Por que Deus nos ajuda? Ele realmente se importa conosco, ou é apenas um ser distante e todo-poderoso que não se envolve realmente em nossas vidas?
A teologia cristã ensina que Deus é ao mesmo tempo imanente e transcendente – o que significa que Ele está presente tanto no mundo natural quanto no espiritual.
Não há como negar que as dificuldades fazem parte da vida. Às vezes, pode parecer que estamos enfrentando um desafio atrás do outro, sem fim à vista.
Mas estudos científicos têm mostrado que as dificuldades podem realmente nos ajudar a crescer e aprender. Na verdade, é muitas vezes em tempos difíceis que fazemos o maior progresso. E por quê?
Porque as dificuldades nos obrigam a sair das nossas zonas de conforto e tentar coisas novas. Elas também nos ajudam a apreciar mais os bons tempos.
Claro, isso não significa que as dificuldades sejam sempre fáceis de se lidar. Mas é importante lembrar que as dificuldades são temporárias e nos tornam mais fortes e sábios.
Mas por quê Deus nos prova?
Qual é a razão por trás de sua motivação?
Todos nós temos lutas, porque há cristãos que superam as adversidades e outros não?
Vamos explorar essas questões juntos ao longo desta mensagem.
Então, pegue uma xícara de café, deixe o like e junte-se a mim nesta jornada de descoberta!
3 VERDADES que TODO CRISTÃO deve saber sobre a PROVAÇÃO (Oração)
Por que Deus nos prova?
Muitos de nós já enfrentamos momentos difíceis em nossas vidas. A Bíblia também está cheia de histórias de pessoas que enfrentaram desafios difíceis.
Sobre isso, veja o que está escrito em Tiago 1:2-4:
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. (Tiago 1:2-4 NVI)
Na carta de Tiago, lemos que as provações e testes são na verdade uma coisa boa. Ele nos encoraja a deixar que a perseverança termine seu trabalho no processo de maturidade do nosso caráter.
Portanto, de acordo com a Bíblia, as dificuldades podem realmente ser uma bênção, não uma maldição!
Elas podem nos ajudar a crescer e amadurecer em nossa fé.
Do ponto de vista científico, pesquisas mostram que enfrentar dificuldades pode realmente nos tornar mais fortes. Quando atravessamos tempos difíceis, nossa mentalidade e emoções são fortalecidas.
Isto significa que estaremos mais preparados para enfrentar os desafios futuros.
Pense nisso como se estivesse na academia.
Quando levantamos pesos, nossos músculos são rasgados durante o treino, contudo o processo de cura começa imediatamente após o final do treino a partir de células reparadoras.
Estudos mostram que menos de 24 horas depois os músculos rasgados no treino estão quase totalmente curados.
É o mesmo com mentalidade do cristão – quanto mais desafios enfrentamos, mais fortes nos tornamos.
Então, da próxima vez que você se sentir sobrecarregado ou sobrecarregada, por uma dificuldade em sua vida, lembre-se que você está se tornando mais forte à medida que a supera.
A motivação de Jesus
Como cristãos, não somos imunes ao sofrimento. Na verdade, de certa forma, podemos sofrer mais do que os não-cristãos porque estamos vivendo nossa fé em um mundo que muitas vezes é hostil a ele.
Mas por que sofremos?
Será porque Deus está nos castigando?
É porque pecamos?
Ou há outra razão?
Veja o que está escrito em 2 Timóteo 2:11-13:
Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. (2 Timóteo 2:11-13 NVI)
Antes de tudo, é importante entender que o sofrimento pode realmente levar ao crescimento.
Quando atravessamos tempos difíceis, muitas vezes saímos para o outro lado mais fortes e mais sábios. Aprendemos coisas sobre nós mesmos que nunca teríamos sabido de outra forma.
Portanto, embora o sofrimento certamente não seja agradável, pode ser uma ferramenta valiosa para o crescimento pessoal e da sua fé em Jesus.
A Bíblia nos diz que Jesus sofreu para que pudéssemos ter a vida eterna (João 3,16).
