As feridas na alma são algo que todos nós experimentamos ao longo da vida. Elas podem ser causadas por perdas, traumas, relacionamentos abusivos, bullying, e muitas outras coisas. Elas não são visíveis, mas a dor é real e pode ser profunda e duradoura.
As feridas na alma podem nos afetar em muitos aspectos, incluindo nossa saúde emocional, nossas relações e até mesmo a forma como vemos a vida. Elas podem nos deixar com medo, tristeza, raiva, ansiedade e outros sentimentos difíceis de administrar. É importante lembrar que as feridas na alma não são sua culpa e não são sinais de fraqueza.
E A boa notícia é que há esperança para que elas sejam saradas. O primeiro passo é reconhecer que você precisa de ajuda e buscar a Deus por meio de Jesus Cristo para lidar com seus sentimentos e processar seus traumas.
Outro aspecto importante é se permitir sentir e expressar suas emoções. Não há nada de errado em sentir tristeza, raiva ou outros sentimentos negativos. É importante permitir-se sentir essas emoções em vez de reprimi-las ou negá-las.
Na mensagem de hoje, vamos refletir sobre isso.
Então, deixe o like, se inscreva no canal e fique comigo até o final, porque há uma palavra de Deus para você.
Deus muda a sorte do seu povo
Veja o que está escrito em Jeremias 33:6:
” Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança. Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente. (Jeremias 33:6,7 NVI)
A bíblia está repleta de mensagens de esperança e conforto, e o texto de Jeremias 33:6,7 tem um papel fundamental neste sentido. Neste trecho, Deus promete a seu povo a restauração, a cura e a prosperidade como resultado de sua bênção. Estas são as três promessas mais importantes que Deus faz ao seu povo, e elas oferecem a todos nós uma razão para crer e esperar em tempos difíceis.
A primeira promessa é a restauração. O Senhor diz que irá trazer restauração para o seu povo, mostrando que ele é poderoso para restaurar as coisas que estão quebradas em nossas vidas. Isso inclui nossos relacionamento, nossa saúde, nossas finanças e nossas carreiras. Deus é poderoso para nos dar uma nova chance e nos ajudar a recomeçar.
A segunda promessa é a de cura. Deus promete curar o seu povo. Esta é uma promessa que produz esperança para aqueles que estão enfrentando problemas de saúde, dificuldades financeiras ou outros problemas pessoais. Ele é o Jeová Rafa que quer curar todos os aspectos da nossa vida, para que possamos experimentar a plenitude e a felicidade que ele tem para nós.
Isso significa que todos seremos fisicamente curados, nesta Terra? Não! Mas significa que todos os santos serão definitivamente sarados na eternidade. Todos receberemos um corpo glorificado.
A terceira e última promessa de Jeremias 33:6, é a prosperidade. Deus promete dar prosperidade e segurança ao seu povo. Isso significa que podemos contra com sua bênção e proteção. Deus quer que tenhamos uma vida abundante em Jesus, e ele está pronto a nos dar tudo o que precisamos para isso.
Além destas três promessas, Deus também fala sobre mudar a sorte de seu povo. Deus quer mudar o rumo de uma vida onde tudo, dá sempre errado para uma vida de novas oportunidades e crescimento.
O Senhor está perto
Veja o que está escrito em Salmos 34:18
O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. (Salmos 34:18 NVI)
O Salmo 34:18 é uma verdade profunda e encorajadora para todos nós. Quando passamos por momentos difíceis, é fácil sentir que estamos sozinhos e que não há ninguém que possa nos ajudar. Mas essas palavras nos lembram que o Senhor está sempre por perto, mesmo quando parece que não há mais esperança.
A primeira parte do texto diz que o Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado. Isso significa que ele está presente em nossas vidas mesmo nas nossas maiores dificuldades. Quando o nosso coração está ferido, quebrado, é fácil sentir que não há mais nenhum consolo e que ninguém se importa. Mas essas palavras nos lembram que Deus está perto de nós, e que ele tem poder para curar nossos corações.
A segunda parte do texto diz que o Senhor salva os de espírito abatido. Mostrando que ele tem poder para transformar nossas vidas e nos dar forças para superar qualquer obstáculo. Quando nos sentimos abatidos e sem esperança, é fácil pensar que nunca vamos sair dessa situação. Mas essas palavras nos lembram que Deus tem o poder de nos salvar, e que ele nos dá a força necessária para enfrentar qualquer dificuldade.
Por fim, o texto diz que o Senhor é um Deus que está presente e cuida daqueles que estão sofrendo. Isso significa que ele tem um amor incondicional por nós e que ele está sempre lá para nos ajudar, independentemente das circunstâncias. Quando nos sentimos sozinhos e abandonados, é fácil pensar que não há nenhum amor no mundo. Mas a Bíblia nos lembra que Deus está sempre por perto, e que o seu amor por nós é mais extenso que o céu.
Não tema
Veja o que está escrito em Isaías 41:10
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. (Isaías 41:10 NVI)
Em Isaías 41:10, Deus fala diretamente a seu povo e diz a eles para não temermos. No texto garante que está presente e pronto a nos ajudar e fortalecer.
A primeira coisa que precisamos entender é que o medo é algo natural e que todos nós o experimentamos em algum momento da nossa vida. Podemos ter medo de falhar, de não ser aceitos, de não ser amados, de perder alguém que amamos, de ficar doentes, de passar por dificuldades financeiras, entre outros. E, muitas vezes, esse medo pode nos paralisar e impedir de agir da maneira que desejamos.
Mas Deus diz ao seu povo para não temer. Ele quer que saibamos que ele está conosco, em qualquer uma dessas situações. E caso tenhamos que enfrentá-la, Ele é o nosso escudo e a nossa fortaleza, e está pronto para nos ajudar em todas as situações.
O senhor nos ama incondicionalmente e que nunca nos deixará sozinhos. A promessa é a de nos fortalecer e ajudar, segurando-nos com a sua mão direita vitoriosa. O Senhor é mais poderoso do que qualquer medo ou dificuldade que possamos enfrentar. Ele é aquele que venceu a morte e o pecado.