Crescimento espiritual é algo indispensável no cristianismo. O Senhor Jesus nunca abriu mão de que os seus discípulos dessem fruto com qualidade. Não é sua intenção fundar um grupo de religiosos, mas sim agentes de mudança. Para isso o crescimento espiritual é um estímulo natural do nosso Senhor.
Sendo assim, neste estudo bíblico você vai ver quais os diferentes meios, pelos quais podemos crescer espiritualmente, de forma sadia e constante. Leia até o final e aproveite!
O Discipulado e o Crescimento Espiritual
Crescimento espiritual genuíno é fruto do discipulado. No caso dos apóstolos, o próprio Jesus Cristo os chamou, dizendo: “Sigam-me!” (Mateus 4:19,20)
Seguir a Jesus é a única forma de ter um crescimento espiritual sadio. É muito comum nos nossos dias, as pessoas pensarem que todos os caminhos levam a Deus, mas isso não é verdade.
A verdade é que Jesus é o único caminho para Deus. Isso faz com que Ele seja o único capaz de ensinar a direção certa.
O discipulado para a maturidade espiritual é feito por meio do ensino da Bíblia Sagrada. Filosofias. Conceitos. Normas, etc. Nada disso tem valor algum para o conhecimento de Deus (1 Coríntios 2:2-5).
Ou seja, não importa que tipo de mensagem queiram passar para você, o estilo de vida ensinado por Jesus e os apóstolos, é o único caminho para o desenvolvimento espiritual verdadeiro.
Como Crescer Espiritualmente?
Crescimento espiritual é fruto de consagração e dedicação. O apóstolo Paulo compara a pessoa que deseja amadurecimento espiritual a um atleta (1 Coríntios 9:25).
Qualquer pessoa pode crescer espiritualmente, no entanto, é preciso dedicação. É preciso romper com muita coisa, abster-se do que para muitas pessoas é normal.
Ou seja, para crescer espiritualmente a santificação é um elemento indispensável (Josué 3:5). O Senhor Jesus Cristo crescia de forma natural e de forma espiritual diante de Deus e diante dos homens (Lucas 2.52).
Não é demais, supor que ainda criança, Jesus tinha uma vida consagrada. Dedicada a leitura da Palavra de Deus e a oração. Não é em vão que com apenas 12 anos de idade ele estava conversando de igual para igual com os doutores da Lei, no Templo (Lucas 2.46 – 49).
Amadurecendo Todos os Dias
O apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios no capítulo 5, dá uma série de conselhos e recomendações com o propósito de que eles tenham um crescimento diário. Sendo assim, nada melhor que a exposição desse capítulo para aprender sobre o assunto. Vamos lá:
- Imitadores de Deus (Efésios 5.1);
- pureza (Efésios 5.3);
- Ação de graças (Efésios 5.4);
- Firmeza na verdade (Efésios 5.6);
- Discernimento da vontade de Deus (Efésios 5.10)
- Consagração (Efésios 5.11)
- Não ser insensato (Efésios 5.15)
- Evite a bebida alcoólica (Efésios 5.1)
- Ser cheio do Espírito (Efésios 5.18)
- Submisso (Efésios 5.21)
Acredito que se seguirmos esses conselhos, desfrutaremos de um crescimento espiritual diário, de forma consistente e sadia.
Crescimento Espiritual – Não Demore
De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! (Hebreus 5:12)
Na vida cristã nós também devemos apresentar maturidade espiritual. Não é uma anarquia. O Senhor Jesus, disse aos seus discípulos que caso eles não dessem frutos seriam cortados e lançados fora. Mas se dessem frutos, seriam limpos, para que dessem mais frutos ainda (João 15.2).
Vemos no texto do escritor ao Hebreus, que o autor faz uma crítica, a um grupo de irmãos, porque o crescimento espiritual deles está estagnado. “A esta altura já devesse ser mestres” (Hebreus 5:12), assevera.
Cristo sempre deixou isso claro em seus ensinamentos. Ele conta na parábola dos talentos (Lucas 19.12-27) que um dos servos escondeu o talento com medo do senhor e foi severamente punido.
Ou seja, ser infrutífero não é uma opção no Reino de Deus. O crescimento e a maturidade espiritual devem sempre ser o nosso objetivo.
Conclusão
A maturidade espiritual é uma exigência fundamental no cristianismo. Não podemos viver indo a Igreja, ouvindo sermões, entregando ofertas e achar que isso é o suficiente. Não é!
Jesus nos comprou na cruz do Calvário com o seu sangue e espera que sejamos frutíferos, sendo como um imã para aqueles que ainda não o conhecem. A minha oração é que o Espírito Santo produza em nós esse desejo e que ele se transforme em atitudes.
Sobre esse assunto o que você gostaria de acrescentar? Deixe seu comentário, quero conhecer a sua opinião. Além disso, compartilhe com o maior número de pessoas, possível. Abençoe a vida delas!
Deus abençoe!
Paz do Senhor… és a Eliana missionária que veio a Moçambique??
Obrigada.qUe Deus continue lhe fazendo de instrumento pra ajudas outras pessoas a conhecer melhor a palavra
Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade. Obrigado por compartilhar
obrigado gostei muito!
Deus abençoe