Como Jesus falou frequentemente em Suas parábolas, nossa atitude afeta muito o resultado de nossas vidas. Em Lucas 6:43-45, Ele nos diz que um bom coração produz bons frutos e um coração mau produz frutos ruins. Se quisermos viver uma vida abundante e cheia de bênçãos como Ele prometeu, então precisamos ter certeza de que nossa atitude está correta.
Hoje quero compartilhar com você quatro atitudes que vão gerar uma colheita abundante em sua vida, de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Atitudes que geram COLHEITA ABUNDANTE (Oração)
Alegrem-se sempre
A primeira atitude que vai atrair uma colheita abundante sobre a nossa vida, é a alegria de viver com Cristo.
Sobre isso, veja o que está escrito em Filipenses 4:4:
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Filipenses 4:4 NVI)
Como cristãos, somos chamados a nos alegrar sempre.
Mas o que isso significa? E por que isso é tão importante?
A palavra grega para “regozijar-se” aqui é chairo, que também pode ser traduzida como “estar feliz” ou “ser feliz”.
Assim, quando a Bíblia nos diz para “alegrar sempre”, está nos dizendo para estarmos continuamente felizes e agradecidos, não importa quais sejam nossas circunstâncias.
Mas por que isso é tão importante?
A alegria é contagiante. À medida que o cristão é feliz, ele encoraja outras pessoas e mostra que é possível ter uma vida abundante em Jesus, mesmo em meio às adversidades.
E isso é algo que Deus realmente quer que façamos.
Em 1 Tessalonicenses 5:16-18, vemos outra razão pela qual o regozijo é tão importante.
Aqui, nos é dito que alegrar-se sempre, orar continuamente e agradecer em todas as circunstâncias fazem parte da vontade de Deus por nossas vidas.
Portanto, alegrar-se não só é bom para nós e para os outros; é também parte do plano perfeito de Deus para nossa vida!
Como cristãos, é tão importante para nós lembrarmos que somos chamados a nos regozijar sempre.
Não importa quais sejam nossas circunstâncias, Deus quer que sejamos felizes e gratos.
Isso fará uma diferença em nossas próprias vidas e nas vidas daqueles que nos rodeiam.
Seja uma pessoa agradável
Sabemos que o princípio da semeadura e colheita estão por toda a Bíblia. Portanto, se você quer uma colheita abundante, você precisa ser uma pessoa agradável.
Há pessoas que são completamente movidas por suas emoções. Elas acordam de mau humor por nada e tratam mal a todos que cruzam seu caminho. Mas não é assim que Deus quer que vivamos.
Ele nos diz para ter domínio próprio e submeter nossa carne à Sua vontade.
Neste sentido, veja o que está escrito em Filipenses 4:5:
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. (Filipenses 4:5 NVI)
Mesmo vivendo à sombra da Cruz, Jesus era uma pessoa agradável. Os benefícios de ser uma pessoa agradável são numerosos, mas antes de tudo, é uma forma de mostrar respeito aos outros.
Quando somos agradáveis, estamos respeitando as pessoas ao nosso redor, tratando-as bem.
Em segundo lugar, ajuda a criar e manter um bom ambiente.
Se alguém está estressado ou com raiva, muitas vezes basta uma palavra ou um gesto gentil para melhorar a situação.
Finalmente, o ser agradável cria uma atmosfera de felicidade e satisfação. E ambas são contagiosas!
Quando nos cercamos de cristãos felizes, isso nos ajuda a ver o bem que Deus tem feito também em nossas próprias vidas.
Portanto, da próxima vez que você estiver se sentindo mal-humorado ou rabugento, lembre-se de que é sempre melhor ser agradável.
Seja gentil!
Diga palavras que promovam a paz em situações tensas e procure criar um ambiente de felicidade onde quer que você vá!
Controle a ansiedade
A ansiedade é uma emoção que muitas vezes pode ser confundida com o medo. Ela pode ser o resultado do estresse durante transições difíceis da vida ou do dia a dia.
Todos nós nos sentimos ansiosos em algum momento, mas para algumas pessoas, a ansiedade pode se tornar tão avassaladora que interfere em sua vida diária e até mesmo na saúde fisíca.
Milhões de pessoas ao redor do mundo lidam diariamente com a ansiedade. A boa notícia é que existem maneiras de controlá-la.
Sobre isso, veja o que está escrito em Filipenses 4:6:
“Não andem ansiosos por coisa alguma…” (Filipenses 4:6 NVI)
A Bíblia nos diz para não ficarmos ansiosos com nada.
Infelizmente, no mundo atual de ritmo acelerado, é fácil ficarmos sobrecarregados com a ansiedade. Mas a boa notícia é que podemos superar a ansiedade orando sobre ela e pedindo ajuda ao Senhor Jesus.
Quando oramos sobre o que nos deixa ansiosos, estamos com Deus sobre o nosso problema e por mais simples que esta atitude seja, ela é poderosa.
Estamos pedindo que nos ajude a superar nossas ansiedades e a viver uma vida que seja agradável a Ele.
A oração é uma ferramenta poderosa que pode nos ajudar a acalmar nossas mentes e nos concentrar no que é verdadeiramente importante
Se você estiver lutando contra a ansiedade, tente esta simples oração: “Deus, eu sei que você está comigo e que nunca me deixará ou me abandonará”. Por favor, ajude-me a superar minha ansiedade e a viver uma vida que seja agradável ao Senhor”. Amém”
Coloque tudo diante de Deus
Como cristãos, somos chamados a colocar tudo diante de Deus. Isto significa levar nossas preocupações e ansiedades a Ele em oração, agradecer por Suas bênçãos.
Quando fazemos isso, não estamos apenas colocando nossa confiança em Deus, mas estamos também nos abrindo à Sua orientação e sabedoria.
Neste sentido, veja o que está escrito em Filipenses 4:6:
“…mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6 NVI)
Quando colocamos tudo diante de Deus, isso nos ajuda de muitas maneiras.
Primeiro, nos ajuda a lembrar que Ele está no controle de tudo. Isto pode ser um conforto quando estamos preocupados com algo ou sentindo que estamos perdidos.
Segundo, nos permite ver como Deus tem trabalhado em nossas vidas.
Quando olhamos para trás e vemos todas as formas como Ele respondeu às nossas orações, isso nos dá esperança para o futuro.
Finalmente, ele nos lembra de Sua bondade. Mesmo quando as coisas estão difíceis, podemos saber que Deus é bom e que Ele nunca nos deixará ou nos abandonará.
Portanto, hoje, encorajo vocês a dedicar algum tempo no seu dia a dia para colocar tudo o que lhe aflige diante de Deus.
Coloque suas preocupações e ansiedades a Seus pés. Dê graças por Suas bênçãos. E se possível, faça um diário orações com seus pedidos para que você possa ver como Ele os respondeu.
Fazendo isso, você se lembrará que Ele está no controle final e que Ele é bom. Isso lhe dará esperança para o futuro e lhe lembrará de Sua fidelidade.
A pessoa que mais me inspira neste sentido é George Muller. Ele tinha um caderno de oração e registrava nela, o seus pedidos.
Ao final de sua vida, estes registros mostraram que Deus respondeu a mais de 50 mil orações feitas por ele. Cuidando dele, das crianças órfãs e dos missionários que ele ajudava a manter, porque Deus é bom.