Em tempos difíceis, podemos facilmente ser tentados achar que estamos sozinhos e que ninguém entende o que estamos passando. Podemos até mesmo começar a duvidar se Deus está realmente interessado em nos ajudar. Mas as escrituras nos dizem que, mesmo em tempos difíceis, o Senhor está nos protegendo e nossa herança permanecerá para sempre e haverá provisão na escassez.
Mas o que isso quer dizer?
Veja o que está escrito no Salmos 37:18,19:
O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura. (Salmos 37:18,19 NVI)
A Bíblia diz que o Senhor cuida dos justos. Isto significa que aqueles que estão vivendo de acordo com a vontade de Deus e que procuram agradá-lo, podem ter a certeza de que estão vivendo sob seu cuidado.
Mesmo quando tudo à nossa volta parece estar desmoronando, podemos confiar que Deus tem um plano para nós e que Ele nunca nos abandonará.
A segunda coisa que vemos nesta escritura é que, mesmo em tempos difíceis, podemos experimentar sua provisão.
Isto não significa necessariamente que suas circunstâncias irão melhorar imediatamente ou que todos os seus problemas irão desaparecer de repente.
Mas significa que podemos saber com confiança que Deus está conosco e que Ele nos proverá da maneira que precisarmos.
Finalmente, o Salmos 37:18,19 nos diz que, mesmo em tempos de escassez, há provisão.
Isto pode ser algo difícil de se entender, especialmente quando nos deparamos com dificuldades aparentemente intransponíveis.
Mas a verdade é que não importa o quanto as coisas possam parecer escuras e sem esperança, Deus está sempre conosco e Ele sempre nos sustenta.
Eu e Carol vivemos isso!
Especialmente nos dois primeiros anos de casamentos.
Ganhávamos pouco, mau dava para as necessidades básicas. Nesse período, eu jejuava para que ela pudesse ter o que comer no café da manhã.
Foi um período de teste, mas no Senhor nos sustentou, abriu portas e fomos aprovados.
Assim como Ele providenciou para os israelitas no deserto, assim Ele providenciará para nós em nosso tempo de necessidade. Não importa o que estamos enfrentando na vida, sejam dificuldades ou escassez, podemos estar certos de que Deus está sempre conosco e que Ele nos proverá.
Tudo o que precisamos fazer é procurá-lo e confiar nEle para nos conduzir através das muitas situações da vida.
Ele é um Deus fiel que sempre cumpre suas promessas, e seu amor por nós não conhece limites. Portanto, lembremo-nos de sempre agradecê-lo por sua provisão, não importa a forma que ela venha a assumir.
Provisão na ESCASSEZ (Oração)
Quem confia, deita e dorme
Devemos lembrar que acordar pela manhã é um presente. Cada dia é uma nova oportunidade para servir ao Senhor e viver seu plano para nossas vidas.
Mas para começar bem o nosso dia, precisamos descansar.
Dormir bem é extremamente importante para termos um bom desempenho e produtividade no dia a dia. E qual a melhor maneira de adormecer e descansar bem?
Saber que o Senhor nos sustenta.
Sobre isso, veja o que está escrito em Salmos 3:5:
Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. (Salmos 3:5 NVI)
- Acordar pela manhã é um presente;
- O Senhor sustém o seu povo;
- Se você precisa da provisão do Senhor, coloque sua necessidade diante dele e seja específico, específica
Este versículo é um belo lembrete de que podemos confiar no Senhor para tudo o que precisamos. Ele sabe o que precisamos, mesmo antes de pedirmos.
E Ele proverá para nós no tempo certo. Tudo o que precisamos fazer é ser específicos sobre nossas necessidades e colocá-las diante Dele em oração.
Quando confiamos no Senhor, podemos nos deitar e dormir descansados sabendo que Ele nos sustentará.
Não precisamos ser consumidos pelas preocupações deste mundo, porque sabemos que Ele tem tudo sob controle. Portanto, vamos descansar nele hoje e todos os dias sabendo que ele nunca nos decepcionará.
Você precisa da provisão do Senhor hoje? Coloque sua necessidade diante dele e seja específico, específica.
Depois, deite-se e durma profundamente, sabendo que Ele lhe sustentará.
Repreenda a preguiça
Como cristãos, sabemos que Deus tem um bom plano para nossas vidas. Contudo, às vezes a preguiça se torna um obstáculo no caminho e nos impede de viver esse plano.
Sobre isso, veja o que está escrito em Provérbios 28:19:
Quem lavra sua terra terá comida com fartura, mas quem persegue fantasias se fartará de miséria. (Provérbios 28:19 NVI)
Vemos que quem cultiva sua terra terá comida em abundância, mas quem persegue uma fantasia estará cheio de miséria.
