Como cristãos, somos chamados a ser excelentes em tudo o que fazemos. Isto inclui nossa vida profissional, pessoal e espiritual. Devemos ser bons administradores de nosso tempo, de nossos talentos e de nossos recursos. Mas há uma área em que muitos de nós negligencia: as emoções.
A Bíblia nos diz que aquele que controla suas emoções é melhor que o guerreiro (Provérbios 16:32).
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Provérbios 16:32 NVI)
No entanto, com alta frequência permitimos que nossas emoções nos controlem. Permitimos que a raiva, o medo, a ansiedade e a preocupação dominem nossas vidas.
Essas emoções negativas podem levar a problemas de saúde física e mental, se não tivermos cuidado. É por isso que é tão importante cuidar de nossas emoções.
A fé é um excelente remédio (oração)
Aqui estão três conselhos que irão te ajudar neste sentido:
- Reconheça que você tem emoções Há dois anos eu perdi minha mãe, o Senhor Jesus a recolheu. Como já era um homem maduro, casado e pai, achei que quando este dia chegasse eu administraria bem as minhas emoções. Acontece que eu descobri que o luto é um sentimento totalmente diferente de tudo o que eu já havia sentido e vivido. A saudade, o desejo de abraçar, beijar e saber que isso não mais possível, meche muito com a gente. Foi somente quando eu reconheci a necessidade de lidar com este novo sentimento que comecei a conviver melhor com ele. Não posso negá-lo. Além disso, ele é particular, cada um de nós sente de uma forma. Estou compartilhando isso, para dizer que você é um ser humano e tem emoções, não há como negar isso.
- Fale sobre suas emoções O segundo passo é falar de suas emoções com alguém de sua confiança. Sobre o luto, converso muito com Carol. Sempre que o coração aperta falo com ela como estou me sentindo, oramos juntos e rapidamente me sinto melhor. Se você é casado ou casada, converse com seu cônjuge sobre como se sente, se não, converse com seu Pastor ou amigo próximo, isso lhe fará bem.
- Reserve um tempo para si mesmo Separe pelo menos, 15 minutos por dia para fazer algo que gosta. Durante este tempo, faça algo que o faça feliz ou que lhe traga paz. Isto pode ser ler sua Bíblia, dar uma caminhada, ouvir música ou passar tempo com irmãos queridos. Reservar algum tempo para você mesmo o ajudará a recarregar e a se concentrar novamente no que é importante.
Tenha em mente que cuidar de suas emoções nem sempre é fácil, mas é importante.
Ao reconhecer suas emoções, falar sobre elas com alguém em quem você confia e reservar algum tempo para si mesmo a cada dia, você pode começar a tomar o controle de suas emoções ao invés de deixá-las controlar você!
Raiva x Ansiedade = Perdoe
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? ” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18:21,22 NVI)
Todos nós experimentamos raiva e ansiedade. São emoções naturais que fazem parte da vida. Entretanto, quando essas emoções não são tratadas de forma saudável, podem levar a problemas em nossos relacionamentos. É por isso que é tão importante aprender a perdoar.
Mas o que é perdão?
Perdão é deixar de lado a raiva e a dor que sentimos quando alguém nos machuca. É escolher ver a pessoa que nos machucou como um ser humano capaz de cometer erros. Perdão não é esquecer o comportamento ofensivo, mas é uma decisão de liberar a raiva e a dor que estamos sentindo como resultado dele.
O perdão é importante porque nos permite parar de reviver o momento em que fomos feridos.
Agarrar-se à raiva e à dor só serve para nos manter presos no passado. O perdão também tem muitos benefícios para a saúde. Ele pode baixar a pressão arterial, reduzir o estresse e melhorar nossa saúde mental e física em geral.
A próxima pergunta pode ser: “E como posso perdoar?”
O primeiro passo no perdão é reconhecer que você está com raiva e ferido ou ferida. Uma vez que você tenha reconhecido seus sentimentos, você pode começar a falar sobre eles com Deus, em oração.
Isto pode levar algum tempo, mas é importante ser paciente consigo mesmo.
Raiva e ansiedade são emoções naturais, mas podem causar problemas em nossos relacionamentos se não lidarmos com elas de forma saudável.
Uma das melhores maneiras de lidar com essas emoções é aprender a perdoar.
Se você está lutando para perdoar alguém que o feriu, dedique algum tempo para lidar com esta emoções e poder seguir em frente.
Invista energia na solução
E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. (Neemias 1:3,4 NVI)
Todos nós queremos ser felizes, mas às vezes parece que a felicidade está fora de alcance.
Tentamos coisas diferentes, mas nada parece funcionar.
Neemias 1:3,4 conta a história como Neemias reagiu à tragédia que se abateu sobre os judeus que estavam voltando do cativeiro.
Ao ouvir a má notícia, Neemias orou, jejuou e lamentou por aqueles que estavam sofrendo. Mas ele não parou por aí. Ele também buscou maneiras de ajudar. E quando Deus lhe mostrou o caminho, ele o seguiu.
Podemos aprender muito com o exemplo de Neemias.
Quando estamos diante de tragédias ou dificuldades, é natural que oremos a Deus. Mas às vezes é preciso fazer mais do que isso. Precisamos procurar maneiras de ajudar as pessoas. E quando Deus nos mostra o caminho, precisamos seguir.
Não deixe a sua felicidade ao acaso, ou nas mãos de outras pessoas. Seja intencional em ser feliz. Queira e busque isso!
Não aceite viver nada menor que a vontade de Deus para sua vida.
Tenha certeza que isso fará total diferença em seu dia a dia.