou: “Qual é o seu nome? ” “Jacó”, respondeu ele. Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. (Gênesis 32:26-28 NVI)
Você já esteve em uma situação em que sente que está preso? Sem saber o que fazer ou para que lado seguir?
Às vezes pode parecer que estamos apenas girando nossas rodas e não chegando a lugar nenhum. Se você se encontrar em um lugar como esse hoje, quero encorajá-lo a buscar o plano de Deus para sua vida.
A história de Jacó é um grande exemplo de alguém que estava vivendo seu próprio plano, e não o de Deus. Durante a maior parte de sua vida, Jacó foi um enganador.
Ele enganou seu pai Isaque para dar-lhe a bênção que pertencia a Esaú. Mas finalmente, após anos de decepção e manipulação, Jacó chegou a um lugar onde estava cansado de viver dessa maneira. Ele queria algo mais.
Então, uma noite, Jacó teve um encontro com Deus. Ele lutou com o Senhor durante toda a noite até que finalmente, Deus o abençoou.
Foi nesse momento que a vida de Jacó mudou para sempre. Seu nome foi mudado de “enganador” para Israel, que significa “príncipe de Deus”.
E a partir daquele momento, ele começou a viver de acordo com o plano de Deus para sua vida.
O segredo de Jacó?
Ele buscou a Deus.
Busque a Deus
Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou. (2 Crônicas 31:21 NVI)
Todos os dias, devemos buscar a Deus em tudo o que fazemos. Devemos trabalhar de todo o coração e com intensidade no cumprimento de sua Palavra e de seus mandamentos.
Quando fizermos isso, encontraremos prosperaremos em todas as áreas da nossa vida.
É uma promessa!
A Escritura nos diz que em tudo o que fazemos, devemos buscar a Deus. Isto significa que nosso principal motivo deve ser agradar a Ele e não a nós mesmos.
Quando nossas ações são motivadas por nosso amor a Deus, descobriremos que tudo o mais se encaixa no lugar.
Em 2 Crônicas 31:21, diz que porque Ezequias “buscou seu Deus e trabalhou com todo o seu coração”, ele foi próspero.
Vemos por este versículo que quando nosso motivo é agradar a Deus, ele nos abençoará. Podemos nem sempre entender por que as coisas acontecem da maneira como acontecem, mas podemos confiar que Deus tem um plano para nós
Como a Amada, deseje o Amado
Vou levantar-me agora e percorrer a cidade, irei por suas ruas e praças; buscarei aquele a quem o meu coração ama. Eu o procurei, mas não o encontrei. (Cânticos 3:2 NVI)
Na Canção de Salomão, lemos sobre o desejo da mulher Sulamita pela companhia de seu Amado. Ela percorre a cidade, procurando por ele, e quando o encontra, ela fica plena de alegria.
Esta passagem tem muito a nos ensinar sobre nosso próprio relacionamento com o Senhor.
A Amada deseja a companhia do Amado. Assim como a mulher Sulamita procurou seu Amado, assim também devemos procurar ao Senhor.
Ele não quer nos ter simplesmente como parte de Sua criação; Ele quer que façamos parte de Sua família. É por isso que Ele enviou Seu Filho para morrer por nós, para que pudéssemos nos reconciliar com Ele.
A Igreja deve desejar a presença e a vontade do Amado. A mulher Sulamita não esperou passivamente que seu marido viesse até ela; ela saiu ativamente e o procurou.
Da mesma forma, devemos sair e procurá-Lo. Investir tempo e recurs Devemos procurá-Lo com todo o nosso coração, alma, mente e força. (Deuteronômio 6:5)
O plano de Deus é melhor do que o seu
A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça. (Isaías 26:9 NVI)
Todos nós temos planos. Planejamos para nossas carreiras, nossas famílias, nosso futuro. Mas o que acontece quando nossos planos não se alinham com os de Deus? O que acontece quando não sabemos para que lado virar?
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que Deus é soberano. Ele está no controle de tudo, e Seu plano sempre prevalecerá no final.
Isso não significa, que Seu plano será sempre fácil de entender ou seguir. De fato, às vezes pode ser totalmente confuso!
Mas mesmo quando não podemos ver o quadro completo, podemos confiar que Deus sabe o que Ele está fazendo e que Seu plano é sempre o melhor
Um exemplo disso é quando José foi vendido como escravo por seus irmãos e acabou no Egito.
Não parecia ser um plano muito bom na época, mas Deus o usou para preservar a vida de José e, por fim, trazer o resgate de toda a sua família da fome em Canaã.
José nunca poderia ter planejado ou mesmo imaginado tal coisa, mas Deus usou suas dificuldades para realizar seus bons propósitos
Se você está se sentindo perdido ou perdida. Frustrado ou frustrada, tenha coragem!
Deus sabe o que Ele está fazendo, e Seu plano para sua vida é sempre melhor do que qualquer coisa que você poderia planejar por conta própria.
Confie nEle, mesmo quando as coisas estão difíceis, e no final você verá tudo cooperar para o seu bem.