Neste artigo vamos estudar sobre a cura divina. Ainda hoje ocorre? Com funciona? O que a Bíblia nos diz sobre isso? Deus quer curar a todos?
Neste estudo bíblico apresento a a cura espiritual, a cura interior e a cura física, além da minha opinião sobre o assunto.
Espero que você goste!
A Cura Divina
A cura divina é uma promessa feita pelo Senhor Deus desde os dias de Israel no deserto (Êxodo 15:26). A presença de Deus entre o povo era a garantia de provisão e saúde (Êxodo 23.25), em todos os aspectos: físico, emocional e espiritual.
A doença entrou no mundo após a queda do homem. O pecado de Adão e Eva introduziu a morte, a enfermidade e a debilidade na humanidade. A Soberana Vontade de Deus não incluía a doença na criação.
No entanto, quando o Senhor Deus reúne seu povo, Israel, ele lhes faz a promessa de que enquanto houvesse culto sincero no deserto haveria alimento, água e cura. Para que isso acontecesse os servos de Deus deveriam apenas olhar para Ele e crer na promessa (Êxodo 15:26).
A Cura e a Vontade de Deus
Essa é uma parte bastante delicada da cura divina. É a vontade de Deus curar a todos ou não?
O ministério do Senhor Jesus Cristo é marcado por grande poder e autoridade. Os trechos bíblicos citados mostram que durante suas cruzadas evangelísticas Ele sempre curava a todos ou a maioria dos enfermos (devido a tempo e possibilidades de logística) e expulsava demônios (Lucas 4:40; Mateus 8:16).
Não há nenhum relato bíblico de que Jesus Cristo tenha deixado um único enfermo sem ser curado, ou oprimido sem ser liberto. Ao contrário “todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos”. (Lucas 6:19)
O Senhor Jesus disse que desceu do céu para fazer a vontade de Deus (João 6:38). Essa é uma declaração muito importante, que dá muito suporte a esse assunto. Por meio das curas, o Senhor nos mostra qual é a vontade de Deus, no assunto.
Por fim, há um episódio em que um leproso o procura para ser curado dizendo -“Senhor, se quiseres, podes purificar-me!” – sem hesitar, Jesus tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! “(Mateus 8:2,3). No mesmo instante, a pele do homem ficou nova como a de um bebê.
O leproso aproximou-se de Jesus exatamente com a dúvida da maioria dos cristãos dos nossos dias. “O Senhor quer? ”, e Jesus respondeu: “Eu quero! ”.
Podemos declarar com certeza que tudo que Ele fez foi a Vontade de Deus. Logo posso supor que Deus quer curar a todos. Lembrando que é a minha opinião. É assim que eu creio.
E Por Que Deus Não Cura a Todos?
Acredito que é uma questão de conhecimento de Deus e fé (Lucas 9:40,41).
Na ocasião descrita por Lucas, havia um pai com o filho sendo oprimido pelo diabo. O homem foi falar primeiro com os discípulos, que não conseguiram sarar o menino.
O pai do garoto fala com Jesus e conta o ocorrido, algo que deixa o Filho de Deus profundamente irritado. Em seu desabafo Jesus esbraveja: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês e terei que suportá-los? Traga-me aqui o seu filho”.
Jesus atribui a ausência de cura divina a falta de fé. Em seguida ele cura o menino.
Sabemos que a fé é produto do conhecimento de Deus (Romanos 10:17). Se não temos conhecimento de que é a vontade de Deus curar a todos, logo não creremos. Se não cremos não há glória de Deus.
Perceba que em Nazaré, o Senhor Jesus não pode operar muitos milagres, não porque lhe faltou poder, mas porque o povo não acreditou nele (Mateus 13.58).
Áreas de Atuação da Cura Divina
Há pelo menos três áreas em que a cura divina atua:
- A cura espiritual;
- A cura interior;
- A cura física.
A seguir veremos um pouco mais sobre cada uma delas.
A Cura Espiritual
O diabo é um dos maiores responsáveis por semear enfermidades entre as pessoas (Lucas 13:11). Ele faz isso, pelo menos de quatro maneiras: opressão, possessão, influência, pecado.