Ele não merecia sofrer – Ele era sem pecado – mas Ele o fez porque nos ama. E quando seguimos a Jesus, o sofrimento é um companheiro de jornada, como nos diz o texto de 2 Timóteo 3:12.
Mesmo que o sofrimento possa não fazer sentido para nós no momento, podemos confiar que Deus tem um propósito para ele.
Ninguém gosta de sofrer, mas como cristãos, sabemos que isso faz parte da vida.
E embora nem sempre seja fácil entender por que sofremos, podemos nos consolar em saber que Deus usa nosso sofrimento para Seu propósito.
Sendo assim mesmo que o caminho possa ser duro às vezes, podemos confiar que Deus usará nossas provações e tribulações para nos transformar no povo que Ele quer que sejamos.
Porque há cristãos que superam as adversidades e outros não?
Há algumas coisas que podemos analisar e que podem ajudar a explicar isso. Primeiro, vamos ver o que a Bíblia diz em Efésios 2:14-18:
Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. (Efésios 2:14-18 NVI)
A partir destes versos, vemos que, como cristãos, definitivamente enfrentaremos lutas em nossa vida.
Isso é uma das consequências de viver em um mundo caído.
Mas também vemos que Jesus venceu o mundo, e porque estamos nEle, também podemos vencer!
E não apenas isso, devemos lembrar que quando atravessamos tempos difíceis, isso realmente aperfeiçoa o nosso caráter em Cristo.
Ela amadurece a nossa fé!
Então, se sabemos que Jesus já venceu o mundo e que Ele usa nossas lutas para produzir algo bom em nós, por que alguns cristãos parecem ser mais vitoriosos do que outros?
Há algumas explicações possíveis para isto.
Antes de tudo, precisamos lembrar que estamos todos em lugares diferentes em nossa caminhada com Deus.
Assim como um bebê precisa de mais cuidado e atenção do que um adolescente, também os novos cristãos precisam de mais cuidado e atenção do que os cristãos maduros.
Eles ainda estão aprendendo e crescendo e ainda não tiveram tanto tempo para desenvolver seu músculo da fé.
Portanto, não é surpreendente que eles sofram mais durante os tempos difíceis.
Outra razão pela qual alguns cristãos podem achar mais difícil superar suas adversidades é porque eles não têm um sistema de apoio forte de outros crentes ao seu redor.
Lembre-se, não é bom trilhar a jornada da fé cristã sozinhos!
Em Hebreus 10:25 o Espírito Santo nos ordena manter a comunhão com a Igreja. Quando nos reunimos regularmente com outros crentes, edificamos uns aos outros e ajudamos uns aos outros a permanecer concentrados em Cristo.
Mas quando nos isolamos dos outros crentes, tornamo-nos um alvo fácil para os ataques de Satanás.
Finalmente, alguns cristãos podem achar mais difícil superar suas adversidades porque não sabem realmente como usar a Bíblia de maneira eficaz.
A Bíblia é nossa arma contra Satanás, mas se não soubermos como usá-la ou onde encontrar o que precisamos quando surgem os problemas, então não podemos desfrutar de seu poder!
Assim como você não espera que uma criança de 5 anos lute contra um guerreiro armado e experiente, você também não espera que um cristão que não estuda a Palavra de Deus seja capaz de lutar contra os ataques de Satanás de forma muito eficaz.
Conclusão
A Bíblia está cheia de promessas de Deus. Ele é um Deus fiel e sempre cumprirá o que diz.
Quando nós confiamos Nele e em Seu plano para as nossas vidas, desfrutamos de uma vida abundante em Jesus.
Podemos nem sempre entender Seu plano, mas podemos confiar que Ele é bom e quer sempre o melhor pra nós.
Às vezes é necessário passar por momentos difíceis para chegarmos à parte boa do Seu plano.
De qualquer forma, podemos saber que Ele nunca nos deixará ou nos abandonará.
Ele está sempre conosco e nos ajudará a passar por tudo o que for necessário enfrentar.
Então, o que quer que você esteja passando hoje, saiba que Deus é fiel e confie nEle com sua vida.