No livro de Gênesis, lemos sobre como Deus falou com José em um sonho, revelando que ele, de alguma forma exerceria autoridade sobre sua família, inclusive sobre seu pai, Jacó (Gênesis 37:5-10).
Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais. “Ouçam o sonho que tive”, disse-lhes. (Gênesis 37:5,6 NVI)
No livro de Daniel, lemos sobre como Daniel interpretou uma série de sonhos estranhos para o rei babilônico Nabucodonosor (Daniel 2:1-45).
E no livro de Mateus, lemos sobre como José foi avisado em um sonho para fugir de Belém com Maria e Jesus porque o rei Herodes estava planejando matar todos os bebês masculinos da região (Mateus 2:13-15).
Os sonhos proféticos são sonhos humanos que contêm uma mensagem divina de Deus.
Estas mensagens podem ser sobre o futuro, sobre circunstâncias atuais ou sobre algo que Deus está tentando revelar ao sonhador.
Os sonhos proféticos nem sempre são fáceis de interpretar, mas existem alguns princípios gerais que podem nos ajudar a entender o que eles significam:
1. O primeiro deles é buscar respostas na Bíblia Sagrada.
A Bíblia é nossa base segura e é importante filtra todas as coisas a partir de seus princípios. Se você tem um sonho que é contrário às escrituras, então ele não é de Deus.
2. Ore pela Interpretação
Como os sonhos proféticos podem ser difíceis de interpretar, é importante orar e pedir sabedoria a Deus. Peça a Ele que lhe dê compreensão e clareza a respeito do sonho. Ele quer que você conheça sua vontade e lhe dará a interpretação se você o pedir, crendo.
3. Use a sabedoria
Alguns sonhos são simbólicos e exigem interpretação, enquanto outros são de natureza mais literal. É importante usar o bom senso ao interpretar seu sonho.
Se você tem um sonho sobre voar, por exemplo, ele poderia simbolizar a liberdade ou a ruptura espiritual. Mas se você tem um sonho sobre a queda de seus dentes, isso poderia simplesmente significar que você está preocupado com sua aparência ou que você tem comido muito açúcar!
Ou simplesmente não significar absolutamente, nada!
4. Confie no tempo de Deus
Se você receber um sonho profético sobre o futuro, confie que Deus o realizará em Seu momento perfeito. Às vezes Ele nos dará um vislumbre do que está por vir para que possamos estar preparados para isso, mas às vezes Ele não revela Seus planos até que eles estejam prestes a acontecer.
Quando adolescente, por exemplo, tive diversos sonhos em que me via pregando para multidões. Ensinava e falava sobre Jesus, para elas.
Eu sabia que eles vinham de Deus.
Que o Senhor estava me mostrando coisas que viveria no futuro.
Me perguntava, como isso será possível?
Hoje, eu e Carol anunciamos o Evangelho de Jesus a mais de um milhão de pessoas todos os meses.
Ou seja, uma multidão, espalhada por diversos lugares do mundo.
Podemos confiar que Seu momento é perfeito e que Seus planos para nós são bons e se cumprirão.
Os sonhos proféticos podem ser uma maneira poderosa de Deus falar ao seu povo.
Seguindo estes princípios, podemos começar a entender o que significam e como podemos aplicá-los em nossas vidas.
Como se pode distinguir um sonho normal de um profético?
Veja o que está escrito em Gênesis 41.28,32:
“É exatamente como eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer…O sonho veio ao faraó duas vezes porque a questão já foi decidida por Deus, que se apressa em realizá-la. (Gênesis 41:28,32 NVI)
Sonhos. Todos nós os temos. Mas o que algumas pessoas podem não saber é a diferença entre sonhos naturais e sonhos proféticos.
Na Bíblia, há muitos exemplos de pessoas que tiveram sonhos proféticos.
Por exemplo, José interpretou os sonhos do Faraó e salvou o Egito da fome (Gênesis 41). Então, como podemos saber se um sonho é apenas um sonho natural ou se é profético?
Há 3 maneiras de saber a diferença:
1. O Conteúdo do Sonho
Os sonhos proféticos normalmente conterão conteúdo que está além de suas experiências e conhecimentos pessoais. Será algo que Deus quer revelar a você que de outra forma você não saberia.
2. A Frequência do Sonho
Os sonhos proféticos serão frequentemente repetidos. Você pode ter o mesmo sonho várias vezes ou ter um sonho semelhante com pequenas variações. Isto porque Deus está querendo garantir que você preste atenção à mensagem que Ele está tentando lhe comunicar.
3. Os Sentimentos Associados ao Sonho:
Quando se tem um sonho profético, geralmente se tem uma sensação de paz ou o contrário, ele traz perturbação.
Isto contrasta com os sonhos naturais, que muitas vezes podem ser confusos.
Como os sonhos proféticos podem ser usados para ajudar os outros?
Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento. “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. (Gênesis 45:7,8 NVI)
A Bíblia está cheia de histórias de Deus usando sonhos para se comunicar com Seu povo. Na verdade, existem mais de 800 referências a sonhos na Bíblia!
Os sonhos podem ser uma maneira poderosa de Deus falar conosco e nos dar direção para nossas vidas. Mas como podemos usar sonhos proféticos para ajudar os outros?
Na Bíblia, vemos muitos exemplos de Deus usando sonhos para se comunicar com Seu povo. Em Gênesis 37, lemos a história de José e seus irmãos.
José teve um sonho que seus irmãos se curvariam a ele, e ele compartilhou esse sonho com eles. Claro, seus irmãos não ficaram muito felizes com isso e o venderam como escravo por causa disso.
Mas mesmo que as coisas não tenham saído como José sonhou, o sonho ainda se tornou realidade!
Anos mais tarde, depois que José se tornou um homem poderoso no Egito, seus irmãos vieram até ele pedindo comida durante uma fome. José os perdoou e lhes deu comida. E assim como ele havia sonhado, eles se curvaram a ele.
Ou seja, por meio de um sonho ou vários sonhos proféticos, Deus pode lhe revelar seu propósito e como a sua vida vai impactar a vida de outros.
Quanto mais clareza você você tiver sobre o seu propósito, mais útil será a humanidade como um todo, seja na sua família, Igreja ou nação.