O Senhor Jesus já proveu cura para cada uma delas, graças a Deus.
- Opressão (Lucas 13.11)
- Possessão (Lucas 8.27-36)
- Influência maligna (Mateus 4.16)
- Pecado (I Pedro 2.24)
A Cura Interior
Depressão – Um dos grandes adversários dos brasileiros é a depressão. Em 16 anos ela cresceu 705% (fonte: Exame).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas sofrem de depressão, mas o Brasil é o primeiro dos países em desenvolvimento (Fonte: Plan-Assiste).
Ansiedade – Uma outra doença emocional grave e comum. Um estudo mostra que 25% da população mundial sofre com ansiedade aguda. Isso representa uma em cada quatro pessoas no mundo.
“A ansiedade é a percepção de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, é um mecanismo de proteção e de defesa do organismo. O que irá caracterizar os transtornos é a presença de um nível de ansiedade capaz de gerar prejuízos em alguma esfera da vida da pessoa”, explica Michelle Vieira, presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta). (Fonte: O Tempo)
Medo – O medo faz parte do nosso dia-a-dia. Violência. Guerras. Assaltos. Homicídios. Ataques terroristas. Crises políticas. Zika Vírus. O medo bate a nossa porta manhã após manhã.
Quando o medo assume o controle de nossas vidas, ele nos enfraquece de muitas maneiras. Ele destrói a nossa esperança e acaba com a nossa vontade de lutar. (Veja o estudo: Como Vencer o Medo)
Embora sejam muitas e graves as doenças emocionais, há cura divina para a alma. O Senhor Deus é aquele que restaura e fortalece.
Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. (Salmos 147.3). Observe:
- Cura Para a Depressão (Josué 1.1-9)
- Cura Para a Ansiedade (Mateus 6. 25-34 / Filipenses 4.6-9)
- Cura Para o Medo (Salmos 91 / Salmos 121 / Salmos 125)
A Cura Física
A cura divina foi e é algo que acompanha a presença do Senhor Jesus por onde quer que ele vá (Ver estudo: Bartimeu a e Fá que Nunca se Cala!)
O seu ministério é repleto de testemunhos de pessoas que foram curadas por suas mãos, vestes, palavras, enfim.
Isso se deu de forma tão abundante que o apóstolo João disse que nem todos os livros do mundo poderiam conter todos os relatos (João 21:25).
O Senhor Jesus sempre demonstrou muita prontidão para curar, quem quer que fosse (Mateus 8:7). Nunca se negou ou pôs impedimentos. Quando não houve curas não foi por sua culpa, foi causada pela incredulidade dos que o cercaram.
A Cura Divina e os Remédios
No momento em que o diabo mandou o Senhor Jesus se jogar do alto do Templo, com o argumento de que não iria acontecer nada com ele porque estava escrito que Deus o guardaria, Ele rebateu: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’ (Mateus 4:6,7).
Esse ensino é muito importante nos nossos dias, principalmente nesse assunto.
Muitas pessoas se negam a tomar remédios e a fazer tratamento porque a Palavra de Deus promete a cura. A minha resposta é a mesma: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’.
Perceba que o diabo manda que Jesus se jogue do alto do Templo com base na promessa bíblica. Jesus, no entanto, se recusou.
Observe que o Senhor não seguiu o conselho diabólico porque não havia a menor necessidade. Não podemos brincar com o poder de Deus.
Ou seja, se há possibilidades de tratamento humano, eu acredito que você deve fazer a sua parte. Com isso não quero dizer que abra mão da sua forma de crer.
A mulher do fluxo de sangue já estava a doze anos buscando sua cura (Marcos 5.25 – 28). A medicina não pôde fazer nada, ela gastou tudo que tinha e se desgastou muito até que ouviu falar sobre Jesus.
Obviamente não precisamos chegar a esse ponto. Já conhecemos o poder do nosso Deus. A medicina não deve ser nossa esperança soberana (Ver artigo: Jesus Filho de Davi Tenha Compaixão de Mim!). O que quero dizer é que a nossa parte deve ser feita.
