Nosso mundo é caracterizado pelo consumo excessivo. Estamos sempre buscando a próxima coisa para comprar, o próximo aparelho para adquirir, a próxima moda para seguir.
Um estudo recente da Pew Research Center revelou que, nos Estados Unidos, o gasto médio das famílias com bens de consumo aumentou em 30% nos últimos 20 anos.
Além disso, a busca pelo poder também tem se tornado uma questão preocupante. O Senhor Jesus nos ensinou que, “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva” (Marcos 10:43).
Mas, muitos cristãos têm invertido essa ordem, buscando o poder e a influência para proveitos próprios, ao invés de usá-los para servir aos outros. Um fenômeno crescente nos últimos anos, é o de pastores que se afastaram de seu chamado original, para entrar na política, onde a busca pelo poder os faz, na maioria dos casos, comprometer seus valores cristãos.
A ganância, que pode ser definida como um desejo excessivo por riqueza ou possessões, é outro obstáculo para o cristao da atualidade priorizar o Reino de Deus.
Mas, devemos lembrar que em 1 Timóteo 6:10, a Bíblia nos adverte que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”.
Uma pesquisa do Barna Group em 2022 mostrou que 50% dos cristãos norte-americanos acreditam que a riqueza é um sinal de bênção de Deus, um indicativo de que muitos de nós estamos confundindo a verdadeira natureza das bênçãos de Deus.
É nesse contexto que nos encontramos hoje, lutando contra a corrente do consumismo, da busca pelo poder e da ganância. Precisamos reexaminar nossas prioridades e nos perguntar: estamos realmente buscando primeiro o Reino de Deus?
>>> Inscreva-se em nosso Canal no YouTube
A disputa pela atenção
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
Estamos vivendo em uma era caracterizada pela constante competição pela nossa atenção, nosso tempo e recursos. Em nosso dia a dia, somos bombardeados por uma infinidade de coisas que exigem nossa atenção e recursos. Essas são armadilhas que, se não forem bem administradas, podem nos desviar do caminho da vontade de Deus e da busca pelo Seu Reino.
A tecnologia é uma dessas coisas. Embora seja uma ferramenta maravilhosa, se usada sem cuidado, pode se tornar um obstáculo em nossa jornada de fé.
De acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen, o adulto médio nos Estados Unidos passa cerca de 11 horas por dia interagindo com a mídia digital. Tendo em vista que o comportamento do brasileiro é muito semelhante, imagine, se pudéssemos pegar uma parte desse tempo para a leitura da Palavra de Deus ou para a oração.
Além disso, temos a pressão constante para obter sucesso financeiro. Segundo o Bureau of Labor Statistics, o americano médio trabalha 8,8 horas por dia, o que corresponde a mais de um terço do dia.
E mesmo depois do trabalho, muitos de nós ainda estão mentalmente presos às responsabilidades e preocupações financeiras, deixando pouco tempo para a comunhão com Deus e a dedicação ao serviço em Sua obra.
Outra competição pela nossa atenção vem das redes sociais. Um estudo realizado pelo Pew Research Center em 2021 revelou que cerca de 70% dos adultos nos EUA usam pelo menos uma plataforma de mídia social.
A mesma pesquisa apontou que os usuários dessas plataformas gastam em média duas horas e três minutos por dia nelas. Isso sem contar o impacto que a comparação social nessas plataformas pode ter em nossa satisfação com a vida e em nossa fé.
Nesse cenário, até mesmo nossos hobbies e entretenimento podem se tornar distrações. Em 2021, o americano adulto assistiu a mais de 3 horas e meia de TV por dia, segundo a Nielsen.
Embora não haja nada errado com o descanso e a diversão, quando consumidos em excesso, eles podem tomar o tempo que poderia ser usado para o crescimento espiritual.
Sobre isso, C.S Lewis disse o seguinte: “O reino de Deus não é uma questão de ‘comer e beber’, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo” – C.S. Lewis.
Todas essas coisas competem pelo nosso tempo, atenção e recursos. Mas em Mateus 6:33, somos chamados a buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça. Em meio a todas essas distrações, somos desafiados a manter nosso foco em Deus, priorizando nosso tempo com Ele, nossos recursos para Sua obra e nossa atenção em Seus ensinamentos. É um chamado para reavaliar nossas prioridades e alinhá-las com o que realmente importa: o Reino de Deus.
