As promessas de Deus são de natureza espiritual mas muitas vezes exigem uma mudança em nossa perspectiva ou estilo de vida para que se tornem realidade.
Devemos lembrar que muitas das promessas de Deus são condicionais. Por exemplo, a fim de receber Sua promessa de vida eterna, nós devemos primeiro receber Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Ou seja, é preciso haver um alinhamento entre as nossas vidas e a vontade de Deus.
Dito isso, o que você deve fazer para que as promessas de Deus se cumpram em sua vida?
O que a Bíblia diz sobre isso?
Como o exemplo de Eliseu pode nos ajudar a alcançar as promessas de Deus?
Fique comigo até o final que todas estas respostas serão dadas!
Esse AJUSTE na MENTE DO CRISTÃO MUDA TUDO (Oração)
Por que as promessas não se cumprem?
A maioria dos cristãos creem que suas vidas têm um propósito. Cremos que fomos chamados por Deus para fazer a diferença.
A boa notícia é que não precisamos procurar mais do que a Palavra de Deus para encontrar a resposta. Em Mateus 10:37-39, Jesus nos diz claramente o que devemos fazer se queremos que Suas promessas para nossas vidas sejam cumpridas, veja o que diz o texto:
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará. (Mateus 10:37-39 NVI)
Este texto mostra quais devem ser as 3 atitudes de quem deseja viver a realidade das promessas de Deus.
- Amar a Deus mais do que qualquer outra coisa
A primeira coisa que Jesus nos diz é que devemos amar a Deus mais do que a qualquer outra pessoa ou coisa, em nossas vidas. Isto significa que Ele deve ser o primeiro em nossos pensamentos, em nossas palavras e em nossas ações. Não podemos colocá-Lo em segundo plano. Ele deve ter a primazia em tudo o que fazemos.
- Tomar a cruz e seguir a Jesus A segunda coisa que Jesus nos diz é que devemos tomar nossa cruz e segui-lo. Isto não significa que todos nós seremos literalmente chamados a morrer numa cruz como Ele fez. Mas significa que todos nós somos chamados a suportar sofrimento e renúncia por Sua causa. Todos nós somos chamados a negar a nós mesmos, tomar nossa cruz diariamente e segui-lo aonde quer que Ele nos leve.
- Perdemos nossas vidas por amor de Jesus E finalmente, Jesus nos diz que devemos perder nossas vidas por causa Dele, se quisermos encontrá-las. Isto não significa que devamos sair e tirar a própria vida! Mas significa que devemos estar dispostos a morrer para nós mesmos – nossos desejos, nossos planos, nossos sonhos – para que possamos viver por Ele. Quando fizermos isso, Ele promete que encontraremos a verdadeira vida – a vida que Ele planejou para nós desde o início dos tempos
O que a Bíblia diz sobre as promessas de Deus?
Veja o que está escrito em Isaías 55:8,9:
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:8,9 NVI)
Um dos textos que mais fala ao meu coração na Bíblia Sagrada é o de Isaías 55:8,9.
Ele nos leva a refletir em como os pensamentos de Deus são muito maiores do que os nossos.
Seus caminhos são mais altos que os nossos e Seus pensamentos são mais altos que os nossos. E isso faz muita diferença!
Sabemos que Seus pensamentos são mais elevados que os nossos porque a Bíblia nos diz isso. Mas o que isso realmente significa?
Significa que Seus pensamentos não estão vinculados às mesmas limitações que os nossos. Ele não está limitado pelo tempo ou pelo espaço como nós estamos.
Ele não está limitado por nossa compreensão humana. Seus pensamentos são infinitamente maiores do que os nossos porque Ele é infinito.
E isso é bastante surpreendente!
Por que isso é importante?
Porque isto é parte de Sua natureza divina. E a compreensão dessa verdade, pode nos ajudar a confiar mais nEle.
Quando percebemos que Ele sabe coisas que nunca poderíamos sequer começar a compreender, a nossa fé é aperfeiçoada Nele, mesmo quando as coisas não fazem sentido para nós.
Confiar no Senhor nem sempre é fácil, mas quando nos lembramos de quem Ele é e do que Ele é capaz, somos encorajados a dar esses passos de fé, mesmo quando não sabemos onde eles nos levarão.
O exemplo de Eliseu
Em 2 Reis 6:15-17 o texto bíblico diz o seguinte:
O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? ” O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. (2 Reis 6:15-17 NVI)
Em 2 Reis 6, lemos a história do profeta Eliseu e como ele estava cercado pelo inimigo.
O servo de Eliseu ficou aterrorizado quando viu o vasto exército vindo em sua direção, mas Eliseu tinha olhos espirituais abertos e podia ver que eles não estavam sozinhos.
Então o profeta orou para que Deus abrisse os olhos de seu servo e, quando o fez, o servo viu o exército de anjos que os cercava.
Ou seja, é uma questão de visão!
A história de Eliseu é um poderoso lembrete de que nem sempre é o que vemos com nossos olhos físicos que determina nossa realidade.
Nossos olhos espirituais são igualmente importantes, se não mais. O que vemos com nossos olhos espirituais pode determinar o rumo da nossa vida e como reagimos às diversas situações que nos cercam.
Além de ver com nossos olhos espirituais, é também importante, procurar enxergar o que Deus vê.
Quando alinhamos nossa visão com a de Deus, podemos ver as coisas a partir de Sua perspectiva e tomar decisões baseadas em Sua vontade para nossas vidas.
Podemos nem sempre entender por que as coisas acontecem da maneira como acontecem, mas quando confiamos na visão de Deus para as nossas vidas, podemos saber que Ele tem um plano e um propósito para tudo o que nos acontece.
Conclusão
Nesta vida, todos nós experimentaremos dor. É uma parte inevitável da experiência humana. Mas é importante lembrar que a dor não é o fim da história.
Além da dor, existe a esperança.
Há sempre a possibilidade de cura, reconciliação e recomeço quando esperamos em Deus.
Não importa quão ruins as coisas pareçam, nós precisamos nos agarrar à esperança de que Deus tem a última palavra.
Nós precisamos ver além da dor, as possibilidades que Deus nos prometeu.
Somente então poderemos realmente começar a experimentar a cura.