Devemos cuidar bem da nossa saúde. Boa alimentação, caminhadas, exames de rotina. Lembre-se, seu corpo é sua responsabilidade.
Fecho essa parte dizendo: faça a sua parte, e tenha certeza que quando as coisas fugirem ao seu controle o seu Deus não o desamparará.
Conclusão
A cura divina é uma das grandes bênçãos do Senhor Deus para a humanidade. Em uma era de tantas enfermidades, pestes, e etc., é com certeza reconfortante saber que o Senhor nos promete cura (Êxodo 15:26).
Eu gostaria de saber o que você acha sobre tudo o que foi dito nesse artigo. Você concorda ou não? O que acha sobre a cura divina em nossos dias?
Deixe sua opinião. Será muito importante.
Deus abençoe!
ótimo mesmo!
Muito bom está me ajudando muito
Estudo muito rico de informação pois é o dilema de muits pessoas hoje e que muitas das vezes ficam perdidas sem entender o problema e como lidar com ele.
Deus te ilumine sempre em sua vida.
Estudo muito importante, e abençoa poderosamente
Caro irmão em Cristo Diego Nascimento, saúde e saúdo!
Está de parabéns por este trabalho sobre a cura divina. É bastante esclarecedor a luz das Escrituras e permite uma boa reflexão sobre cura e morte.
Dum modo geral as pessoas, mesmo crentes, caem em descrédito, quando pedem cura e de seguida assistem a morte do paciente por quem intervém . Certamente que estes dois conceitos também bíblicos (cura e morte) nos criam muita confusão . Dará para me apresentar algo biblico sobre esta matéria ?
Um abraço e fortes bênçãos divinas para si e para todos da Jesusebiblia.com!
Um excelente texto.
muito esclarecedor esse estudo Deus te abençoe
A paz do Senhor Jesus a todos, este estudo foi muito esclarecedor, pois sempre tive um pouco de duvida sobre a cura divina e a medicina humana. Agora entendi claramente que a vontade de Deus é que todos os seres humanos sejam curados por meio da medicina humana e por meio da intervenção divina.Guando a medicina humana não consegue resolver a situação de uma cura para algum tipo de doença, aí dependendo da humilhação diante de Deus e do compromisso feito com Deus, a cura divina acontece de forma maravilhosa.
Oh Glória.
Que estudo completo e maravilhoso!
Que Deus abençoe a vida de vocês, só não concordei a primeira vista, por causa da palavra ”suportar” desse versículo:
–ATÉ QUANDO ESTAREI COM VOCÊS E TEREI QUE SUPORTÁ-LOS ? —(LUCAS 9:40,41)
Lindo testemunho Celeste!
Glória a Deus!
Jefferson, eu não sei qual a sua doença. Mas, eu queria te dizer a minha experiência.
Eu sofri durante 16 anos, de anorexia e bulimia nervosa. E, aos olhos humanos eu teria que ter acompanhamento médico para conseguir me curar dessa terrível doença. Eu não tinha oportunidade para me tratar. Pois, eu fui para os Estados Unidos trabalhar, e lá seria impossível naquele momento. Eu trabalhava muito. Dormia 05 horas por noite, somente. Porque tinha que acordar cedo e dormir tarde, devido às circunstâncias.
Então, eu sempre tive muita fé, minha mãe é evangélica. Ninguém sabia da minha doença. Só Deus e eu. Eu sempre me apegava na parábola da mulher de fluxo de sangue, que sofreu por 12 anos, que tocou em Jesus e foi curada. Nas minhas crises, eu ajoelhava chorando, e pedia a misericórdia de Deus, pois se ele não fizesse nada por mim, certamente a doença iria ser o meu fim. E, eu persisti… Foram 16 anos.
Qdo em 2008 eu engravidei, e aí as crises começaram a cessar, a gnt não tem domínio sobre esses transtornos, somente Deus mesmo. Eu pensava que não conseguiria levar minha gestação até o fim. Mas, Deus me curou e me deu juntamente com a minha cura o meu filho amado. E, hoje eu estou totalmente curada para honra e glória do nome de Jesus. Ele é o mesmo de ontém, de hoje, e será eternamente.