A prática do mandamento
“Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17:21)
Vamos pensar uma história fictícia, de uma mulher chamada Marta, uma cristã dedicada que mora – em uma pequena cidade. Ele era conhecida por todos por seu trabalho duro e dedicação à família. Ela tinha um pequeno negócio em casa, uma padaria, que era a principal fonte de renda para sua família. Mas Marta estava sempre ocupada, sempre tinha algo para fazer.
À medida que o tempo foi passando, ela sentia que algo estava faltando. Ela frequentava a igreja, lia a Bíblia, mas em seu coração, sentia que sua vida estava centrada em torno de seu trabalho e de suas preocupações diárias. Ela estava tão ocupada com a vida que mal tinha tempo para Jesus.
Certo dia, durante um culto na igreja, o pastor citou o versículo de Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Essas palavras tocaram profundamente o coração de Marta. Ela percebeu que, apesar de suas boas intenções, ela não estava buscando primeiro o Reino de Deus.
Decidida a mudar, Marta começou a reorganizar suas prioridades. Ela passou a começar seu dia com um momento de oração e leitura bíblica. Decidiu reservar um tempo todas as semanas para o trabalho servir em sua igreja. E começou a usar parte do lucro de sua padaria para ser liberal na obra de Deus e apoiar missões.
A mudança não foi fácil. Houve momentos em que Marta sentiu que estava perdendo tempo e dinheiro, que poderiam ter sido usados para expandir seu negócio. Mas, ela se manteve firme em sua decisão de priorizar o Reino de Deus.
Com o passar do tempo, Marta percebeu que, embora estivesse ganhando menos, ela se sentia mais realizada e feliz. Ela sentia a paz e a alegria que vêm de viver de acordo com os princípios do Reino de Deus. Além disso, ela notou que sua família estava mais unida e que sua comunidade valoriza e respeita seu compromisso com a igreja e sua generosidade.
A história de Marta, é a minha história, com certeza, mas pode muito bem ser a sua história ou a história de milhões de cristãos que decidiram priorizar o Reino de Deus.
Sobre isso, o Pastor Max Lucado disse: “Quando a presença de Deus é a maior realidade em nossas vidas, os desafios deste mundo se tornam menos ameaçadores.” – Max Lucado.
Esse exemplo nos mostra que buscar primeiro o Reino não significa abandonar nossas responsabilidades diárias, mas sim reordenar nossas prioridades para colocar Jesus em primeiro lugar. Quando fazemos isso, descobrimos a verdadeira alegria e satisfação que vêm de viver de acordo com os princípios do Reino de Deus.
A Herança dos Filhos de Deus
“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” (Romanos 8.17)
Que palavras poderosas! Somos filhos de Deus! Somos herdeiros do Criador do universo! Isso não é algo que possamos ganhar com nossos próprios esforços. É um presente gratuito, uma graça concedida a nós por meio da fé em Jesus Cristo.
Quando entendemos isso, quando compreendemos a grandiosidade dessa herança, as coisas deste mundo perdem a sua atração. Os desejos passageiros, a busca incessante por mais, o consumo desenfreado, tudo isso se torna insignificante à luz do que temos em Cristo.
Ainda que enfrentemos lutas e sofrimentos, ainda que sejamos pressionados por todos os lados, podemos ter a certeza de que, com Cristo, seremos glorificados. Este é o nosso destino, esta é a nossa esperança. Não estamos aqui para acumular tesouros terrenos, mas para buscar o Reino de Deus e a sua justiça.
Por isso, eu lhe encorajo: Não se deixe abalar pelos desafios deste mundo. Não se deixe seduzir pelas falsas promessas de riqueza e sucesso que o mundo oferece. Mantenha seus olhos fixos em Cristo, no nosso Salvador.
Sobre isso, John Piper disse: “A realidade final é o Reino de Deus, e o Reino de Deus tem um Rei. Esse Rei é Jesus.” – John Piper.
Busque primeiro o Reino de Deus e a sua justiça. Faça disso a prioridade em sua vida. Viva como filho, filha do Rei, como herdeiros da promessa divina. Não se contente com menos do que isso. Fomos criados para algo maior, para uma vida que tem um propósito eterno. Viva essa vida com coragem, fé e amor. Em nome de Jesus.