A mente cristã é renovada pelo novo nascimento e deve ser alimentada pela Bíblia Sagrada. O resultado desse relacionamento com Jesus é uma mente cheia de amor, esperança e fé.
No entanto, há alguns hábitos que podem destruir a mente do cristão e roubar suas bênçãos. Gerando dúvida, hipocrisia e negatividade.
Mas que hábitos são esses?
É possível mudá-los?
Como fazer isso?
Vamos analisar estas perguntas durante esta mensagem, então fique até o final e confira!
3 HÁBITOS que DESTROEM a MENTE do Cristão (Oração)
>>>Inscreva-se no Canal do Jesus e a Bíblia no YouTube
Preocupação excessiva com o futuro
Os cristãos são chamados a viver no presente e não se preocupar com o futuro. No entanto, muitos cristãos lutam com uma preocupação excessiva com o futuro.
Isto pode se manifestar de diferentes maneiras, tais como passar muito tempo planejando o futuro e se preocupando com coisas que podem nunca acontecer.
Embora seja importante ser responsável e fazer planos para o futuro, os cristãos não devem deixar que sua ansiedade sobre o futuro os consuma.
Ao invés disso, eles devem confiar que Deus tem um plano para suas vidas e se concentrar em viver o momento presente.
A preocupação excessiva com o futuro pode levar a sentimentos de estresse e sobrecarga, o que pode tirar-nos o prazer da vida.
Mas como lhe dar com isso?
Veja o que está escrito em Isaías 50:10:
Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus. (Isaías 50:10 NVI)
- Preocupação excessiva com o futuro, revela falta de confiança no Senhor
- Lembre-se que o nosso relacionamento com Deus é fundamentado na fé, não nas obras
- Se você não consegue confiar em Deus com relação ao futuro, diga isso a ele em oração;
- Se você está se sentindo como se estivesse no escuro, perdido ou perdida, saiba que Deus é luz, e sua esclarece toda confusão em nossa vida;
- Faça o que o texto de Isaías diz: Confie no Senhor e dependa dele
Viver preso ao passado
Um dos problemas da face do cristão é viver preso no passado. Isto pode ser um problema para um cristão porque pode impedir que ele progrida em seu relacionamento com Deus. Também pode impedi-los de aproveitar o momento presente e viver no agora. Cristãos podem ficar presos no passado por uma série de razões. Eles podem ter problemas não resolvidos com os quais eles precisam lidar. Eles também podem ter medo de mudanças ou podem estar confortáveis com a maneira como as coisas estão. Seja qual for a razão, os cristãos precisam aprender a deixar o passado para trás e seguir em frente. Eles precisam focar no presente e no futuro que Deus tem reservado para eles. Somente então eles serão capazes de desfrutar plenamente de tudo o que a vida tem a oferecer.
O que a Bíblia diz sobre isso?
Veja o que está escrito em Lucas 9:62:
Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (Lucas 9:62 NVI)
- Uma mente presa ao passado, não consegue desfrutar das bênçãos do presentes;
- Uma mente que está presa ao passado não consegue ir mais profundo em Deus;
- A mente que está presa ao passado, não consegue discernir a vontade de Deus para sua vida;
- Vive constantemente olhando para trás;
A reclamação (mentalidade incrédula)
Os cristãos são admoestados a não reclamar. Na verdade, a Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5.18 que devemos “dar graças em todas as circunstâncias” (1 Tessalonicenses 5:18).
Quando reclamamos, estamos nos concentrando no que está errado em nossas vidas e falhamos em ver todo o bem que Deus nos deu.
Isto pode levar a sentimentos de descontentamento e insatisfação.
Além disso, reclamar pode ser contagioso. Quando vemos outros reclamarem, é fácil começarmos a reclamar de nós mesmos. Logo, nós podemos nos ver envolvidos em um ciclo de negatividade.
Foi exatamente isso que aconteceu com o povo de Israel no deserto e os levou a ruína.
Veja o que está escrito em Números 14:29,30:
Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. (Números 14:29,30 NVI)
- A reclamação os impediu de entrar na promessa;
- A reclamação revela um coração incrédulo e insatisfeito;
- Josué e Calebe herdaram a Terra, porque mantiveram a fé, quando todos ao seu redor duvidaram.
Sua mente é um campo de batalha e você precisa ser intencional em cuidar dela. Estes quatro hábitos destruirão sua capacidade de pensar clara e biblicamente.
Seja intencional na criação de hábitos saudáveis que renovam sua mente diariamente.
Passe tempo na presença de Deus, em Sua Palavra e com outras pessoas que podem encorajá-lo em sua jornada de fé.
Não permita que Satanás roube sua alegria ou impeça seu crescimento como cristão semeando pensamentos destrutivos. Ao invés disso, leve cativo cada pensamento e torne-o obediente a Cristo.