Por isso, não desista! Ainda, que tudo diz que vc não vai alcançar… Persista e não desista…
Eu chorando ajoelhada, já sem forças eu dizia; Senhor agora é contigo, faça em mim a tua vontade.
Obrigada, Deus!
Aleluiasss, Deus tremendo!
Ler sobre o poder e o amor de Deus por nós é alívio pra alma. Irmão que Deus o abençoe! Estou conhecendo melhor a Deus, agora, por estar passando por uma grande tribulação e vejo como a fé em Deus é importante, só assim pra ver sua glória em nossa vida!
Está difícil, os pensamentos negativos, o medo, o desespero diante da situação, o desejo de fazer coisas erradas pra se livrar da situação vem sempre a mente é um luta insensante. Ore por mim, irmão!
Fique na PAZ de Jesus! Que ele o abençoe cada dia mais!
Ler sobre o poder e o amor de Deus por nós é alívio pra alma. Irmão que Deus o abençoe! Estou conhecendo melhor a Deus, agora, por estar passando por uma grande tribulação e vejo como a fé em Deus é importante, só assim pra ver sua glória em nossa vida!
Deus o abençoe e que possas continuar levando a palavra de Deus. Sou seguidor da página e agora tbm de sua página no Instagram e Facebook.
Gostei muito do estudo e gostaria de receber novos estudos pois eles enriquecem o meu conhecimento
Amém minha irmã!
Conte com minhas orações e com a bondade do nosso Deus.
A Paz do Senhor!
Entrei na net para procurar saber mais sobre a cura divina. Estou com sintomas de uma doença que pode ser grave. Amanhã vou marcar uma consulta para fazer os exames. Como cristã acredito na cura divina e mesmo antes de ir ao médico recorro a Deus primeiro, mas o seu artigo foi bastante esclarecedor. Sempre tive algumas dúvidas e nas minhas orações peço pela minha cura ou de outros irmãos, caso seja essa a vontade de Deus. Mas ao ler o seu artigo percebi que essa sempre será a vontade de Deus mas cabe a nós provar, através da fé, que acreditamos verdadeiramente nisso.
É também importante ir ao médico, pois Deus tbm usa as pessoas para a cura. Mas como cristãos devemos sempre pedir pela intervenção divina.
Obrigada novamente.
De certeza que irei reler este artigo várias vezes. E estou mais confiante ainda na cura divina.
Deus o abençoe a si e a sua família!
Muito Obrigada!
Exatamente como creio!
Mas só pra comentarmos mais… E quando um crente morre de doença? Ele tem fé, buscou ajuda médica.
Artigo muito bem explicado e com fundamentos bíblicos. Parabéns pela qualidade de seu blog. Deus continue lhe usando.
Gostei.
muito obrigado pela informação
Eu sofro de crise de panico e escuto de muitos cristaos para nao me meticar , e tai a resposta de Deus para meu problema!!
Eu creio na munha libertação.
Muito bom obrigado pela dicas
muito bom o estudo aprendi muito que deus siga lhe abençoando cada vez mais
GOSTEI MUITO, ME AJUDOU MUITO A PERMANECER NA FÉ.
muito obrigado pela dicas me ajudou muito Deus Abençoe
Amém Daiane!
Glória a Deus!
Sim eu creio na cura divina. .. Fui curada da depressão e meu filho curado da bronquite
Amém meu irmão!
Obrigado!
Eu creio que Jesus continua curando . E que as promessas de cura para nós , continua de pé. Mas precisa crer e ter fé. Perseverar em oração e súplica com ações de graças. ❤⚘
A paz do Senhor Jesus varão valoroso, muito Bom esse estudo vou estudar e prega ele, Deus te abençoe cada vez mais e mais e toda sua família,tudo derecianada pelo espírito santo, legal gostaria de receber estudo no meu imail ok!
