A tentação é algo que todos nós enfrentamos. É aquela voz em nossa cabeça que nos diz para fazermos algo que sabemos que não devemos. É um impulso, uma atração ou um desejo de ceder a algo que você sabe que não é agradável a Deus e nem bom para você.
Somos tentados por coisas como comida, dinheiro, poder e uma série de outros desejos. Mas de onde vem esta tentação? E o que a Bíblia tem a dizer sobre isso?
Veja o que está escrito em Tiago 1.14,15:
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tiago 1:14,15 NVI)
A primeira coisa que precisamos entender é que a tentação não é pecado. O texto escrito por Tiago nos mostra isso. É somente quando cedemos à tentação que ela leva ao pecado.
Então de onde vem esta tentação?
A Bíblia nos diz que ela vem de nossos próprios desejos. Em Mateus 15.19 Jesus diz que a fonte do: homicídio, adultério, imoralidade sexual, roubo, falso testemunho, calúnia é o nosso coração.
Portanto, da próxima vez que você se sentir tentado ou tentada, saiba que muito disso é o resultado da sua natureza caída.
Sendo assim, o que fazer quando nos sentirmos tentados?
A Bíblia nos diz para fugirmos da tentação.
Em 2 Timóteo 2:22 Paulo diz que devemos fugir dos maus desejos e a procurar a justiça, a fé, o amor e a paz.
Quando estamos nos sentindo tentados, precisamos correr para o lado oposto a tentação!
Talvez isso signifique ler a Bíblia, orar ou passar tempo com irmãos na Igreja ou familiares. Seja o que for, encontre algo que o ajude a tirar sua mente do que quer que seja que esteja lhe tentando.
O PODER de dizer não à TENTAÇÃO (Oração)
Como saber se é o diabo ou o nosso desejo?
Veja o que está escrito em 1 Pedro 5.8:
Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5:8 NVI)
Todos nós enfrentamos a tentação. É parte da vida. Mas como podemos saber se as tentações que estamos enfrentando são do diabo ou de dentro?
Aqui estão três maneiras de saber:
- A primeira maneira de saber se suas tentações são do diabo ou de dentro é olhando para o objeto de sua tentação. Por exemplo, se você estiver sendo tentado a mentir, enganar ou roubar, deve lembrar que todas estas práticas estão diretamente ligadas à natureza do diabo.
- Outra maneira de saber se suas tentações são do diabo ou de sua natureza caída é olhando para o resultado de ceder a essa tentação. Se ceder à tentação resultará em dano a si mesmo ou aos outros. Por exemplo, se alguém que é tentado a beber álcool ficar embriagado e em seguida dirigir, está claramente sendo influenciada pelo diabo. Porque arruínam tanto a vida do motorista imprudente como a vida de outros, em caso de acidente de trânsito.
- A última maneira de saber se suas tentações são do diabo ou de dentro é olhando para seu próprio coração. Se você estiver lutando com uma tentação em particular repetidas vezes, é provável que ela seja o resultado da natureza caída. Isto é porque nossos corações são pecaminosos e inclinados ao erro.
Contudo, independente de qual seja a fonte da tentação devemos sempre nos esforçar para vencê-las com a ajuda do Espírito de Deus que vive dentro de nós.
O que fazer quando você se sente tentado ou tentada?
Veja o que está escrito em 1 Coríntios 10:13:
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Coríntios 10:13 NVI)
Todos nós enfrentamos a tentação. É uma parte inevitável da vida. A tentação pode aparecer em muitas formas diferentes, desde algo tão pequeno como uma mentirinha até algo com um impacto maior, como trair o cônjuge.
Não importa a forma que ela assuma, a tentação é sempre uma coisa difícil de se lidar. Então, o que você deve fazer quando a tentação vem?
- Ore Quando você se sentir tentado, a primeira coisa que deve fazer é rezar. Ore para que Deus lhe dê a força para resistir à tentação e que Ele lhe mostre uma forma de vencê-la. Orar é uma ótima maneira de tirar sua mente do que quer que seja que você esteja sendo tentado e de focar na vontade de Deus.
- Lembre-se do que está em jogo Se você se permitir ser controlado pelas coisas que o tentam, isso só levará ao pecado e à morte (Tiago 1:14-15). Mas se você resistir à tentação e permitir que Deus trabalhe em sua vida, Ele usará até mesmo suas lutas para o bem (Romanos 8:28). Portanto, não desista! A luta vale a pena!
- Fale com outra pessoa sobre isso Se você estiver lutando para resistir a uma determinada tentação, fale com outra pessoa sobre isso. Converse com seu Pastor ou um amigo de confiança, membro da família. Falar sobre a tentação pode ajudá-lo a vê-la sob uma luz diferente e pode lhe dar uma idéia do porquê de você estar lutando com ela.
- Distraia-se Por fim, distraía-se. Se orar não for suficiente para tirar a tentação do seu coração, tente se distrair com outra coisa. Dê um passeio, leia um livro, pratique um esporte. Faça o que for preciso para tirar sua mente da coisa que o está tentando. Quanto mais você se concentrar na tentação, mais difícil será resistir a ela.
Como vencer as tentações na vida através das Escrituras
Na luta contra a tentação o texto de Tiago 4.7-10 tem uma importante mensagem, veja o que diz o texto:
Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:7-10 NVI)
Este verso de Tiago nos diz duas coisas importantes sobre o vencer a tentação.
Em primeiro lugar, precisamos nos submeter a Deus. Isto significa colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas e fazer d’Ele nossa prioridade.
Quando fazemos isso, torna-se mais fácil resistir à tentação, porque nosso foco não está mais em nós mesmos e em nossos próprios desejos, mas sim em agradar a Deus.
Em segundo lugar, este versículo nos diz que quando resistimos ao diabo – isto é, quando nos mantemos firmes contra a tentação – ele fugirá de nós.
Isto não significa que as tentações desaparecerão completamente de nossas vidas, mas que se tornarão mais fáceis de serem vencidas à medida que crescemos em nosso relacionamento com Deus.
As tentações fazem parte da jornada do cristão, mas não temos que enfrentá-las sozinhos.
Quando nos voltamos para as escrituras, descobrimos que Deus está disposto a nos ajudar a vencer a tentação e o pecado.
Sendo assim, da próxima vez que você estiver enfrentando uma situação tentadora, lembre-se destes versículos de 1 Coríntios e Tiago e peça ajuda a Deus para vencê-la.