Em outras palavras, a bênção de Deus nos dá sabedoria para produzir, mas o homem preguiçoso, por outro lado, planeja, planeja e não executa nada. Então, como podemos repelir a preguiça e viver o bom plano de Deus para nossas vidas?
- A preguiça atrasa sua vida e lhe impede de viver o bom plano de Deus;
- A bênção de Deus nos dá sabedoria para produzir;
- Já o preguiçoso, planeja, planeja e não executa nada;
- Se você deseja uma colheita abundante em Jesus, lavre a sua terra;
- Isto é, faça o que você sabe, sempre dando o seu melhor, para a glória de Deus.
Há três passos fundamentais:
1. Faça o que você sabe
O primeiro passo para expulsar a preguiça da sua vida é fazer o que você sabe. Isto significa que você deve começar fazendo as coisas que você sabe que precisa fazer.
Por exemplo, se você sabe que precisa fazer mais exercício, então comece por fazer um plano para fazer exercício 3 vezes por semana.
Se você sabe que precisa de uma alimentação saudável, então comece fazendo uma lista de alimentos saudáveis no supermercado.
Precisa melhorar a leitura bíblica. Comece com quinze minutos, todos os dias no mesmo horário e mantenha o hábito por trinta dias, depois deste tempo, vai perceber que já faz parte de sua rotina.
Basta dar pequenos passos no início e construir a partir daí.
2. Dê seu melhor
O segundo passo é dar sempre o melhor de si.
Isto não significa que você tem que ser perfeito o tempo todo. Mas significa que você deve se esforçar para dar o melhor de si em tudo o que faz.
Por exemplo, se você estiver trabalhando em um projeto em andamento, não deixe de dar o melhor de si mesmo. Ou se você estiver passando tempo com sua família, certifique-se de estar presente e totalmente engajado.
Quando damos o nosso melhor, isso mostra que estamos levando a sério qualquer tarefa ou responsabilidade que temos
3. Para a glória de Deus
O terceiro e último passo é fazer tudo para a glória de Deus.
Isto significa que devemos procurar honrar a Deus em tudo o que fazemos.
Por exemplo, se você estiver seguindo a direção de Deus em um projeto, peça sabedoria e orientação a Ele sobre a melhor maneira de completá-lo.
Ou quando estiver passando tempo com sua família, aproveite isso e use as oportunidades que tiver para compartilhar sua fé com eles.
Dar graças nos momentos de refeições, é uma excelente maneira de fazer isso.
Deus concede provisão na escassez
Quando pensamos em ser abençoados, muitas vezes nossas mentes vão para os bens materiais. Pensamos em ter um bom carro, uma casa grande e muito dinheiro no banco.
Embora seja verdade que Deus pode nos abençoar dessa maneira, há mais do que isso.
Neste sentido, veja o que está escrito em Eclesiastes 5:19:
E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. (Eclesiastes 5:19 NVI)
- Deus abençoa seu povo;
- Deus abre portas para o seu povo;
- Deus capacita seu povo a viver e desfrutar de coisas e lugares, que sem a sua bênção não seria possível;
- Deus quer que sejamos felizes em nossos trabalhos;
- É o desejo de Deus que tenhamos uma vida abundante;
Aqui vemos que não só Deus abençoa seu povo, mas que ele quer fazê-lo. Ele quer nos abençoar!
Deus abre portas para seu povo. Há provisão na escassez. Em Isaías 45:2, lemos sobre como Deus abre portas para Ciro: “Irei diante de ti e nivelarei as montanhas, derrubarei portões de bronze e cortarei barras de ferro”.
Assim como Deus fez por Ciro, Ele fará por nós! Se há algo que buscamos ou uma porta que esperamos que seja aberta, podemos confiar que, se estiver na vontade de Deus para nossas vidas, Ele abrirá um caminho.
Deus permite que seu povo viva e desfrute de coisas e lugares que, sem sua bênção, não seriam possíveis.
Em Deuteronômio 28:3-6, vemos uma lista de todas as maneiras que Deus pretende abençoar aqueles que o amam e o servem.
Nesta lista estão bens materiais, como colheitas e gado, mas também envolve o bem estar, como boa saúde e vida longa.
Em outras palavras, quando temos essas coisas, não é apenas porque temos sorte ou trabalhamos muito por elas – é porque Deus nos abençoou!
Há tantas maneiras que Deus escolhe nos abençoar – mais do que jamais poderíamos listar aqui! Mas uma coisa permanece constante em todas elas: quando Deus nos abençoa, é sempre para o nosso bem.
Às vezes suas bênçãos vêm de maneiras material – como uma promoção no trabalho ou uma provisão financeira.
Mas muitas vezes elas vêm de maneiras espirituais – como curas ou libertações.
Não importa a forma que assumam, porém, podemos sempre ter certeza de que elas são dadas pelo grande amor de Deus por nós!