Gostei muito do artigo, que Deus continue abençoando todos vocês!
a biblia fala que o senhor jesus e o mesmo onte hoje e para sempre as curas sao para hoje sim so depende de nossa fe porque jesus ja levou todas as nossas enfermidades… amem
1. Eu acredito que a soberana vontade de Deus é que nenhum de nós fique doente.
2. É possível que isso aconteça. Observe o que Jesus disse: Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”. (João 5:14)
Boa tarde! Minha dúvida é se a cura seria uma condição ou a vontade de Deus? E se Deus havendo curado alguém, essa doença voltaria caso a pessoa não o servisse?
Agradeço a Deus por vcs. Eu estou mais confiante e vou seguir no meu propósito com Deus e tomar as decisões que preciso tomar com a bênção de Deus. Fiquem com Jesus
Muito bom o estudo.. eu acredito sim.. fui curada de lúpus pela fé.. o Criador é fiel
a CURA DIVINA É BIBLICA. DEUS É IMUTAVEL, ELE É O MESMO ETERNAMENTE, CONSEQUENTEMENTE O QUE ELE FEZ NO PASSADO ELE SEMPRE FARÁ. JESUS VEIO PARA FAZER A VONTADE DO PAI, E ELE SÓ NÃO CUROU A QUEM NÃO TINHA FÉ. NO JARDIM DO EDEN NÃO HAVIA DOENÇAS, MORTE, O HOMEM ERA ETERNO, ESSA FOI O QUE DEUS PREPAROU PARA O HOMEM, A DOENÇA E A MORTE VIERAM COM O PECADO, MAS JESUS NOS SREDIMIU DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. SOMOS SARADOS EM JESUS.
Maravilhoso estudo, profundamente edificante e de sabedoria do Espírito Santo. Deus te abençoe
Eu creio ele é DEUS tudo pode !.
Gulherme, perceba que ele reconhece que não tinha fé suficiente para que o menino fosse curado. Contudo, ele tinha fé suficiente para saber que Jesus podia gerar a fé que ele precisava, em seu coração. Daí ele pede a Jesus que gere a fé que ele precisa.
E foi o que o Senhor fez. operou o milagre e a fé dele recebeu um upgrade.
Muito bom esse artigo gostei muito, mas tenho uma duvida que me deixou um pouco intrigado e pensativo. Na resposta sobre: Por que Deus nao cura a todos? e a resposta foi a falta de conhecimento e fé. se for assim uma criança nao pode ser curada, e se a cura for pela fé de outra pessoa como no casso mencionado do pai que tinha o filho sendo oprimido pelo diabo. em Marcos 9.24 outro pai pede a Jesus que tire um espirito do filho que está tentando o matar o lançando no fogo e na agua, e pai pede a Jesus que ainda o ajude a vencer a sua falta de fé.Nem o pai ou filho nesse caso tinham conhecimento e muito menos fé para que a cura acontecesse.
não estou tentando trazer nenhum mal com essa pergunta, é só uma duvida que fiquei e quanto ao resto gostei muito. Obrigado.
A palavra estudada e aprofundada na presença de Deus é muito bom, adorei este artigo que vem falando sobre três coisa que é a cura da alma a cura do corpo físico e a cura do interior da pessoa.
só o Senhor nosso Deus é digno de todo louvor e glória seja dada a Ele.
parabéns por este artigo
Amém,que Deus te abençoe.
Nossa! Fantástico Ana! Glória a Deus. Que testemunho lindo. Muito obrigado por compartilhar seu testemunho conosco. Enriqueceu muito a minha fé. Deus continue abençoando você e sua família.
a palavra de Deus diz que tudo é possível ao que crê.Há alguns anos atrás eu engravidei do meu namorado e ambos éramos da mesma igreja.Creio eu que pelo pecado fomos diagnosticados com a doençã epatite C.De todas as epatites essa é a única que não tem cura,ela é como um câncer,vai devorando o baço,o fígado e te leva a morte.Quando a médica me disse que eu iria para um hospital especializado fazer tratamento,me notificando da doença eu olhei pra ela e disse;Eu vou voltar aqui daqui a dois meses pra fazer outros exames e não vou ter mais nada porque essa doença Jesus já levou na cruz do calvário quando morreu por mim.Eu não aceitei aquela doença.Falava sempre pra Deus que Jesus tinha me curado no madeiro,que Ele havia levado aquela infermidade.E quando fui levar os exames pra médica ver depois de dois meses,eu estava completamente curada.Não só eu,mas meu marido e minha filha que está com 8 anos.Porque eu não aceitei e lutei por nós três.Fiz campanha tbm.Entreguei pra Deus. E a médica não acreditou.Mas eu falei pra ela;Vc conhece Jesus,pois foi Ele que me curou.
Jeferson Marianao,
Não sei qual é a sua dor, irmão. Acredito fervorosamente na oração e no jejum. Deus é Amor, isto já diz tudo. Jesus levou suas culpas na cruz, ao olhar o cravo sendo batido na Sua mão ele não desistiu porque viu o seu rosto, Jeferson. Não acredito que Deus castiga quem está em pecado colocando sofrimento, Jesus é o único caminho de sacrifício já pago. A verdade é que no Céu entenderemos a cruz que aqui carregamos. O caminho de cada apóstolo foi de perseguição e morte. Carregaram a sua cruz para que eu e você ouvíssemos falar deste Jesus maravilhoso. Sou grata a Deus pelas curas em minha vida, porém tem áreas em que tenho orado há mais de 10 anos sem ainda ter uma resposta. A verdade é que vivendo ou morrendo o ganhar é Cristo. A certeza da vida eterna é o que nos move. Não desanime com os sussurros do inimigo. Ore sempre. Resignação não é a palavra, mas esperar no tempo de Deus, que não é o nosso. E se não vier? Não desista da Sua coroa no Céu com um suicídio duvidoso. Pra você ouvir com o coração aberto: Jeferson Pillar https://www.youtube.com/watch?v=Ai-DH4G9Tuk
Abraço, Irmã em Cristo. Estamos todos no mesmo caminho…
Jeferson, eu sinto muito por você, de verdade.
Dar minha opinião nesse caso pode parecer que não me importo, mas é exatamente o contrário. Eu me importo muito.
Pois bem, eu acredito que você está cometendo um equívoco ao buscar a cura em votos, campanha no monte, e diversas campanhas na igreja de cura e libertação… etc….
A cura não é merecida, ela é alcançada por meio da fé. Cito o exemplo da mulher do fluxo de sangue. Ela ouviu falar de Jesus, e creu no seu coração que se o tocasse seria curada.
Ela não fez campanhas, não foi a montes, não fez votos. A bíblia diz que ela ouviu falar de Jesus e creu no seu coração que se o tocasse ficaria curada.
Para isso, ela precisou enfrentar a multidão. A prova da fé no processo de cura é algo natural. Sua fé vai ser testada uma, duas, três, ou até centenas de vezes até que você a alcance.
A questão é, até onde você está disposto a continuar crendo?
Outro ponto importante a ser observado é: Qual a raiz da sua enfermidade?
Você está se cuidando?
Há algo no processo que você possa fazer, além de orar?
A mulher do fluxo de sangue já havia buscado todos os meios da medicina, que se mostraram inúteis. Pois bem, você já procurou o médico?
Estou fazendo estas perguntas porque o processo de cura exige franqueza. Você está sendo franco consigo, com a Palavra de Deus e com o próprio Deus?
De qualquer forma, eu oro para que o Senhor o ajude e conceda o que deseja o seu coração.
Deus abençoe!
E porque eu não sou curado? Eu oro todos os dias, jejuou, faço voto com Deus, campanha no monte, já fiz diversas campanhas na igreja de cura e libertação… etc…. mais tudo parece ser inútil e não adianta, já vi pessoas ser libertas e curada pelas minhas mãos e eu nada… É desesperador … e eu só ouço dizer que estou em pecado e que Deus quer mais de mim . ???????????? mais já tô a ponto de um suicídio … pedindo a morte pq já não aguento mais.